Pesquisar No Site
Prefeitura acolhe desalojados pelas chuvas e Defesa Civil atende ocorrências

Prefeitura acolhe desalojados pelas chuvas e Defesa Civil atende ocorrências
A Prefeitura de Caraguatatuba informa que prossegue fazendo o acolhimento de famílias que ficaram desalojadas em decorrência das fortes chuvas.

#PraCegoVer: Dois integrantes do Samu atendem uma das pessoas acolhidas pela Prefeitura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Um total de 24 pessoas (oito crianças/ seis idosos/ 10 adultos), de cinco famílias, dos bairros Perequê Mirim e Massaguaçu estão sendo acolhidas no Ciapi (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), que já estava preparado desde ontem para acolher possíveis desabrigados.
Para atender estas famílias, estão no Ciapi uma equipe extra do Samu, assistentes sociais e motoristas para o transporte. As famílias também recebem alimentação completa preparadas por cozinheiras da Secretaria de Educação, além de kits de higiene com toalha, lençol, sabonete, entre outros itens, fornecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. As crianças têm à disposição brinquedos e uma Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI).
Os bairros mais atingidos pelas águas são: Região Sul (Perequê-Mirim e Pegorelli); Região Central próximo a Serra; Região Norte (Casa Branca, Olaria, Jetuba e Jardim do Sol).
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) o volume de chuva acumulado em 72 horas é de 219.3 milímetros. O esperado para o mês de maio inteiro é de 106 milímetros.
Vale ressaltar que há previsão de mais chuvas para hoje (aproximadamente 100mm).
Equipes da Prefeitura estão nas ruas desde ontem a noite monitorando áreas de risco e desobstruindo ruas. A Lagoa Azul foi aberta desde a madrugada para escoamento das águas na Região Norte e a regional Norte trabalha na ampliação da drenagem do rio Gracuí.
A Defesa Civil faz um alerta para todos os que estão em áreas alagáveis e regiões de encostas, para que saiam e procurem ficar em lugar seguro.
Em caso de invasão de água na casa, não é necessário acionar a Defesa Civil. Trata-se de uma anormalidade. Em casos assim, a orientação é levantar os móveis, recolher os documentos pessoais e sair da casa, buscando abrigo em casa de amigos ou parentes. A Defesa Civil está socorrendo neste momento as pessoas que não têm outra alternativa de abrigo.
Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelo 199 ou Bombeiros pelo 193.
Veja Também Recentes

GCM de Caraguatatuba prende homem por tráfico de drogas no Indaiá
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba efetuou a prisão de homem e apreensão de drogas na última terça-feira (25), no bairro Indaiá. De acordo com a ocorrência, uma equipe da Guarda Civil realizava um patrulhamento preventivo pela região quando se deparou com um indivíduo que demonstrou nervosismo ao presenciar a

Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes