Pesquisar No Site
Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros
Monitores do Programa Praia Acessível passam por treinamento de Primeiros Socorros
Novos monitores contratados para atuar no Programa Praia Acessível participaram na quarta-feira (20/02) de uma capacitação sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo sargento Sidomar do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba.
O treinamento ocorreu na sala de capacitação da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e abordou assuntos como: parada cardiorrespiratória por afogamento, engasgo, desmaio e convulsão.
O sargento ensinou técnicas de massagem cardiopulmonar em caso de afogamento; procedimentos para vítimas de engasgo, cuja ação deve ser rápida e exige rapidez no socorro e em casos de convulsão, que deve-se evitar colocar objetos na boca da pessoa em crise.
“Enquanto aguarda o socorro, segure a cabeça da pessoa para evitar que ela tenha um trauma ao bater no chão e vire-a de lado, para evitar sufocamento, desta forma, a saliva sairá normalmente, sendo dispensável segurar a boca ou língua, como muitos têm costume de fazer”, alertou.
Segundo Sidomar em qualquer situação deve-se acionar a Polícia Militar pelo número 190, SAMU pelo 192 ou Corpo de Bombeiros pelo 193. “Antes de qualquer ação, ligue para os números de emergência, eles são peça principal no socorro das vítimas”, destacou.
Os novos professores são formados em Educação Física e tiveram os projetos selecionados pelo Fundo de Incentivo ao Desporto Amador (Fida), contratados no início do mês de fevereiro.
Programa Praia Acessível – É comandado pela Sepedi em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação. O serviço é realizado de quinta a domingo, na Praia do Centro, ponto fixo de atendimento. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. A visita é gratuita!
Além do banho de mar com cadeiras anfíbias, voltado às pessoas com deficiência e idosos, os visitantes podem usufruir de stand up e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PcD).
No período de Carnaval, o atendimento começa no dia 02/03 (sábado) e segue até o dia 05/03 – terça-feira.
Veja Também Recentes
Empresa EDP é sentenciada a apresentar plano para retirada de cabos e fios caídos em Caraguatatuba
Em decisão proferida pela Justiça, a empresa EDP foi sentenciada a elaborar um plano de trabalho para a limpeza dos cabos e fios caídos na cidade. Além de comprometer a estética urbana, os cabos também representam um sério risco à segurança das pessoas. Desde 2019, a Prefeitura de Caraguatatuba, por
Defesa Civil do Estado alerta para chuvas contínuas em todo litoral de São Paulo
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitiu um alerta de chegada de um sistema de alta pressão próximo à costa do litoral de São Paulo, criando condições para chuvas contínuas. Há previsão de acumulados de precipitação de até 33 mm em 2 horas e de 90 mm em
Prefeitura de Caraguatatuba altera atendimento da Coleta Seletiva e Ecopontos durante Natal e Ano Novo
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá suspender o serviço da Coleta Seletiva nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. Além disso, o serviço não funcionará também nos dias 31 de dezembro e 1º
Prefeitura de Caraguatatuba divulga Calendário Oficial de 2025 e compensações de jornada de trabalho
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba publicou o Calendário Oficial de 2025 (Calendário Municipal) na Edição 1.477 (pág. 63) do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (20/12). Instituído pelo Decreto nº 2/2004, o calendário disciplina o horário de funcionamento das repartições públicas municipais e regulamenta a compensação de
Prefeitura alinha ações de segurança para a Virada do Ano
A Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de ações estratégicas nesta sexta-feira (20/12), em colaboração com a Polícia Militar e representantes da nova gestão de 2025 para garantir a segurança de moradores e visitantes nas festividades de final de ano. As ações fazem parte da Operação Verão 2024/2025. A reunião