Pesquisar No Site
Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial

Fundação Casa recebe Coletivo Teatral Saturnália da Fundacc para apresentação especial
A manhã da última quarta-feira (08/05) esteve repleta de interatividade, informação e dinamismo com duas apresentações da peça ‘Aids: Comigo não Acontece’, do Coletivo Teatral Saturnália, da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. A peça foi voltada para jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fundação Casa de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Jovens uniformizados, sentados no chão, assistem dois atores encenando a peça em um salão (Foto: JC Curtis/Fundacc)
Abordando temas como droga, álcool, sexo e gravidez na adolescência, ‘Aids: Comigo não Acontece’ é um retrato da juventude moderna e tem como meta, segundo os atores do coletivo, conscientizar os jovens, causar impacto e trazer reflexão sobre situações presentes no seu dia a dia.
O espetáculo, que já foi apresentado em escolas públicas e municipais da região, sofreu adaptações de roteiro com cortes de cenas e acréscimo de diálogos para essas sessões.
Essas mudanças no roteiro foram, inclusive, notadas e aprovadas pelo jovem J.C, 16, de Caraguatatuba, que contou que em 2018 teve a oportunidade de assistir a uma sessão em sua antiga escola.
Para ele, “os diálogos estão mais expostos e achei a mudança interessante. A peça é excelente”, concluiu o jovem, que não conseguiu se conter e deu um ‘spoiler’ sobre o enredo para seus colegas antes mesmo do início da performance.
Já para F.S., 17, de São José dos Campos, é importante a oportunidade de receber trabalhos como este na Fundação porque é diferente e os tira de suas rotinas. Ele também salientou que, “essa é a realidade que nós temos, então, é bom para refletir. Vou levar a essa lição para sempre comigo”.
Interessados pelo o assunto abordado durante as sessões, os jovens mantiveram-se atentos, trocaram olhares e cutucões perante determinadas cenas que mais tarde revelaram fazer parte de suas antigas rotinas.
No geral, todos aprovaram a apresentação e disseram que a informação passada durante a encenação os levaria a refletir e pensar nas conseqüências do que poderia acontecer em suas vidas.
O convite para a apresentação surgiu por intermédio da professora de português, inglês e artes, Adriana Espanhol. Ela contou que vem trabalhando com os rapazes em um projeto de cinema e artes cênicas e que vários convidados têm contribuído para aulas interativas com os reclusos.
“Os meninos buscam aprender e são curiosos”, contou Adriana. A professora também frisou que o trabalho que vem desenvolvendo na Fundação Casa tem cunho educativo com a meta de socializar e reintegrar esses jovens à sociedade.
Segundo o coordenador pedagógico da Fundação Casa, Claudio Woidella, são 64 adolescentes, entre 12 e 21 anos, internados na unidade. Destes, 48 são internos e 16 se encontram em situação provisória.
Ele também contou sobre a rotina dos jovens, que durante a parte da manhã assistem aulas com professores do Estado e na parte da tarde desenvolvem atividades ligadas a arte e cultura como é o caso da oficina de teatro. Além disso, há a formação profissionalizante na área da informática e alimentar.
Após as apresentações, o coletivo abriu uma sessão para perguntas e respostas, onde conversaram com os jovens, compartilharam histórias pessoais, afim de incentivá-los na fase em que se encontram. Para o grupo, “o futuro está aí e se nós nos esforçamos podemos conseguir”.
No fim da apresentação os internos agradeceram a presença dos convidados distribuindo flores de papel confeccionadas por eles mesmos como um presente de agradecimentos. Eles também demonstraram interesse pelos cursos na área cultural e afirmaram que irão procurar os polos de suas cidades, pois desejam continuar o trabalho previamente desenvolvido junto aos seus professores de artes.
Veja Também Recentes

Problemas financeiros e de internet abrem ranking do Procon de Caraguatatuba em 2025
O primeiro relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2025 contabilizou 985 procedimentos formalizados dos 1.955 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de janeiro. Desse total, 970 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos. O balanço do mês passado foi dominado por queixas de

Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba, ligada à Secretaria de Saúde, desempenha um papel importante na proteção da saúde pública por meio de um conjunto de ações destinadas a eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde pública. As iniciativas visam adequar questões de higiene dos estabelecimentos de consumo alimentício, garantir

Governo Municipal institui prazo para empresa de transporte de passageiros retirar propagandas irregulares
A Secretaria de Urbanismo se reuniu com representante da empresa de transporte por aplicativo e advogado na última sexta-feira (21) para definir a retirada de cartazes colados irregularmente em postes do município. Foram identificadas 101 ruas com postes cobertos por propagandas, número que pode aumentar, segundo secretário de Urbanismo, César

Justiça nega mandado de segurança e mantém exoneração da presidente da Fundacc
A Justiça negou o pedido de mandado de segurança impetrado pela ex-presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC), contra o prefeito do município, Mateus Silva. A decisão foi proferida pelo juiz Walter de Oliveira Junior, da 3ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba. A impetrante alegava que sua

Fundacc está com inscrições abertas para mini-curso gratuito de Acessibilidade em Ambientes Artísticos e Culturais
A proposta busca não apenas capacitar, mas também fomentar uma mudança cultural que celebre a diversidade e a igualdade de oportunidades O projeto “Cineclube Hartãt” realiza em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) no dia 15/2 (sábado), das 10h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, o