Pesquisar No Site
Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras, recebe título de Cidadão Caraguatatubense
Seu Miguel de Andrade, o guardião das tradições caiçaras, recebe título de Cidadão Caraguatatubense
A tradição de se cunhar uma canoa ou trançar uma rede de pesca quase já não é mais vista pelas praias e ranchos de pesca do Litoral Norte. Preservar a cultura caiçara requer uma arte e muito amor para que ela não se acabe.
E é assim que há anos vem fazendo seu Miguel de Andrade, esse caiçara nascido em 10 de março de 1964 no Guarujá, na Baixada Santista, mas que desde criança tem Caraguatatuba como sua casa.
Tanto é que no dia 3 de maio ele será agraciado com o Título de Cidadão Caraguatatubense, oferecido pelo vereador Evandro do Nascimento, o Vandinho. A entrega será a partir das 19h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Em casa
As praias da Mococa e Massaguaçu, na região Norte, foram seu quintal, pois ali moravam seus avós, o pescador Benedito Marconde Sodré e Dona Odete, ela descendente dos índios guaranis de Boraceia.
Em 1978, seu Miguel veio pela primeira vez a Caraguatatuba conhecer a origem da família e seus tios, também pescadores, Manoel e Sebastião Rosário.
Desde cedo aprendeu com o avô o ofício da pesca e foi na Mococa que deu os primeiros passos para essa paixão pela cultura caiçara.
Em 1986, aos 22 anos, se mudou para Caraguatatuba onde conheceu sua esposa, Vanderléia e com ela teve três filhas, Michely (32), Milena (29) e Mirely (18).
Foi em Caraguatatuba que Seu Miguel deu continuidade ao ofício que aprendeu com seu avô e até hoje garante o sustento de sua família com a pesca, o artesanato e a confecção de redes, sempre preservando e disseminando os costumes e hábitos caiçaras, assim como a cultura da canoa de pano e à remo.
Essa tradição ele faz questão de passar para as novas gerações, especialmente seu neto Joaquim, hoje com 5 anos de idade.
“Minha vida toda foi vivida no mar, pescando, surfando, enfim, minha vida foi e é assim”.
Depois de fazer sua vida no Guarujá, Seu Miguel se orgulha em dizer que já está aqui há 33 anos, para onde voltou às suas raízes, cumprindo o que prometeu a seu avô.
“Disse que voltaria para onde ele nasceu e o destino me trouxe aqui, onde pretendo ficar até o fim da minha vida”.
Neste tempo que adotou Caraguatatuba como sua cidade do coração, seu Miguel tem sido uma referência na divulgação da cultura caiçara.
Festas populares como Festival do Camarão, São Pedro, Benção das Canoas, Corrida das Canoas, ou onde for necessário, ele está lá com sua rede, ou melhor, tecendo uma rede, manuseando uma canoa para que as pessoas possam conhecer esse trabalho maravilhoso e, assim, quem sabe, despertar o interesse da nova geração.
“Gosto de ensinar a todos os nossos costumes do passado, mas que se fazem tão presente”, resume.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba reforça ações de segurança à população nas praias
Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou uma ação surpresa nas praias da cidade. As fiscalizações foram realizadas com mais rigor durante esses dias festivos. A atividade náutica, em particular, recebeu atenção especial, dada a sua
Rodovia dos Tamoios contará com operação para o Natal
A Concessionária Tamoios realizará a partir de segunda-feira (23) a operação especial para o Feriado de Natal como parte da Operação Verão 2024/2025. A expectativa é que cerca de 189 mil veículos trafeguem pela Rodovia dos Tamoios no período de 23 a 27 de dezembro. Esta será a primeira temporada
Prefeitura de Caraguatatuba faz pagamento de R$ 11,8 milhões em precatórios de 2024
A Prefeitura de Caraguatatuba pagou os precatórios de 2024 nesta sexta-feira (27/12). O valor equivalente a R$ 11.807.041,52 são referentes às ações que tramitaram no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os valores podem ser quitados até o último dia útil
Pesquisa prevê que taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba chegue a 89,7% de hoje até o reveillon
A taxa de ocupação da rede hoteleira de Caraguatatuba deverá atingir o índice de 89,7% entre os dias 27 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025. Em 2023, no mesmo período, a ocupação foi de 88,31%. A pesquisa foi realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba
Prefeitura de Caraguatatuba define expediente das repartições públicas no final do ano
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nas vésperas e nos feriados de Natal e Ano Novo (dias 24, 25 e 31/12; e 1º/1), em decorrência das festividades de final de ano. O atendimento ao público recomeça nos dias úteis subsequentes aos feriados (26/12 e 2/1), no horário habitual