Pesquisar No Site
II Congresso de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas em Caraguatatuba

II Congresso de Tecnologia na Educação está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O Teatro Mario Covas em Caraguatatuba recebe nos dias 28, 29 e 30 de março o II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech. A inscrição é gratuita e pode ser efetuada ser efetuadas pelo endereço eletrônico https://educatech.caraguatatuba.sp.gov.br/
O Congresso realizado pela equipe do Setor de Informática Educativa da Secretaria de Educação visa demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
A palestra de abertura “Metodologias Ativas: Relatos de Experiências” será proferida pelo professor e consultor Fernando Mello Trevisani. O matemático é mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP), pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades). Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e é organizador do livro: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação.
O palestrante apresentará exemplos de aulas realizadas por ele mesmo usando dois modelos de ensino considerados inovadores: um é o Ensino Híbrido, que utiliza tecnologias e sobre o qual organizou um livro e de um curso virtual; e outro é um modelo de ensino chamado Trabalho em Grupo, que, apesar do nome conhecido, apresenta algumas características peculiares para engajar e motivar alunos na aprendizagem em grupo dentro de sala de aula.
Na sexta (29/03), o professor Edgar Andrade, fundador do primeiro Fab Lab de Recife, fala sobre “O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro?”. Fab Lab é um tipo de empresa que visa a promoção de marcas de uma forma ousada e conectada com o futuro, para o desenvolvimento de novos produtos ou para a realização de eventos que estimulem o empreendedorismo e a inovação.
“Acreditamos no poder transformador da educação e por isso, além do nosso laboratório focado no desenvolvimento de produtos e ferramentas de inovação, temos outro laboratório focado exclusivamente na prototipação de experiências de aprendizagem criativa. Queremos ajudar a construir a escola do futuro e já começamos em parceria com a Prefeitura do Recife e com o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Oficinas com crianças, a nossa escola maker, as caravanas, são algumas das experiências que rodamos para ajudar a preparar os makers e inovadores do futuro”, explicou Andrade.
No sábado (30) será a vez do professor de Geografia e Filosofia, Alfero Mendes Neto, com a palestra “Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem”, que trará aos participantes sua metodologia em sala de aula e contribuir para que repensem a prática pedagógica e redefinam as metodologias de ensino.
Também, no último dia do evento, haverá duas práticas: o Workshop “Tartaruga Robótica Maker – Uma Prática Maker Educacional” com representantes da empresa MundoMaker e a oficina “Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital” com representantes da Empresa Tríade Educacional, onde serão propostas ações envolvendo Ensino Híbrido, com o objetivo de promover a reflexão e a vivência da abordagem, identificando para seu potencial para o desenvolvimento de uma educação conectada às necessidades do Século XXI.
Programação – Teatro Mario Covas
Dia 28/3 – Quinta-feira
Horário: 18h30
Palestra: Metodologias Ativas: Relatos de Experiências – com Fernando Mello Trevisani
Dia 29/03 – Sexta-feira
Horário: 18h30
Palestra: O Pensamento Maker pode ajudar a construir a Escola do Futuro? – Com Edgar Andrade
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Palestra: Uma Nova Dinâmica de Ensino, Uma Nova Forma de Aprendizagem – com Alfero Mendes Neto
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Workshop – Uma Prática Maker Educacional
Empresa Mundo Maker
Dia 30/3 – Sábado
Horário: 9h00
Local: Secretaria de Educação – Salão Monteiro Lobato
Oficina: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido no Contexto da Cultura Digital
Empresa Tríade Educacional
Veja Também Recentes

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Secretaria de Esportes convoca professores e formadores esportivos de processo seletivo
Foi publicado nesta quinta-feira (17), o edital de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo de professores e formadores esportivos da Secretaria de Esportes. O edital está disponível com os classificados no site www.caraguatatuba.sp.gov.br ou no link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/servicos/servicos-ao-cidadao/concursos-e-processos-seletivos/. Foram convocados 32 formadores esportivos e 28 professores de educação física. A

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,