Pesquisar No Site
Segunda edição do Projeto Verão no Clima termina com resultados positivos

Segunda edição do Projeto Verão no Clima termina com resultados positivos
Com a proposta de conscientização e educação ambiental nas praias e pontos turísticos da cidade, o projeto Verão no Clima, realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, terminou no último dia 06 de março. Em todo o período de ação campanha, que teve início em 04 de janeiro, foram realizadas diversas intervenções nas praias visando o combate e redução da grande quantidade de lixo produzido e descartado de forma incorreta nas areias das praias e que acaba indo para os oceanos diariamente, degradando a flora marinha e matando centenas de animas.

#PraCegoVer: Quatro monitores abordam um casal de adultos na praia. A mulher está de biquíni e com um chapéu marrom na cabeça e o homem usa sunga e um boné azul. Os monitores estão de costa para a câmera formando um semicírculo e uma das moças posicionadas a direita está segurando um saco de lixo preto. Ao fundo e compondo a imagem, está a praia. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Durante as atividades 500 quilos de lixo e 8 mil bitucas de cigarros foram coletados nas praias, além de 16 mil pessoas terem sido abordadas durante a operação Verão no Clima. O projeto buscou alcançar moradores como multiplicadores e principalmente os turistas e banhistas que visitam nossas praias. Foram cerca de 30 monitores divididos em equipes que auxiliaram e participaram dos mutirões de limpeza e ações diárias de abordagem. Durante o contato com os visitantes, eram explicadas as necessidades de jogar os resíduos no lugar certo, os riscos que o descarte incorreto pode causar no meio ambiente e principalmente sobre a importância da reciclagem, do reuso e redução da produção de lixo.
“Muitos turistas e munícipes contribuíram para a preservação do nosso meio ambiente, voluntariamente saíam pela praia coletando os resíduos que encontravam e deixando nas lixeiras próximas ao nosso ecoteiner. Foi gratificante”, comentou Marcelo Amorim, chefe de uma das equipes.
As praias Mococa, Massaguaçu, Prainha, Camaroeiro, Praia do Centro, Indaiá, Palmeiras, Flecheiras e Porto Novo receberam grupos itinerantes em toda a temporada. Já a Martim de Sá, praia mais movimentada da cidade, recebeu um ponto fixo, com atividade todos os finais de semana.
“Esse projeto tem como base a educação. Durante a temporada o número de pessoas na cidade triplica e a equipe de limpeza pública precisa redobrar as atividades. Se todos colaboram e criam essa consciência ambiental, conseguimos ter praias e mares mais limpos. Nosso potencial turístico vem principalmente de nossas belezas naturais, precisamos preservar”, destacou Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.
Veja Também Recentes

Professores de Caraguatatuba participam de formação continuada do programa Alfabetiza Juntos SP
Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba do 3º ano participaram, na quarta-feira (4), de uma formação continuada do Programa Alfabetiza Juntos SP. O encontro ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Trata-se da aula inaugural do processo anual do

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Palestra sobre Arqueologia do Litoral Norte Paulista marca 27º aniversário do Arquivo Municipal de Caraguatatuba
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros” realizou na última quinta-feira (20/3), em comemoração ao seu 27º aniversário, na Secretaria Municipal de Educação, a palestra “Arqueologia, História e Manuscritos Antigos do Litoral Norte Paulista”, com a Dra. Cintia Bendazzoli. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas