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Procon de Caraguatatuba faz palestra sobre vendas abusivas para idosos na Associação dos Aposentados nesta quarta (08/05)

Procon de Caraguatatuba faz palestra sobre vendas abusivas para idosos na Associação dos Aposentados nesta quarta (08/05)
Os técnicos do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba encerram a rodada de palestras gratuitas “Consumo e o Idoso” nesta quarta-feira (08/05), às 10h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no Indaiá. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas. O ciclo de palestras percorreu os bairros Perequê-Mirim, Jardim Jaqueira e Ponte Seca, em abril.

#PraCegoVer Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto Luís Gava/PMC)
O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.
Além de dicas alertando sobre a prática de vendas abusivas, o público-alvo recebe orientações sobre compras na internet, clonagem de cartão, financiamentos, direito de arrependimento, entre outros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

#PraCegoVer Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto Luís Gava/PMC)
A primeira palestra ocorreu no dia 4 de abril, na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê-Mirim. Técnicos do órgão apresentaram o tema no dia 11 de abril, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. O Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, recebeu a equipe do Procon no dia 24 de abril.
Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao Procon de Caraguatatuba, no Centro, pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

#PraCegoVer: Idosos recebem orientações para não cair em vendas abusivas (Foto Luís Gava/PMC)
O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.
O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279.
Serviço: Palestras gratuitas “Consumo e o Idoso”
– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá).
Procon de Caraguatatuba
Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.
Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279
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