Pesquisar No Site
Munícipes podem adquirir gratuitamente projeto de calçada nos padrões de acessibilidade

Munícipes podem adquirir gratuitamente projeto de calçada nos padrões de acessibilidade
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) possui o serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível, uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências.
O projeto de Calçada Acessível segue orientações da Lei Municipal 2074/13 que orienta três tipos de faixas: serviço, livre e de acesso. A faixa de serviço tem largura mínima de 70 cm, destinada à instalação de equipamentos e mobiliários urbanos (lixeiras, bancos, postes, telefones públicos, sinalização, etc).
A faixa livre deve ser regular, firme, contínua e antiderrapante, preferencialmente de concreto desempenado. Deve ter largura mínima de 1,20 metros, não sendo permitidas quaisquer interferências estruturais. Esta é por onde o pedestre irá passar.
Já a faixa de acesso só pode ser instalada em calçadas com largura mínima de 2 metros, admitindo vegetação, anúncios, veículos, mesas, etc, desde que autorizados pelos órgãos competentes.

#PraCegoVer: antes e depois de calçada: no antes, calçada em obras com terra, com um muro de concreto ao lado, há um poste no meio do espaço e uma caçamba laranja de entulhos na rua; no depois, calçada cimentada pronta, com vegetação na lateral e muro finalizado. (Foto: Divulgação/PMC)
Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, as cidades devem ser projetadas para as pessoas, que primordialmente utilizam a calçada para caminhar. “A acessibilidade das calçadas é uma questão de extrema importância, não apenas para que as pessoas com deficiência consigam transitar, mas para toda a população, como crianças, jovens, adultos e idosos”.
Ele ainda destaca que quando as calçadas não estão acessíveis, todos sofrem. “É enorme a quantidade de acidentes por causa de problemas na calçada. Por isso, é extremamente importante que haja a acessibilidade contínua entre as calçadas do município, fazendo com que as pessoas consigam transitar de um lugar ao outro sem enfrentar dificuldades”, disse.
Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei.
Munícipes que forem notificados, após fiscalização da Secretaria de Urbanismo, devem procurar a Sepedi, no prazo de 30 dias, a partir da data de recebimento do AR (carta registrada), com a notificação para protocolo e orientação.
Em 2018 foram lavrados 936 autos de infração, destes cerca de 500 projetos foram executados. O munícipe que não atender aos critérios corre risco de multa com valor a partir de R$ 1,9 mil.
Importante destacar que, o proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente seu lote e deverá mantê-lo em perfeitas condições de conservação.
É orientado também que se faça o plantio de árvores que não prejudiquem a construção, como pata-de-vaca, resedá, jasmim-manga, quaresmeira, manacá-da-serra-anão, ipê, dama-da-noite, pau-fava, cássia-do-nordeste. Figueira e Chapéu de Sol não são espécies indicadas.
Mais informações e orientações podem ser obtidas na Sepedi, no endereço: Avenida Jorge Burihan, nº 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3050.
Veja Também Recentes

Videoteca Lúcio Braun exibe longa-metragem “Kasa Branca” no dia 21
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui, em parceria com a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), realiza no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, a exibição do longa-metragem “Kasa Branca”. A entrada é gratuita. Com roteiro e direção de Luciano Vidigal, o filme é

“Operação Castelinho de Areia” da Secretaria de Urbanismo notifica quiosques por ocupação irregular em Caraguatatuba
Fiscais de Posturas da Secretaria de Urbanismo entregaram um comunicado aos responsáveis por quiosques na Prainha e na praia Martin de Sá por causa da ocupação irregular da faixa de areia com mesas e cadeiras. A ação, realizada no fim de semana (15 e 16/2), faz parte da operação “Castelinho

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atende denuncia de ameaça familiar
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu denúncia de um indivíduo que invadiu uma residência e ameaçou os moradores no bairro Caputera. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (30), durante uma patrulha preventiva. Os agentes foram acionados pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) para averiguar um desentendimento familiar,

Hospital Regional do Litoral Norte realiza cinco captações de órgãos e beneficia 10 pacientes em janeiro
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) iniciou 2025 com cinco captações de órgãos e tecidos para transplantes, beneficiando 10 pessoas. Desde 2023, a unidade integra o Programa Estadual de Transplantes, com a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). Entre os órgãos captados

Beach Soccer e diversos eventos esportivos marcam fim de semana em Caraguatatuba
Os jogos do Campeonato de Beach Soccer começaram na quinta-feira (30), na Praia do Indaiá, ao lado da pista de bicicross. As partidas reuniram oito times para as primeiras disputas do campeonato. A próxima rodada está marcada para sexta-feira (31), também na Praia do Indaiá. Os jogos programados são: 18h30: