Pesquisar No Site
Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil

Atribuições do Conselho Tutelar são alteradas para atendimento mais ágil
Foi aprovado nesta semana um projeto de lei na Câmara de Caraguatatuba que dispõe sobre as atividades, composição e atribuições do Conselho Tutelar do município.
A proposta objetiva adequar a legislação em vigor no município às inovações trazidas pela Lei Federal e resoluções do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que alteraram vários dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, adequa a lei municipal às necessidades atuais dos serviços prestados pelos conselheiros tutelares face a criação de novo conselho tutelar.
Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, levando em consideração que hoje o município conta com 10 conselheiros titulares, fez-se necessário disciplinar, entre outras situações, a jornada de trabalho a ser realizada pelos mesmos. Com isso, o Conselho Tutelar deve funcionar 24 horas todos os dias.
Para tanto, foram previstas, entre outras, as regras mínimas para cumprimento dos plantões noturnos diários e de finais de semana e feriados, além da necessidade de atendimento em ações pré-programadas.
Em Caraguatatuba funcionam dois Conselhos Tutelares, cada qual composto por cinco membros efetivos e três suplentes, escolhidos mediante voto direto, secreto e facultativo.
O Conselheiro Tutelar cumprirá jornada de até 200 horas mensais, sendo 120 horas distribuídas em seis horas diárias, obrigatoriamente na sede do Conselho ou em desenvolvimento de atividades vinculadas ao atendimento à população, inclusive fora da sede.
As demais horas deverão ser distribuídas e executadas em regime de plantão no período noturno, finais de semana e feriados, conforme disposto em Regimento Interno, ou seja, no sistema de revezamento haverá sempre um conselheiro de plantão 24 horas em cada unidade.
Todas as propostas foram sugeridas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAC), cuja minuta foi aprovada em reunião extraordinária do colegiado, ocorrida em 13 de novembro do ano passado.
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Caraguatatuba encerra inscrições para cursos de Almoxarife e Estoquista e Recepção e Atendimento
A administração municipal de Caraguatatuba informa que as inscrições dos cursos de Almoxarife e Estoquista, e de Recepção e Atendimento estão encerradas. A princípio, a data de encerramento era o dia 7 de abril (próxima segunda-feira), mas a alta demanda de inscritos fez a organização dos cursos antecipar o encerramento.

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão