Pesquisar No Site

Caraguatatuba vai receber recursos do governo federal para investimento no Turismo

Publicado em: 29/05/2019
Caraguatatuba vai receber recursos do governo federal para investimento no Turismo
Caraguatatuba vai receber recursos do governo federal para investimento no Turismo

Caraguatatuba foi escolhida pelo governo federal para integrar o programa Investe Turismo, que vai disponibilizar R$ 200 milhões para investimento no segmento. São 158 cidades no país, das quais seis estão no estado de São Paulo. O lançamento foi realizado na terça-feira (28/05), em Brasília e contou com a presença do secretário de Governo, Neto Bota, na ocasião, representando o prefeito Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Anfiteatro em Brasília, onde os participantes de pé, vestidos formalmente, ouvem o hino (Foto: Divulgação/PMC)

O programa é uma parceria do Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae e tem por objetivo acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, gerar empregos e incrementar a competitividade em cinco rotas turísticas estratégicas da macrorregião.

No Sudeste, a iniciativa vai levar um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para 15 regiões turísticas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

“Participei deste evento representando o prefeito Aguilar Junior, pois Caraguatatuba está entre as seis cidades do estado de São Paulo que farão parte deste programa, que é muito importante pra geração de renda e de empregos”, explica Neto Bota.

De acordo com o Ministério do Turismo, serão beneficiadas as cidades do Litoral Norte Paulista – Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião –  além de Bertioga e a capital São Paulo, as históricas de Minas Gerais, a serra verde imperial e a região dos lagos do Rio de Janeiro, as montanhas capixabas.

Seleção

No Programa Investe Turismo, uma rota turística estratégica é o agrupamento da oferta turística de um ou mais municípios, para fins de planejamento, gestão, atração de investimentos, promoção e comercialização turística.

Dentre os critérios utilizados para seleção das rotas, estão: a participação de municípios incluídos no Mapa Brasileiro do Turismo 2018 e classificados nas categorias A, B, C ou D; ter destinos já promovidos em âmbito nacional pelo Ministério do Turismo e pelo menos um consolidado no mercado internacional; ter patrimônios mundiais da humanidade, eleitos pela Unesco.

Também foram considerados aspectos como acesso, conectividade, venda conjunta e existência de projetos de consolidação das rotas como produto turístico.

As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

O programa também possibilitará a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e também a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente.

Prevista no Plano Nacional de Turismo 2018/2022, a primeira ação tem como foco identificar e definir um novo posicionamento do Brasil como destino turístico. Por meio de uma plataforma online, o mapa vai identificar e georreferenciar iniciativas inovadoras de empresas, instituições e órgãos públicos no setor de turismo de todo o Brasil. Gerar ambiente propício ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa.

Análise

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região. “O sudeste brasileiro contempla oferta turística ampla e diversificada, desde o acesso a patrimônios culturais a um vasto litoral, belo e bem estruturado, até uma forte concentração em viagens a negócios e eventos internacionais. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda” destaca o ministro.

O diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, avalia que a região sudeste representa a diversidade da oferta turística do país. “Com atrativos que vão desde patrimônio histórico a sua capacidade de sediar eventos mundiais que dão visibilidade ao país. É aí que entra o Programa Investe Turismo, apoiando um conjunto de ações para fortalecer essa diversidade que dão a dimensão do que é o Brasil turístico”.

Para o secretário estadual de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, “com esse programa integrado, com certeza todos os Estados serão beneficiados e em São Paulo não será diferente, é o que estávamos esperando e vamos ter excelentes resultados”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plenária elege propostas voltadas à gestão do trabalho e educação na saúde
Plenária elege propostas voltadas à gestão do trabalho e educação na saúde

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”, trabalhadores da área da saúde e demais pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde, participaram no último sábado (22), da 1ª Plenária Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/06/2024
Marinha do Brasil emite alerta de ressaca no litoral Norte
Marinha do Brasil emite alerta de ressaca no litoral Norte

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu da Marinha do Brasil um Aviso de Ressaca previsto para início a partir desta quinta-feira (27/06), às 9h, na faixa entre Ilhabela-SP até o município de Arraial do Cabo-RJ. O fim do aviso é para esta sexta-feira (28/06), às 3h. Há possibilidade de ondas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 26/06/2024
Evento 'Rua do Lazer' é cancelado devido à previsão de mau tempo em Caraguatatuba
Evento ‘Rua do Lazer’ é cancelado devido à previsão de mau tempo em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa o cancelamento do evento ‘Rua do Lazer’, que estava previsto para este domingo, dia 30. A decisão foi tomada devido à previsão de mau tempo para o dia. A Prefeitura informa ainda que está estudando uma nova

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza leilão online de 38 terrenos de cinco bairros nesta quarta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba realiza leilão online de 38 terrenos de cinco bairros nesta quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba leiloa 38 terrenos na próxima quarta-feira (12/6) às 10h, pelo site https://www.lanceleiloes.com.br/ e com transmissão ao vivo pelo portal. Quem oferecer o maior lance no Leilão Público Eletrônico 01/2024 poderá adquirir imóveis localizados em cinco bairros do município. Há propriedades com 60m², 190m², 309,37m², 310m², 360m²,

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/06/2024
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado municipal de Santo Antônio
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado municipal de Santo Antônio

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não abrem ao público nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/6), em razão do feriado municipal de Santo Antônio e das compensações de jornadas de trabalho do Calendário Oficial de 2024.  Algumas secretarias terão serviços de plantão no período. O expediente recomeça na segunda-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2024