Pesquisar No Site
Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz

Caraguatatuba sedia capacitação de supervisores do Programa Criança Feliz
Terminou nesta sexta-feira (24/05), a XI Capacitação de Supervisores do Programa Criança Feliz, realizada durante a semana (20 a 24 de maio) em Caraguatatuba, com a participação de representantes das cidades de Araçariguama, Arujá, Caraguatatuba, Fernandópolis, Francisco Morato, Igaratá, Peruíbe, Poá, Sumaré, Registro, Rio Grande da Serra, São Roque e Tremembé.

#PraCegoVer: Coordenadora do Programa Criança Feliz em Caraguatatuba entrega um kit bebê a uma gestante, doado pelo Fundo Social de Solidariedade (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
O curso foi promovido pelo Governo do Estado (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS) com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade e Pastoral da Criança.
A formação continuada no “Método de Cuidados com o Desenvolvimento da Criança” (CDC), aplicado nas visitas domiciliares com as famílias beneficiárias, propõe o reforço do vínculo afetivo da mãe e do cuidador com o bebê, estímulos ao desenvolvimento infantil e orientações para o enfrentamento à violência e à pobreza.
Entre as atividades desenvolvidas se destacaram: visita na creche CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes (Morro do Algodão); visita domiciliar nas casas das famílias já atendidas pelo Programa na região Sul; participação em um grupo de gestantes articulado pelo Comitê Gestor Municipal dos Programas Criança Feliz e São Paulo pela Primeiríssima Infância, no Núcleo Social do Morro do Algodão.
Luciana de Lima Silva, 33 anos, moradora do Balneário dos Golfinhos, grávida de dois meses do terceiro filho, participou do encerramento. “É a primeira vez que tenho contato com uma rede de apoio à gestante. Para mim, é uma novidade. Estou aprendendo e descobrindo novos conceitos”, declarou.
Rosana Cardoso e Sônia Regina Morato, da SEDS, responsáveis pela formação, agradeceram a acolhida e elogiaram o trabalho feito em rede (Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade), no município. “Ao encontrarmos com famílias assistidas em Caraguatatuba, constatamos o resultado do trabalho em rede feito no município. Que a administração municipal continue a investir e apoiar o projeto”, destacou.
A coordenadora do Programa no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina, ressaltou a importância do programa para o município. “Trabalhar em prol da Primeira Infância é sempre gratificante. A cada ano alcançamos melhores resultados. Ficamos muito felizes em sediar a capacitação”, afirmou.

#PraCegoVer: Salão do Núcleo Morro do Algodão. Dezoito mulheres estão de pé e cinco mulheres agachadas, elas posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Criança Feliz – É um programa federal, instituído através do Decreto Federal nº 8.869 de 5 de outubro de 2016, de caráter intersetorial com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, em consonância com a Lei nº 13.257 de 8 de março de 2016. O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares e tem como público famílias com gestantes e crianças até 3 anos beneficiárias do Programa Bolsa Família e crianças até 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Em Caraguatatuba o Programa acontece através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania com equipe vinculada ao CRAS Sul.
#pracegover Salão do Núcleo do Morro do Algodão. Várias mulheres de idades diferentes sentadas em semicírculo em cadeiras de plástico. Em pé, a coordenadora do Criança Feliz em Caraguatatuba fala com o público. Ao fundo, lousa digital com a imagem de um recém-nascido de bruços apoiado em dois braços. Acima da imagem lê-se a palavra vínculo.
Veja Também Recentes

Confira os resultados do Torneio de Vôlei de Praia
A Praia do Indaiá, em Caraguatatuba, recebeu o Torneio de Vôlei de Praia com diversas categorias e a participação de várias duplas no último fim de semana. Na categoria Sub-13 feminino, as campeãs foram Júlia Oliveira e Vitória Ribeiro, seguidas por Alice Cortes e Ana Clara Oliveira em segundo lugar,

Defesa Civil registra ocorrências envolvendo queda de árvores e vespeiros
A Defesa Civil de Caraguatatuba, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos, atendeu uma série de ocorrências na última quinta-feira (6) envolvendo queda de árvores, retirada de colmeias e vespeiros. O trabalho de retirada da árvore em uma via pública no centro da cidade foi realizado pelos agentes da

Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos
O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros marcaram presença no lançamento nacional do Sistema GeoRisk do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, na segunda-feira

Escolas Municipais reforçam medidas de prevenção e combate à dengue
Em Caraguatatuba, até o momento, foram registradas 643 notificações de dengue com 103 casos positivos, 540 negativos, e um óbito suspeito em investigação. Para ajudar na prevenção e combate aos larvários e mosquitos Aedes aegypti, transmissor da doença, todas as unidades escolares da rede municipal de ensino estão reforçando medidas

Vigilância Sanitária de Caraguatatuba promove orientação e melhoria em estabelecimentos alimentícios
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba, ligada à Secretaria de Saúde, desempenha um papel importante na proteção da saúde pública por meio de um conjunto de ações destinadas a eliminar, reduzir ou prevenir riscos à saúde pública. As iniciativas visam adequar questões de higiene dos estabelecimentos de consumo alimentício, garantir