Pesquisar No Site
Sessão de cinema e jogos marca Dia Internacional da síndrome de Down em Caraguatatuba

Sessão de cinema e jogos marca Dia Internacional da síndrome de Down em Caraguatatuba
Com o tema “Ninguém fica para trás”, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promoveu nos dias 21 e 22/03, atividades alusivas ao Dia Internacional da síndrome de Down.

#PraCegoVer: menina com síndrome de Down, com cabelo longo escuro e franja, veste blusa rosa e segura uma bolinha azul rindo para foto; (Fotos: Claudio Gomes/PMC)
Pessoas com síndrome de Down e famílias puderam participar dos jogos de bocha sentada e assistir a filmes e clipes sobre o assunto, como forma de interagir e reforçar a importância da data.
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, destacou que é importante lembrar do dia, assim como reforçar que todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades iguais na vida, em qualquer ramo da sociedade. “Elas são capazes de fazer tudo, com algumas limitações, mas fazem. Apenas precisam de oportunidades”, disse.

#PraCegoVer: um menino e uma menina sentados jogando bocha; menina tem uma bolinha vermelha na Mao; enquanto um homem e uma mulher em pé avaliam a jogada; há várias bolinhas no meio do salão; (Fotos: Claudio Gomes/PMC)
Sobre a data – O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Dentre os 365 dias do ano, o “21/03” foi inteligentemente escolhido porque a síndrome de Down é uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia). Junte-se a nós para promover a inclusão de todos no Dia Internacional da Síndrome de Down!
Confira o vídeo oficial da Campanha:
Veja Também Recentes

Areia, grama e muita competição marcam fim de semana esportivo em Caraguatatuba
Eventos e competições de diversas modalidades esportivas movimentaram o último final de semana em Caraguatatuba. Na sexta-feira (21), teve a final do Campeonato Municipal de Beach Soccer (categoria adulto). Melhor para o time do Rio do Ouro, que foi pentacampeão após vencer a equipe do Morro do Chocolate por 5

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Secretaria de Habitação recebe exposição de quadros “Caleidoscópio de um Universo Feminino”
Cinco quadros que integram as 20 obras da coleção “Caleidoscópio de um Universo Feminino” da artista plástica e artesã, Ana Lúcia Soares Pinheiro, estão em exposição na recepção da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, no Indaiá. A exibição itinerante já passou pelo Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor