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Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

Publicado em: 23/04/2019
Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras
Procon de Caraguatatuba debate vendas abusivas para idosos no Instituto Pró+Vida nesta quarta (24/04)

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba continua com a palestra gratuita “Consumo e o Idoso” na próxima quarta-feira (24/04), às 9h, no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas.

#PraCegoVer: Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto: Luís Gava/PMC)

Os técnicos do Procon também abordam o assunto no dia 2 de maio, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim. O ciclo de palestras termina no dia 8 de maio, às 10h, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no Indaiá.

O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.

Além de dicas alertando sobre a prática de vendas abusivas, o público-alvo recebe orientações sobre compras na internet, clonagem de cartão, financiamentos, direito de arrependimento, entre outros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).

A primeira palestra ocorreu no dia 4 de abril, na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê-Mirim. Técnicos do órgão apresentaram o tema no dia 11 de abril, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao Procon de Caraguatatuba, no Centro, pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.

O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.

O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279.

Serviço: Palestras gratuitas “Consumo e o Idoso”

– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)

– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)

– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá).

Procon de Caraguatatuba

Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.

Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279

Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/

FanPage: https://www.facebook.com/proconcaragua/

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