Pesquisar No Site
Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba

Geogames entra na reta final nas escolas municipais de Caraguatatuba
Os alunos da rede municipal de Caraguatatuba prosseguem seu aprendizado de Geografia de forma lúdica, por meio do projeto Geogames, criado pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar. Nessa quinta-feira (14/03), foi a vez da seletiva do Geogames, na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo). Os alunos que representarão a unidade escolar na final, dia 29, no Teatro Mario Covas, são Adriano dos Santos Ramos, 9ºB, 14 anos, e Kauan Barbosa Machado, 9ºC, 12 anos. Os dois conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar.

#PraCegoVer: Treze alunos posam para foto junto ao professor
De acordo com o campeão, o projeto Geogames abriu uma nova perspectiva do mundo para ele. “Estudei e treinei durante um mês na plataforma do jogo. Antes, só sabia onde está localizado o Brasil e a América do Sul. Agora, também sei onde fica o Sudão, Mongólia, Chade e outros lugares. Tenho a visão do mundo por inteiro”, afirmou Adriano.
Já o vice-campeão, Kauan Barbosa Machado, 9º ano C, avaliou que o jogo foi difícil e com muito bons competidores. “Treinei muito na escola e em casa. Antes não conseguia achar a localização dos países, como por exemplo, Miamar. Aprendi a localizar nos mapas países e cidades. O Geogames facilitou muito o aprendizado”, disse.
Para o diretor da unidade escolar, Fábio Luís dos Santos Coelho, esse projeto foi um sucesso. “Todos os alunos que participaram, ampliaram a visão do mundo. Muitos se superaram como o Adriano, que não tem computador em casa, mas diariamente vinha para escola estudar no laboratório de informática e acabou vencendo a competição”, ressaltou.
GeoGames – A proposta vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula.
Ele substituiu as aulas tradicionais de “decoreba” por práticas lúdicas onde o aluno descobre cidades, estados e países em jogos virtuais.

#PraCegoVer: Em sala de aula, alunos portando medalhes no peito, posam segurando uma barra de chocolate
“O Geogames cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia”. O objetivo é ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogame.
A prática pedagógica deu tão certo que o GeoGames foi expandido este ano para outras unidades escolares. As regras do jogo são simples: todos do 6º ao 9º ano poderiam participar das seletivas que se encerram hoje (15).
Em cada escola, os estudantes passaram por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes.
Os dois alunos melhores colocados de cada unidade encaram a final, na próxima sexta-feira, dia 29, durante o Educatech, no Teatro Mario Covas.
Haverá premiação para os três primeiros colocados: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Caraguatatuba realiza Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, o governo municipal por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), promove o Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro

Mais 72 aprovados do Concurso de 2023 são chamados para trabalhar no serviço público municipal de Caraguatatuba
O governo municipal de Caraguatatuba aguarda a apresentação de mais 72 aprovados de 16 cargos do Concurso Público de 2023 para entregar a documentação referente à posse até próxima quarta-feira (26/3), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Secretaria de Administração, no Centro. Após a convocação, entrega