Pesquisar No Site
Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba

Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba
Os alunos da rede municipal de Caraguatatuba prosseguem seu aprendizado de Geografia de forma lúdica, por meio do projeto Geogames, criado pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar. Nessa quinta-feira (14/03), foi a vez da seletiva do Geogames, na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo). Os alunos que representarão a unidade escolar na final, dia 29, no Teatro Mario Covas, são Adriano dos Santos Ramos, 9ºB, 14 anos, e Kauan Barbosa Machado, 9ºC, 12 anos. Os dois conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar.

#PraCegoVer: Treze alunos posam para foto junto ao professor
De acordo com o campeão, o projeto Geogames abriu uma nova perspectiva do mundo para ele. “Estudei e treinei durante um mês na plataforma do jogo. Antes, só sabia onde está localizado o Brasil e a América do Sul. Agora, também sei onde fica o Sudão, Mongólia, Chade e outros lugares. Tenho a visão do mundo por inteiro”, afirmou Adriano.
Já o vice-campeão, Kauan Barbosa Machado, 9º ano C, avaliou que o jogo foi difícil e com muito bons competidores. “Treinei muito na escola e em casa. Antes não conseguia achar a localização dos países, como por exemplo, Miamar. Aprendi a localizar nos mapas países e cidades. O Geogames facilitou muito o aprendizado”, disse.
Para o diretor da unidade escolar, Fábio Luís dos Santos Coelho, esse projeto foi um sucesso. “Todos os alunos que participaram, ampliaram a visão do mundo. Muitos se superaram como o Adriano, que não tem computador em casa, mas diariamente vinha para escola estudar no laboratório de informática e acabou vencendo a competição”, ressaltou.
GeoGames – A proposta vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula.
Ele substituiu as aulas tradicionais de “decoreba” por práticas lúdicas onde o aluno descobre cidades, estados e países em jogos virtuais.

#PraCegoVer: Em sala de aula, alunos portando medalhes no peito, posam segurando uma barra de chocolate
“O Geogames cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia”. O objetivo é ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogame.
A prática pedagógica deu tão certo que o GeoGames foi expandido este ano para outras unidades escolares. As regras do jogo são simples: todos do 6º ao 9º ano poderiam participar das seletivas que se encerram hoje (15).
Em cada escola, os estudantes passaram por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes.
Os dois alunos melhores colocados de cada unidade encaram a final, na próxima sexta-feira, dia 29, durante o Educatech, no Teatro Mario Covas.
Haverá premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.
Veja Também Recentes

Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba
A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba tem realizado fiscalizações regulares nos carrinhos, trailers e outros equipamentos utilizados no serviço ambulante no município, para garantir que sigam normas de higiene e organização durante atividades. Os trabalhadores são instruídos a manter seus equipamentos limpos e o local de trabalho organizado, além de

Caraguatatuba oferece 141 vagas de emprego nesta quarta-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 141 oportunidades de emprego nesta quarta-feira (19/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Guarda Civil Municipal atende ocorrência do SOS Mulher e prende agressor em flagrante
Durante patrulhamento pela área central, no último sábado (1º/2), uma equipe da Guarda Civil Municipal (CGM) foi acionada pelo aplicativo SOS Mulher, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, para atender um chamado no bairro Caputera, em Caraguatatuba. Ao chegar ao local, os guardas

Governo Municipal de Caraguatatuba fiscaliza intervenções irregulares na Mococa
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última terça-feira (4), vistoria de intervenções irregulares e supressão de vegetação na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa. A ação reforça o objetivo do Governo

Festival de Cultura Afro – MUVUKA abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o Festival de Cultura Afro – MUVUKA 2025, evento que valoriza a arte, cultura e empreendedorismo negro e indígena. Serão selecionados 10 artistas e empreendedores culturais de Caraguatatuba, e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro. O festival será realizado em