Pesquisar No Site
Sabesp utiliza método não destrutivo para substituir ramais de água em Caraguatatuba
Sabesp utiliza método não destrutivo para substituir ramais de água em Caraguatatuba
Em continuidade ao plano de combate a perdas de água, geralmente caracterizadas por vazamentos, fraudes e outras situações, a Sabesp está utilizando uma nova tecnologia em Caraguatatuba. O diferencial das operações agora é que as equipes estão executando o serviço sem a necessidade de abrir longas valas.
O trabalho vem sendo realizado com um equipamento diferenciado, capaz de passar a tubulação por baixo da via pública com apenas dois recortes no pavimento.
Entre os principais benefícios na utilização dessa tecnologia estão a redução da área de reposição do pavimento e consequentemente os gastos com matéria-prima (asfalto), agilidade na execução do trabalho e menor impacto no que se refere ao tráfego de veículos.
É importante ressaltar que uma das situações que mais contribui para o aumento nos índices de perda de água está relacionada ao vazamento no ramal domiciliar – a tubulação responsável pela interligação entre o imóvel e a rede de abastecimento na rua.
Quando ocorre um vazamento no ramal domiciliar, imediatamente a Companhia aciona técnicos para realização do reparo, já que esta é a forma mais rápida de conter a perda de água. Porém, essa intervenção na tubulação cria uma emenda no tubo, tornando-o passível de uma nova ocorrência de vazamento.
Agindo de forma proativa, a Sabesp está com duas frentes de atuação nesse sentido. A primeira delas é a troca preventiva que consiste no estudo para identificação de ramais que possam tornar-se possíveis pontos de vazamento – geralmente aqueles que registram mais de cinco ocorrências de reparos, tubulações antigas ou ruas que passarão por intervenções relacionadas à pavimentação. Outra frente é a de troca corretiva, que representa a substituição total do ramal ao invés da execução de um reparo, evitando assim a criação de uma emenda no tubo.
Conforme explica o superintendente da Sabesp no litoral norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, nessa fase inicial do trabalho a troca de ramal tem ocorrido em 50% dos casos de vazamento. “Estamos trabalhando para que no futuro esse índice atinja 100%, ou seja, todas as reclamações registradas na Central de Atendimento, lembrando que, com essas ações de combate às perdas, a Sabesp busca a redução do número de vazamentos e conscientização no uso racional de água”, finalizou.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua
Procon de Caraguatatuba orienta consumidores sobre compras de presentes natalinos
O comércio fica aquecido em dezembro devido às compras dos presentes de Natal (25/12), “amigos secretos” das confraternizações de final de ano e da injeção do 13º salário na economia. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba ajuda os consumidores a escapar das surpresas indesejáveis e violações dos direitos assegurados pela
Câmeras do COI identificam veículo utilizado por criminosos para aplicar golpes de estelionato em idosos
As câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba ajudaram as autoridades policiais a encontrar um veículo utilizado por uma dupla de criminosos que aplicava golpes principalmente em pessoas idosas. A Polícia Civil deteve no sábado (28/12) os dois suspeitos de cometerem os estelionatos na região do bairro do
Caraguatatuba registra 437 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba está com 437 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (18), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. Destas, 106 são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. As vagas temporárias são: açougueiro (supermercado); ajudante de açougue; ajudante de cozinha;
Caraguatatuba continua com índice zero de afogamento neste final de ano, com reforço de guarda-vidas
Dados do Subgrupamento de Bombeiros Marítimos (SGBMar) apontam que Caraguatatuba continua registrando índice zero de afogamento e nenhum óbito registrado durante o período de 27 a 29 de dezembro de 2024. O município mantém o melhor índice em comparação aos demais municípios do litoral Norte do Estado de São Paulo: