Pesquisar No Site
Banco de Alimentos de Caraguatatuba ganha mais um parceiro contra o desperdício de alimentos

Banco de Alimentos de Caraguatatuba ganha mais um parceiro contra o desperdício de alimentos
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba ganhou mais um parceiro no combate ao desperdício de alimentos. Na última sexta-feira (08/03), o hipermercado Atacadão fez sua primeira doação de 200 kg de produtos de hortifruti.
Foram doados limões, repolhos, beterrabas, kiwis, ameixas, maçãs e abóboras; todos em perfeito estado de consumo, mas que não possuem mais valor comercial. Estes alimentos já foram distribuídos às entidades sociais, Associação Barnabé e Lar São Francisco de Assis.

#PraCegoVer: pessoas sentadas em carteira de madeira, prestam atenção na nutricionista em pé na frente da sala. Ao fundo há um telão com material do curso;
Para efetivar a parceria, a nutricionista do local, Paula de Almeida, ministrou uma palestra à equipe do setor de hortifruti do hipermercado, abordando sobre segurança alimentar e nutricional; o trabalho do Banco de Alimentos e do Cresans, no município; os parceiros e as entidades beneficiadas, entre outros. Os participantes receberam certificados.
A nutricionista destacou que o local recebe muita doação de hortifruti, mas também é importante oferecerem outros tipos de produtos às entidades, garantindo assim, a segurança alimentar completa.
“Atualmente só recebemos alimentos “in natura”, aqueles que não passaram por nenhum processamento, que estão no seu estado natural. Está em estudo acrescentarmos na parceria enlatados, frios e produtos não perecíveis que, por algum problema, o comércio não conseguiu trocar, mas que está em bom estado de consumo”, explicou.

#PraCegoVer: oito pessoas em uma sala posando para foto segurando certificado. A maioria veste calça jeans e camiseta verde. Ao fundo há um telão com material do curso
Paula ainda alertou durante o treinamento que existe um padrão mínimo para a doação ser aceita. “Produtos murchos, flexíveis, danificados por praga, podres, estes, infelizmente devem ir para o lixo, pois oferecem riscos a saúde do consumidor. Por isto é importante se atentar antes que estes fatores aconteçam”, disse.
É fundamental ter uma boa organização em todo processo de entrega dos produtos, desde os alimentos até as caixas em que serão carregados. Caixas sempre limpas e organizadas, com legumes separados das frutas, principalmente aqueles em decomposição mais rápida (morango, melancia).
Em 2018, mais de 60 toneladas de alimentos foram doados ao Banco de Alimentos de Caraguatatuba e doados às entidades sociais do município, beneficiando 3 mil pessoas, de 26 entidades conveniadas com a Prefeitura de Caraguatatuba.
Os interessados em fazer doações podem procurar a equipe do Banco de Alimentos para firmar parceria, por meio de contratos, assegurando receptor e doador. Mais informações pelo telefone (12) 3887-3551; e-mail bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br ou na sede à Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287, bairro Jardim Britânia.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba lança campanha para Imposto de Renda Solidário 2025
Contribuintes de Caraguatatuba já podem destinar parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Pessoa Idosa (FMDPI). A campanha Imposto Solidário 2025 foi lançada nesta semana pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria dos

Informe da Secretaria de Habitação
A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Fundacc reabre inscrições para seleção do Corpo de Baile
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) reabriu as inscrições para a seleção de três bailarinos para compor o Corpo de Baile Municipal. As inscrições devem ser feitas entre os dias 31 de março e 7 de abril de 2025, por meio do link: https://forms.gle/sx2vGaCL8pQa1sFN9. É necessário ter, no

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida

Curso de produção e colheita de cogumelo shiitake capacita agricultores familiares em Caraguatatuba
Agricultores familiares de Caraguatatuba iniciaram o curso de produção e colheita de cogumelo shiitake na quarta-feira (19) e seguem em atividade até esta sexta-feira (21). A capacitação é realizada no sítio São Jorge, da produtora Graziela Frugoli Bustamante, situado no Poço da Anta. É uma parceria entre o Sindicato Rural