Pesquisar No Site
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado
Educatech 2019: Palestra de abertura sugere que aluno deve ser principal agente do aprendizado
O II Congresso de Tecnologia na Educação – Educatech 2019 teve início nessa quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
O encontro deste ano teve como objetivo demonstrar experiências práticas assertivas em sala de aula bem como os excelentes resultados.
Na abertura, o vice-prefeito, Campos Júnior, ressaltou que os educadores são a mola propulsora de transformação na sociedade e que esse evento trará mais conhecimento e troca de experiências aos professores e alunos.
A secretária de Educação Márcia Paiva ressaltou a importância do Educatech enquanto espaço de aprendizado e aperfeiçoamento profissional e agradeceu especialmente à equipe do setor de Informática Educativa pela organização – professores Rúbia Costa, Bruno Nacano e Leandro de Souza.
Em seguida, o professor de Matemática. Fernando Mello Trevisani abordou o tema “Metodologias Ativas: Relatos de Experiência”. Trevisani que é mestre Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (UNESP) e pós-graduado em Educação Inovadora: Design, Autoria, Didática e Tecnologia (Instituto Singularidades) começou explicando os conceitos da Educação 1.0 (aquela que o aluno aprende com o professor em sala de aula com recursos de livros, apostilas, quadro e giz); 2.0 (aquele onde há alguma troca entre alunos, utilizando hardware, software e materiais didáticos, porém ainda em sala de aula ou laboratórios); 3.0 (onde o aluno aprende com o professor e com os colegas com múltiplos recursos, podendo ser presencial ou à distância).
“Atualmente estamos no estágio 4.0, ou seja, o aprendizado ocorre por meio de problemas e situações reais, combinando equilibradamente atividades, desafios e informações contextualizadas”, disse Fernando.
O professor sugeriu que dentro do Ensino Híbrido (abordagem que combina espaços, ferramentas e estilos de aprendizagem para potencializar o desenvolvimento de cada aluno), os educadores podem utilizar a Rotação por Estações. Esse método consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, que propõe atividades diversas em cada estação baseada num tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em pequenos grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos.
“Dessa maneira é possível trabalhar o objetivo de sua aula de várias formas diferentes; possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado; intensifica a interação aluno/professor e aluno/aluno; permite a personalização; e muda o gerenciamento da sala de aula”, apontou Trevisani.
Também apontou razões para usar o modelo Laboratório Rotacional. Assim como na Rotação por Estações, este ocorre em um laboratório de informática e possibilita o desenvolvimento da autonomia e responsabilização pelo próprio aprendizado, entre outras vantagens.
Outro ponto abordado pelo matemático foi a importância da organização do espaço escolar e das salas de aula de acordo com a realidade de cada comunidade de forma a contribuir para alcançar os elementos planejados e do tipo de aula que se quer desenvolver.
Destacou ainda a importância do trabalho em equipe. “Quando aplica-se o trabalho em grupo, espera-se que os alunos dependam uns dos outros, sendo responsáveis pelo seu aprendizado e do próximo. Para isso o professor deve decidir sobre quais normas e habilidades serão necessárias para que a tarefa seja executada e fazer a divisão adequada entre os participantes”, disse.
Veja Também Recentes
EMEF Professora Maria Aparecida Ujio de Caraguatatuba comemora aprovação de alunos em curso técnico do IFSP e o 1º lugar geral
A equipe gestora da EMEF Professora Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo, comemora o sucesso da escola aprovação de quatro alunos no vestibular do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, no curso Técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. O aluno Lucas Gabriel Limongi Ferreira dos Santos, 15
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Câmara encerra audiências públicas do orçamento e das alterações da LDO 2025 de Caraguatatuba na próxima quarta-feira
A Câmara Municipal promove a segunda e última audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 da Prefeitura de Caraguatatuba na próxima quarta-feira (13/11), a partir das 18h, no seu plenário, no Centro. A proposta que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO –2.731/2024) para elaboração e execução
Caraguatatuba recebe mais de 1,2 mil pessoas no 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê
No último sábado (18), mais de 1,2 pessoas vieram à Caraguatatuba, entre atletas e público em geral, para o XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê. Atletas de Caraguatatuba marcaram presença e mostraram habilidade, representando a Associação Kyokushinkaikan Karatê de Caraguá, sob a liderança dos Senseis Gualberto e Junior, além do
Caraguatatuba é um dos 5 municípios brasileiros com certificação máxima em Previdência Social – Pró-Gestão Nível IV
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) recebeu a certificação Pró-Gestão Nível IV do Ministério da Previdência Social (MPS) como reconhecimento da gestão eficiente da entidade. Agora, Caraguatatuba é uma das cinco cidades brasileiras com o selo do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes