Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba realiza força tarefa contra a Dengue no Rio do Ouro neste sábado (27/04)

Prefeitura de Caraguatatuba realiza força tarefa contra a Dengue no Rio do Ouro neste sábado (27/04)
Caraguatatuba intensifica ainda mais as ações de controle e combate à dengue neste final de semana (27/04). O foco destes reforços, desta vez, será o bairro Rio do Ouro, que receberá uma ação conjunta das Secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente.

#PraCegoVer: Agente de controle de zoonoses usam equipamentos de segurança e utilizam nebulizadores costais para aplicação de inseticida (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Agentes de controle de zoonoses, agentes comunitários de saúde e fiscais passarão pelo bairro para realização de nebulização, com a retirada de criadouros do Aedes aegypti e aplicação de multas, se necessário.
A Prefeitura de Caraguatatuba solicita aos moradores que façam uma limpeza nos quintais e dentro de casa para a retirada de objetos que possam vir a acumular água. Os objetos inservíveis que podem ser descartados devem ser colocados na frente das casas para serem recolhidos.
Nesta sexta-feira (26), o bairro Travessão recebeu nebulização veicular, após passar por bloqueio mecânico durante a semana. Ações com nebulizadores costais também foram realizadas no bairro Jardim Primavera. O bairro Rio do Ouro recebeu bloqueio mecânico nesta sexta-feira para ser preparado para as ações com o nebulizador costal deste sábado.
De janeiro a abril de 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou mais de três mil imóveis com nebulizadores costais. O nebulizador veicular já passou por 200 quarteirões e dez mil imóveis já foram vistoriados.
Desde a última quarta-feira (24/04), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, passou a distribuir repelentes a pacientes que estão entre casos confirmados de dengue. A medida foi tomada, pois, conforme recomendação do Ministério da Saúde, existe um período de viremia, no qual estes pacientes podem infectar outros mosquitos, aumentando assim o risco de novas pessoas serem infectadas.
Segundo o coordenador do CCZ, biólogo Ricardo Fernandes, este período dura de três a sete dias, durante o tempo em que o paciente está sofrendo os sintomas. Para evitar que o paciente seja canal de novas transmissões da doença, pacientes com dengue diagnosticada sairão da UPA com repelentes.
Carreta da Saúde
Além deste reforço, para melhor atender a população, neste período epidemiológico, a Prefeitura de Caraguatatuba trouxe ao município a Carreta da Saúde (Doutor da Gente) com atendimento médico 24 horas para este período, instalada logo em frente à UPA.
Também com foco no acolhimento a estes pacientes, desde a última segunda-feira (22/04), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caraguatatuba seguirão abertas até às 19h para receber, exclusivamente, casos de pacientes com sintomas de dengue, a partir das 17h, além do atendimento de rotina. A única exceção é a UBS Tabatinga, que segue encerrando o expediente às 17h.
Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem continua sendo feita pela UPA, porém, após identificado qualquer sintoma de dengue, este paciente é encaminhado para a unidade móvel, onde recebe atendimento médico, passa pela coleta de sangue, recebe hidratação e medicação no próprio local.
Para reforçar ainda mais o acolhimento e dar mais conforto aos pacientes que procuram pela UPA Central, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, instalou mais 10 camas de internação no 1º andar do prédio, nas antigas instalações do Ceami. Para hidratação, o local conta também com 16 cadeiras e outras seis poltronas.
Operação Bota-fora
Nesta semana, as operações Bota-fora, realizadas pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com a Secretaria de Saúde, estão concentradas nos bairros Casa Branca e Olaria entre os dias 22 e 23. A previsão é de que até o final da semana, os trabalhos de coleta de materiais que possam vir a acumular água, deixados por moradores, passem pelos bairros Olaria, Jardim Terralão e Cidade Jardim.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Caraguatatuba participa da IV Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília
Representantes de diferentes regiões do país discutiram políticas públicas e estratégias voltadas à gestão do turismo nos municípios na IV Marcha dos Secretários de Turismo entre os dias 1º e 3 de abril em Brasília. A programação do evento incluiu painéis com especialistas e técnicos do Ministério do Turismo sobre

Caraguatatuba recebe Dia D de Vacinação contra influenza em maio
Para ampliar a cobertura vacinal no município, Caraguatatuba vai realizar o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza, com atendimento em três unidades fixas e duas equipes volantes, no dia 10 de maio, das 8h às 17h. As bases fixas estarão na UBS Massaguaçu (Zona Norte), UBS Porto

Programa Bombeiro nas Escolas forma mais uma turma em unidade educacional no bairro Martim de Sá
Alunos do 8º ano da EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, participaram da formatura do projeto Bombeiros na Escola, na quinta-feira (27). O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Corpo de Bombeiros, voltado aos estudantes do 8º e

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização