Pesquisar No Site
Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval
Prefeitura intensifica campanha “Não dê esmola, dê futuro” no Carnaval
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificará as ações dentro da campanha “Não dê esmola, dê futuro”, cujo objetivo é o atendimento à população de rua.
Equipes estarão de plantão nas ruas e também atendendo as pessoas que procuram diretamente o Creas (Centro de Referência de Assistência Social).
Desde o início de 2019, mais de 1.000 pessoas foram atendidas. Boa parte das pessoas foi encaminhada ao município de origem e outras foram acolhidas na Casa Transitória. As abordagens são realizadas de segunda a segunda durante todo o dia. A campanha foi iniciada em outubro 2017 e quase 9 mil pessoas foram atendidas.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica que o trabalho tem sido feito diariamente. “Devido à alta temporada, muitas pessoas procuram o município em busca de uma oportunidade, não conseguem e ficam a mercê das ruas”, disse.
“Pedimos total apoio da população ajudando de forma adequada, que é por meio de contato com a Casa Transitória ou com o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para que sejam acolhidos corretamente”, destaca.
A maioria dos casos envolve questões de saúde, como problemas psiquiátricos e drogas e também, aqueles que vêm em busca de oportunidades.
Atendimento passo a passo
O primeiro passo é o acolhimento e este momento se dará com o deslocamento de uma equipe especializada da Casa Transitória até o local indicado para acolher estas pessoas.
A partir daí, elas são encaminhadas à Casa para receber todo o suporte, inclusive com as quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar).
O próximo passo é proporcionar, além da alimentação, apoio físico e psicológico. Também são fornecidos produtos de higiene pessoal e banho.
Além disso, a equipe técnica responsável busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887 – 6287
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3882 – 5236
Veja Também Recentes
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
Defesa Civil de Caraguatatuba faz monitoramentos de rotina em áreas de risco
A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte. Uma equipe
Prefeitura de Caraguatatuba cobra devolução de mais de R$ 10 milhões da João Marchesi por pagamentos irregulares
A Prefeitura de Caraguatatuba impetrou na última semana com uma Ação Civil Pública de ressarcimento ao erário contra a Organização Social (OS) João Marchesi exigindo a devolução de mais de R$ 10,6 milhões aos cofres públicos. A ação judicial, que também inclui o quadro diretivo da Organização Social e empresas
Atletas de Caraguatatuba se destacam no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e se preparam para o Mundial
Três atletas do CT Caraguatá tiveram um desempenho notável na 10ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado na última semana em Copacabana (RJ). Kawane Caldeira e Solange conquistaram o vice-campeonato, marcando a segunda vez que Kawane alcança essa colocação em 2024. Ao mesmo tempo, Lucília Rosa e