Pesquisar No Site
Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar

Idosos e pessoas com deficiência visitam projeto de trilha acessível no Parque Estadual Serra do Mar
Idosos e pessoas com deficiência estiveram na manhã desta segunda-feira (06/05), no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) para conhecer a primeira Trilha Acessível, voltada às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

#PraCegoVer: duas idosas observam com lupa mini orquidário, instalado no meio da trilha (Foto: Luís Gava/PMC)
A visita realizada pelos frequentadores do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) objetivou avaliar se o novo espaço está pronto para inauguração, prevista para o mês de junho deste ano.
A Trilha das Palmeiras tem a finalidade de promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e de pessoas com mobilidade reduzida até as cachoeiras e rios para proporcionar a integração do homem com o meio ambiente.
O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes da sede administrativa do Parque por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo Caraguatatuba.

#PraCegoVer: na trilha, monitor a frente, enquanto duas idosas e um homem com deficiência caminham observando o local, repleto de vegetação (Foto: Luís Gava/PMC)
Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a trilha foi construída com foco na acessibilidade, permitindo que qualquer pessoa, desde idosos até crianças com deficiência, utilizem o local. Também desenvolve interatividade com as informações relativas à fauna e a flora.
Para Maria Mota da Silva, de 64 anos, foi como voltar ao tempo. Ela contou que é cearense e na infância brincava muito em lugares de rio e mata. “Relembrei meu passado, estou muito feliz”, relatou.
Maria ainda acrescentou: “Como tenho uma limitação na perna devido um acidente, fica difícil percorrer estes lugares. Aqui foi muito tranquilo, com certeza voltarei mais vezes. Amei!”, disse.

#PraCegoVer: idosa vestindo boné rosa, bermuda, camiseta e tênis, está abaixada na margem da nascente de um rio, molhando aos mãos na água (Foto: Luís Gava/PMC)
Roberval Oliveira Faria, de 39 anos, possui uma paralisia parcial de um lado do corpo e percorreu a trilha sem nenhum impedimento. “Foi uma novidade pra mim, não conhecia o lugar e muito menos imaginei que eu pudesse estar tão presente com a natureza, devido a minha limitação. Voltarei com a família”, contou.
A obra é uma das condicionantes do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) de uma empresa local.
História – O Núcleo Caraguatatuba surgiu em 1977, incorporado ao Parque Estadual Serra do Mar. Seis anos mais tarde, a reserva foi transformada no Parque Estadual de Caraguatatuba, ampliando seus limites. Seus 35.947 hectares representam pouco mais de 10% de todo o território do Parque Estadual Serra do Mar, sendo esta uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

#PraCegoVer: todos os visitantes da trilha posando para foto (Foto: Luís Gava/PMC)
Exuberantes paisagens formam os remanescentes de Mata Atlântica presentes no núcleo, como os mananciais da represa de Paraibuna, as matas de encosta, os rios, as cachoeiras e os belíssimos cenários vistos da Rodovia dos Tamoios (SP-099) e da Estrada do Rio Pardo.
Três municípios paulistas fazem parte do núcleo: Caraguatatuba, Natividade da Serra e Paraibuna.
Seu nome, homônimo à cidade litorânea, tem referência na planta caraguatá (Bromelia pinguin), que significa “planta espinhosa” na língua Tupi. O termo “tuba”, que equivale a “muito”, completa a palavra e seu sentido: região onde existem caraguatás em abundância.
O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº1200 – Rio do Ouro – telefone: 3882-5999.
Veja Também Recentes

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,