Pesquisar No Site
Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Caminhada marca fim da programação de atividades ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
As atividades referentes ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, lembrado no dia 2 de abril, encerraram no último sábado (06/04), com uma caminhada promovida pelo grupo de mães de autistas, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba. O evento reuniu mais de 200 pessoas.

#PraCegoVer: várias mulheres participando de caminhada, vestido roupa azul, algumas seguram faixa escrito: Autismo: uma maneira diferente de ser, sentir e ver o mundo (Fotos: Lucas Camargo/PMC)
Os participantes usaram durante o trajeto bolas e fitas azuis, a cor simboliza o autismo, pois representa a maior incidência de casos no sexo masculino. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que os meninos representam 80% do total de crianças.
A caminhada seguiu até a Praça da Cultura, com brincadeiras na cama elástica, música, zumba e pintura no rosto.
A creche Santo Antônio, no bairro Tinga, também realizou caminhada com a participação de 100 pessoas, entre crianças e alunos da escola estadual Dr. Eduardo Correa da Costa.
Roberta Dominato, mãe de Davi, de quatro anos, conta que quando o filho foi diagnosticado com autismo, há três anos, foi bem difícil, mas hoje, usa essa experiência para buscar melhores condições e ajudar outras mães.
“Eu busco procurar todos os direitos e fazer valer minha força e voz e participo de tudo que é ofertado para eles. Espero que, com minhas experiências, outras mães sejam alertadas e busquem o melhor para seus filhos”, acrescentou Roberta.

#PraCegoVer: com telão dentro; há pessoas sentadas assistindo filme. (Fotos: Luis Gava/PMC)
Durante a semana, diversas atividades foram promovidas aos pais, familiares e profissionais que atuam com autistas. Dentro do cinebus, foi apresentado o trailer “Em um mundo interior”, com uma roda de conversa e debate dos participantes.
A psicóloga do setor de reabilitação do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Michele Cardoso, reforçou a importância de se relacionar com as pessoas autistas e principalmente a amá-los e respeitá-los.
Ela também alertou que alimentação, vacina, açúcar, entre outros mitos, não causam e nem curam o autismo. “O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um fator genético do neurodesenvolvimento que ainda não tem causa e nem cura descoberta. No município, mais de 100 pessoas foram diagnosticas com autismo”, acrescentou a psicóloga.
Outro alerta é para que as pessoas parem de achar que os casos de autismo aumentaram. “O que acontece é que, hoje em dia, os profissionais estão mais capacitados, diagnosticando mais precocemente e a divulgação está mais ampla”, disse Michele.

#PraCegoVer: salão do Ciapi lotado com pessoas assistindo a palestra, sentadas em cadeiras de plástico brancas; há idosos e pessoas com deficiência (Fotos: Luis Gava/PMC)
O tema também foi abordado no Ciapi, com uma palestra ministrada pela coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro. Cerca de 100 pessoas participaram.
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, com objetivo de derrubar preconceitos e sensibilizar a todos, sobre esse transtorno que afeta cerca de 70 milhões de pessoas no mundo todo.
O TEA envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja de linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Neste sábado tem exibição do filme “Yvy Pyte – Coração da Terra” no Espaço Hartãt
Neste sábado (12/4), às 19h, o Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, realiza a exibição do filme “Yvy Pyte – Coração de Terra” – uma produção documental que traça um percurso entre as terras Guarani e desfaz fronteiras físicas e simbólicas. A ação tem entrada gratuita. A iniciativa é do Ponto de

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada