Pesquisar No Site
Aluno da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio vence o Geogames

Aluno da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio vence o Geogames
Com direito a torcida organizada das Escolas Municipais de Ensino Fundamental II, o Geogames teve sua final disputada nessa sexta-feira (29), no Teatro Mario Covas. Depois de várias rodadas entre os 22 finalistas, dois de cada unidade escolar, o campeão foi Kauan Barbosa Machado, do 9º ano C, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio.
O adolescente de 13 anos havia disputado o Geogames na escola e ficou em 2º lugar e garantiu uma das vagas na final. Kauan disse que “o jogo foi difícil nas duas etapas e com muito bons competidores”. Por não ter computador em casa, treinou na unidade escolar e no celular, em casa. De acordo com ele, o Geogames facilitou muito o aprendizado.

#PraCegoVer: De pé, no palco do Teatro Mario Covas, da esquerda para a direita, a supervisora Karina Soares, o 2º lugar, Camia Victória, que segura o certificado com a mão direita e o prêmio, um tablet, com a mão esquerda, com a medalha no pescoço, a secretária Márcia Paiva, em seguida, a coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
“É bem legal aprender Geografia, assim, porque não é entediante. A maioria dos países da África não conhecia e alguns da Ásia como Miamar. Também achava que a Dinamarca era muito maior do que é realmente”, contou.
O 2º lugar ficou com a aluna Camila Victória dos Santos Rocha, 13 anos, da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar. “Antes do Geogames nem gostava muito da matéria. Mas, desde o ano passado, participo da competição na escola e passei a estudar mais Geografia. Fiquei muito feliz com o resultado”, revelou. O pai, Élcio Rocha, 43 anos, que foi prestigiar a filha, ficou surpreso com o evento. “É muito bom constatar que a educação não é mais opressora como antigamente. Hoje a criança pode se divertir, jogar e aprender”, observou.
A terceira colocação ficou com Iuri Santos Carvalho Luz, 11 anos, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro. O menino contou que não achou difícil as provas e que também aprendeu sobre países que não conhecia como Iêmem, Myamar e Tailândia. Os pais, Márcio Luiz, 41 anos, e Jaqueline Fernanda, 34 anos, ficaram orgulhosos pelo filho, que já se destacou anteriormente por receber medalha de destaque na redação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) e também na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

#PraCegoVer: De pé, no palco do Teatro Mario Covas, da esquerda para a direita, a supervisora Karina Soares, o 3º lugar, Iuri, que segura o prêmio, uma bicicleta na cor verde, com a medalha no pescoço, a secretária Márcia Paiva segura o certificado entregue ao garoto, em seguida, a coordenadora do Apoio Pedagógico, Alessandra Ciaca. (Foto: Lucas Camargo/PMC)
“O resultado é consequência do esforço dele. Estamos sem computador e o Iuri ficava na escola estudando. Ficamos muito satisfeitos de ver essa participação dos alunos no Geogames”, disse Jaqueline.
A premiação para os alunos foi a seguinte: 1º lugar, um smartphone; 2º lugar, um tablet; 3º lugar, uma bicicleta.
Todos os participantes receberam medalha e certificado bem como os professores de Geografia que realizaram o Geogames nas unidades escolares.
GeoGames – Esse jogo vem sendo colocada em prática desde 2017, do 6º ao 9º ano, na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva), pelo professor de Geografia, Antonio Carlos Oliveira, o Lula.
Ele substituiu as aulas tradicionais de “decoreba” por práticas lúdicas onde o aluno descobre cidades, estados e países em jogos virtuais.
“O Geogames cria estratégias de localização e memorização, capazes de despertar interesse e aumentar a participação dos estudantes na disciplina de Geografia”. O objetivo é ampliar o repertório dos conhecimentos espaciais das crianças e adolescentes; proporcionar habilidades de identificação em mapas; permitir o protagonismo juvenil na construção dos saberes; e potencializar a alfabetização e letramento cartográfico de modo divertido”, explicou Ricardo Quirino, professor da equipe do Apoio Pedagógico, responsável pela organização do Geogames.
A prática pedagógica deu tão certo que o GeoGames foi expandido este ano para outras unidades escolares. As regras para participação foram simples: todos do 6º ao 9º ano poderiam participar das seletivas que se encerram no dia 15 de maço.
Em cada escola, os estudantes passaram por cinco etapas: localizar continentes, cidades brasileiras, países da América do Sul, estados brasileiros e Distrito Federal e, por fim, 58 países importantes nos cinco continentes. Os dois primeiros colocados foram para a final, durante o Educatech 2019.
Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 166 vagas de emprego e novo horário de atendimento
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 166 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (10/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Praça Cândido Mota recebe obras de manutenção do mosaico português
As obras de reassentamento das pedras do mosaico português da calçada da Praça de Cândido Mota, no Centro, foram concluídas nesta quinta-feira (30/1). Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos do Governo Municipal de Caraguatatuba iniciaram a recolocação das pedras portuguesas nos trechos esburacados do espaço público na última terça-feira (28).

Intervenções irregulares na Mococa são fiscalizadas pelo Governo Municipal de Caraguatatuba
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e com o apoio da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou, na última quinta-feira (20), vistoria de intervenções irregulares na Estrada da Hípica, no bairro da Mococa, onde existem algumas construções de residências em local proibido. A

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de crime de desacato e dano ao patrimônio público
Em patrulhamento preventivo pela região central de Caraguatatuba na tarde de segunda-feira (17), os agentes da Guarda Civil Municipal foram alertados por um indivíduo que testemunhou que um terceiro havia acabado de ameaçar e agredir uma banhista caso não desse a ele seu par de chinelos. Durante o processo de

Exibição do filme “Kasa Branca” é atração da Videoteca Lúcio Braun na sexta-feira
O Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), exibe o longa-metragem Kasa Branca nesta sexta-feira (21/2), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba. A sessão é gratuita e tem classificação indicativa de 16 anos. Dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, o filme é