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Alunos da rede pública visitam pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba
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Alunos da rede pública visitam pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba
Nesta sexta-feira (10/05), alunos do terceiro ano da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues tiveram a oportunidade de experimentar uma aula prática inovadora: um passeio pelos principais pontos turísticos e históricos de Caraguatatuba. O objetivo é apresentar um pouco da história do município a seus pequenos cidadãos e contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
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#PraCegoVer: Crianças em pé observam o monumento Obelisco com torneira (Foto: Lucas Camargo/PMC)
Inicialmente as crianças visitaram o busto do médico sanitarista Arthur Costa Filho, que teve importante atuação na luta contra a malária e febre amarela no litoral paulista. Após, visitaram o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) onde foram acompanhadas por uma equipe que os apresentou às instalações fixas do museu e a exposição Heranças, em que os ceramistas trabalharam a temática sobre o negro, o índio e o caiçara.
As crianças também visitaram a Praça Cândido Mota onde puderam observar a igreja Matriz de Santo Antônio, o tradicional coreto, relógio de sol, fonte luminosa e o obelisco com a torneira, que é o marco inicial da fase de saneamento básico de Caraguatatuba, iniciado em 1919.
Ao final, as crianças visitaram o monumento em homenagem às vitimas e heróis da catástrofe de 18 de março de 1967.
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#PraCegoVer: Em pé, crianças recebem orientações durante visita ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC)
A iniciativa foi baseada no Gibi da Turma da Mônica Tesouros de Caraguatatuba, criado pelo Instituto Maurício de Souza em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.
O trajeto foi acompanhado pela equipe da unidade escolar, que contou às crianças histórias e curiosidades da cidade. “O objetivo é unir o turismo, a cultura e a educação de forma que as crianças aprendam, desde cedo, como preservar e cuidar do destino onde moram”, afirmou a professora Letícia da Silva dos Santos.
Para a coordenadora pedagógica Andrea Stapf Ribeiro, a iniciativa estimula o aprendizado e oferece uma experiência turística inédita aos alunos. “Além de aguçar a curiosidade em explorar o destino onde mora, a criança compartilha suas experiências com familiares e amigos”, afirma.
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