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Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras

Procon de Caraguatatuba alerta idosos sobre vendas abusivas com ciclo de palestras
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba continua com a rodada de palestras gratuitas “Consumo e o Idoso” nos dias 24 de abril (quarta-feira), 2 e 8 de maio (quinta e quarta-feira), na Ponte Seca, Cidade Jardim e no Indaiá, respectivamente. O objetivo é alertar e orientar a população idosa sobre a prática de vendas abusivas.

#PraCegoVer: Técnicos do Procon de Caraguatatuba ministram palestra sobre consumo na terceira idade (Foto: Luís Gava/PMC)
Técnicos do órgão apresentaram o tema para cerca de 40 idosos na quinta-feira (11/4), Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.
O diretor do Procon, Aliéx Moreira, explica que de mil atendimentos realizados por mês, em media 45% são de idosos. “A maior parte das reclamações são de empréstimos ou compras que não fizeram. Muitas vezes a abordagem do vendedor é feita de uma forma que os idosos autorizam, sem saber que estão fechando negócio”, disse.
Além das dicas alertando sobre a prática de vendas abusivas, o público-alvo recebeu orientações sobre compras na internet, clonagem de cartão, financiamentos, direito de arrependimento, entre outros dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990).
Próximas palestras “Consumo e o Idoso”
No dia 24/04, às 9h, é a vez do Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca e no dia 02/5, às 14h, no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) “Estrela do Mar”, no bairro Cidade Jardim.
Para encerrar o ciclo de palestras, dia 08/05, às 10h, a oficina será na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Caraguatatuba, no bairro Indaiá. Qualquer pessoa pode participar das oficinas. O primeiro debate sobre o assunto ocorreu no dia 4 de abril, na Associação Lar São Francisco, no bairro Perequê-Mirim.
Reclamação – Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O atendimento para registro de reclamações, retorno e cadastro de Nota Fiscal Paulista é realizado de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30. As audiências são realizadas de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h. Na sexta-feira, a equipe fiscaliza os locais com mais reclamações dos consumidores. O Procon conta com 13 funcionários.
O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279.
Serviço: Palestras gratuitas “Consumo e o Idoso”
– Dia 24/4 – quarta-feira, às 9h – Instituto Pró+Vida (Avenida José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)
– Dia 2/5 – quinta-feira, às 14h – Centro de Convivência da Terceira Idade (Alameda Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)
– Dia 8/5 – quarta-feira, às 10h – Associação dos Aposentados e Pensionistas (Av. Brasília, 157 – Indaiá).
Procon de Caraguatatuba
Av. Frei Pacífico Wagner, 908 – Centro.
Telefone: (12) 3897-8282/ (12) 3897-8279
Site: http://procon.caraguatatuba.sp.gov.br/
FanPage: https://www.facebook.com/proconcaragua/
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