Pesquisar No Site

Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

Publicado em: 31/05/2019
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros recebe programação especial durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 3 a 9 de junho em todo país, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (09/06).

#PraCegoVer: Arte do banner com informações sobre o evento

Este ano, com o tema ‘Desenhando os Arquivos’, foram preparadas atividades como Rodas de Conversa sobre a cultura regional e exposição de fotos que retratam as mais diversas expressões artísticas e eventos culturais feitos pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba ao longo dos anos.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca o objetivo do arquivo na preservação da história de Caraguatatuba.  “Apoiamos essa semana como forma de manter viva e contar a nossa história”, diz Silmara.

Na segunda-feira (03/06) o Arquivo inaugura em seu saguão a exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’, um acervo de fotografias datadas desde as décadas de 40 e 50 até os dias atuais. Dentre as fotos expostas têm retratos do Carnaval de Antigamente, escolas de samba de Caraguá, capoeira, samba de roda, moçambique e muito mais.

Para a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, “o material que estará em exposição é uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura e os trabalhos que a Fundacc fez ao longo dos anos”.

A exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até dia 12 de julho, das 8h às 18h, gratuitamente.

Além da exposição também será realizada a ‘Roda de Conversa – Herdeiros da Cultura desenhando seu espaço no Arquivo’, na terça (4) e sexta-feira (7), a partir das 18h30, no saguão do Arquivo.

O primeiro encontro, na terça-feira será ministrado por Pedro Caetano e tem o tema ‘A Fieira de Timbopeva e o Arquivo’, onde serão discutidos a cultura caiçara local, as diferenças e diversas formas de viver a cultura caiçara na atualidade e sua perpetuação.

Na sexta-feira, a Roda de Conversa será conduzida por Teresinha Marciano Costa com a proposta ‘A Zambô Movimento Negro e o Arquivo’. No encontro, serão discutidos temas como a cultura afro-brasileira, o movimento negro em Caraguatatuba e os trabalhos que a ONG – Organização Não Governamental Zambô vem realizando ao longo dos anos.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Nesta edição o evento propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

3ª Semana Nacional de Arquivos

 

Exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’

Abertura: 3/6, segunda-feira

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Rodas de Conversa – Herdeiros na Cultura desenhando seu espaço no Arquivo

A Fieira de Timbopeva e o Arquivo – com Pedro Caetano

Dia: 4/6, terça-feira

Hora: 18h30

A Zambô Movimento Negro e o Arquivo – com Teresinha Marciano Costa

Dia: 7/6, sexta-feira

Hora: 18h30

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba (Saguão do Arquivo)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 185 vagas de emprego nesta quarta-feira
Caraguatatuba oferece 185 vagas de emprego nesta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 185 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (12/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/03/2025
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem realizar o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/03/2025
Sete blocos desfilam no sábado de Carnaval em Caraguatatuba no Centro e Massaguaçu
Sete blocos desfilam no sábado de Carnaval em Caraguatatuba no Centro e Massaguaçu

Milhares de foliões são esperados no Carnaval 2025 de Caraguatatuba entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março para brincar e desfilar nos 21 blocos de rua nas regiões Centro, Sul e Norte do município. Os blocos da Milene, das Piranhas, Gaiola das Loucas e XTrance entram na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/02/2025
Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira
Caraguatatuba abre 200 vagas para castração de cães e gatos na próxima segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 200 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade, na próxima segunda-feira (17). O atendimento é feito apenas de forma presencial e as senhas começam a ser distribuídas a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 13/03/2025
Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba
Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba

A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba tem realizado fiscalizações regulares nos carrinhos, trailers e outros equipamentos utilizados no serviço ambulante no município, para garantir que sigam normas de higiene e organização durante atividades. Os trabalhadores são instruídos a manter seus equipamentos limpos e o local de trabalho organizado, além de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/02/2025