Pesquisar No Site
Caraguatatuba sedia encontro regional de Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos do Idoso

Caraguatatuba sedia encontro regional de Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos do Idoso

#PraCegoVer: várias pessoas sentadas em cadeiras azuis, disponibilizadas em círculos, dentro de uma sala. (Foto: Divulgação/PMC)
Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos do Idoso de 12 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, incluindo Caraguatatuba, se reuniram na quarta-feira (30/01) para discutir avanços nas ações da pessoa idosa na região e buscar aproximar os órgãos.
O encontro foi realizado na Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e reuniu as cidades de Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Cunha, Ilhabela, Lorena, Paraibuna, Pindamonhangaba, Roseira e São Sebastião.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) de Caraguatatuba, Zally Pinto de Queiroz, um dos principais pontos abordados foi a questão do exercício da gratuidade de ônibus interestadual e intermunicipal.
“O direito de acesso gratuito não tem sido feito da forma correta e queremos reivindicar melhores esclarecimentos. Já elaboramos o documento em conjunto para protocolar na empresa responsável”, explicou Zally.
Durante a reunião também foi discutida a relação dos Conselhos e Prefeitura; a principal função do Conselho e dos conselheiros; realização de conferências municipais; além de outras melhorias para sanar problemas regionais relacionados ao idoso.
Zally destacou ainda que a Prefeitura de Caraguatatuba, em especial, a Sepedi, é uma grande parceira nas ações do CMDDI e oferece todo suporte, principalmente nos eventos e atividades que o Conselho promove.
O próximo encontro está marcado para o mês de abril, em Pindamonhangaba.
O CMDDI é vinculado à Sepedi e é constituído como órgão colegiado de caráter permanente. Sua composição é paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, com funções deliberativas, consultivas, normativas e de fiscalização no planejamento e formulação da política municipal das ações voltadas ao atendimento e defesa de pessoas idosas.
As reuniões do Conselho são abertas a população, como observadores e quando inscritos, com direito a voz. A sede fica na Rua Jorge Burihan, nº 10, no bairro Jardim Jaqueira e o telefone é o 3886-3050.
Veja Também Recentes

Nove cidades participam de seletiva para Olimpíadas Especiais das Apaes em Caraguatatuba
Inclusão e superação. O Centro Esportivo Municipal “Ubaldo Gonçalves”, no bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, foi palco, na quarta-feira (19), da seletiva para a formação da equipe das Olimpíadas Especiais das Apaes. Nove cidades participaram do evento, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Biritiba Mirim,

GCM atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na última segunda-feira (31), no bairro Travessão. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima acionou o botão de pânico e informou pelo Centro de Operações Inteligentes (COI) que o indivíduo tentava invadir a sua residência,

Festival Muvúka anuncia artistas selecionados para evento em abril
Dez artistas de Caraguatatuba foram selecionados para compor a primeira edição do Festival de Cultura Afro – Muvúka, que ocorre nos dias 26 e 27 de abril, no Polo Cultural do Bairro do Travessão, localizado na Praça Jorge Castro, 35. A entrada é gratuita e a programação completa será divulgada

Servidores e representantes de entidades parceiras do Governo participam de capacitação sobre Marco Regulatório para o 3º setor
Servidores da Prefeitura de Caraguatatuba e representantes de entidades sociais participaram de uma capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), como é conhecida a Lei nº 13.019/2-14, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), nesta quinta-feira (27). De acordo com a

Nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher toma posse
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, 51,5% da população brasileira é composta por mulheres. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) é um órgão que atua na defesa dos direitos e na promoção de políticas públicas das mulheres. Caraguatatuba elegeu nova diretoria para o Conselho Municipal dos