Pesquisar No Site
Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial
Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial
A manhã da última quarta-feira (08/05) esteve repleta de interatividade, informação e dinamismo com duas apresentações da peça ‘Aids: Comigo não Acontece’, do Coletivo Teatral Saturnália, da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A peça foi voltada para jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa de Caraguatatuba.
Abordando temas como droga, álcool, sexo e gravidez na adolescência, ‘Aids: Comigo não Acontece’ é um retrato da juventude moderna e tem como meta, segundo os atores do coletivo, conscientizar os jovens, causar impacto e trazer reflexão sobre situações presentes no seu dia a dia.
O espetáculo, que já foi apresentado em escolas públicas e municipais da região, sofreu adaptações de roteiro com cortes de cenas e acréscimo de diálogos para essas sessões.
Essas mudanças no roteiro foram, inclusive, notadas e aprovadas pelo jovem J.C, 16, de Caraguatatuba, que contou que em 2018 teve a oportunidade de assistir a uma sessão em sua antiga escola.
Para ele, “os diálogos estão mais expostos e achei a mudança interessante. A peça é excelente”, concluiu o jovem, que não conseguiu se conter e deu um ‘spoiler’ sobre o enredo para seus colegas antes mesmo do início da performance.
Já para F.S., 17, de São José dos Campos, é importante a oportunidade de receber trabalhos como este na Fundação porque é diferente e os tira de suas rotinas. Ele também salientou que, “essa é a realidade que nós temos, então, é bom para refletir. Vou levar a essa lição para sempre comigo”.
Interessados pelo o assunto abordado durante as sessões, os jovens mantiveram-se atentos, trocaram olhares e cutucões perante determinadas cenas que mais tarde revelaram fazer parte de suas antigas rotinas.
No geral, todos aprovaram a apresentação e disseram que a informação passada durante a encenação os levaria a refletir e pensar nas conseqüências do que poderia acontecer em suas vidas.
O convite para a apresentação surgiu por intermédio da professora de português, inglês e artes, Adriana Espanhol. Ela contou que vem trabalhando com os rapazes em um projeto de cinema e artes cênicas e que vários convidados têm contribuído para aulas interativas com os reclusos.
“Os meninos buscam aprender e são curiosos”, contou Adriana. A professora também frisou que o trabalho que vem desenvolvendo na Fundação Casa tem cunho educativo com a meta de socializar e reintegrar esses jovens à sociedade.
Segundo o coordenador pedagógico da Fundação Casa, Claudio Woidella, são 64 adolescentes, entre 12 e 21 anos, internados na unidade. Destes, 48 são internos e 16 se encontram em situação provisória.
Ele também contou sobre a rotina dos jovens, que durante a parte da manhã assistem aulas com professores do Estado e na parte da tarde desenvolvem atividades ligadas a arte e cultura como é o caso da oficina de teatro. Além disso, há a formação profissionalizante na área da informática e alimentar.
Após as apresentações, o coletivo abriu uma sessão para perguntas e respostas, onde conversaram com os jovens, compartilharam histórias pessoais, afim de incentivá-los na fase em que se encontram. Para o grupo, “o futuro está aí e se nós nos esforçamos podemos conseguir”.
No fim da apresentação os internos agradeceram a presença dos convidados distribuindo flores de papel confeccionadas por eles mesmos como um presente de agradecimentos. Eles também demonstraram interesse pelos cursos na área cultural e afirmaram que irão procurar os polos de suas cidades, pois desejam continuar o trabalho previamente desenvolvido junto aos seus professores de artes.
Veja Também Recentes
Massaguaçu vive dias especiais com chegada de um bom swell
Localizada na região Norte de Caraguatatuba, a Praia do Massaguaçu é um dos pontos preferidos dos surfistas da cidade para a prática do esporte. Além de ser de tombo, a areia abaixo da linha d’água é marcada por imperfeições provocadas pelas ondas e a correnteza das marés, condição que impossibilita
Teatro Mario Covas apresenta espetáculo “Duplos [versão 1]” e promove oficina de dança gratuita
No dia 3 de novembro, às 18 horas, o Teatro Mario Covas apresenta o espetáculo, “Duplos [versão 1]”, idealizado pelo projeto Fluxo de Redes, da artista da dança Ayumi Hanada, e está em circulação por oito cidades do estado de São Paulo. Segundo a artista, o projeto é todo baseado
Atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev é tema de duas audiências públicas na Câmara de Caraguatatuba
A Câmara Municipal promove duas audiências públicas para discutir a alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017), nos dias 31 de outubro (quinta-feira) e 4 de novembro (segunda-feira), às 18h, na sede do Legislativo,
Prefeitura de Caraguatatuba limpa valas de drenagem da região Sul para as chuvas de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, esta semana, continua com o trabalho de limpeza das valas de drenagem que cortam o bairro Pegorelli, região Sul da cidade. O mesmo trabalho também está sendo realizado nas valas que corta a região do Poço das Antas. No Pegorelli, a ação, realizada pela Secretaria de
Prefeitura continua com obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com as obras da 2ª Fase do Complexo Turístico do Camaroeiro. As intervenções preveem a construção do Centro de Exposições, calçadas, infraestrutura elétrica e hidráulica, além de banheiros e espaço administrativo. As redes de água e esgoto também