Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana

Caraguatatuba recebe 1º Congresso de Capoeira Angola no fim de semana
Caraguatatuba recebe entre os dias 18 e 20 de janeiro o 1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’. Grandes mestres do País e convidados internacionais participam do evento que tem por objetivo a valorização da cultura popular brasileira.
A organização é da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e da Escola de Capoeira Angola Rei Zumbi e contra com apoio da e Prefeitura Municipal.
A recepção aos participantes será na sexta-feira (18), às 19h45, no Ilha Morena Clube, localizado no Morro do Algodão. Em seguida, tem apresentação de Moçambique e depois Roda de Capoeira.
A abertura oficial será no sábado (19), às 9h30, na Praça Cândido Moto, no Centro. Ao longo do congresso haverá puxada de rede, oficina de Coco de Roda, Maculelê e Danças Afro e Popular Brasileira.
Edivan Santos é um dos coordenadores e destaca que este congresso é uma troca de experiência entre mestre e alunos. “Queremos discutir os avanços da capoeira, como era, onde vamos chegar”.
O coordenador de Folclore e Tradições Populares da Fundacc, Felipe Leite, destaca que este é o maior evento do gênero realizado no município. “Precisamos, reconhecer, ampliar e proporcionar novas vivências e experiências relacionadas à capoeira. Ela faz parte da nossa história de diversas formas”.
Entre os mestres participantes ele cita Adó, Zeca e Hugo, filhos do Mestre Gato, que treinou 20 anos na academia de Pastinha, um dos precursores da Capoeira Angola. Também estarão presentes profissionais da Paraíba, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Finlândia e Japão.
Diretamente da Ásia, tem Shimamoto Kenichi foi aluno de Mestre Baiano, que está no Litoral Norte desde 1982, e levou a capoeira para a sua cidade, Fukuoka, no Japão, e uma vez por ano retorna a Caraguatatuba onde faz atualização.
Serviço
1º Congresso de Capoeira Angola ‘ Vadiando Entre Amigos’
Dias: 18 a 20 de janeiro 2019
Recepção: 18/01 – 19h45 – Ilha Morena Clube
Abertura: 19/01 – 9h30 – Praça Dr. Cândido Mota
Informações: (12) 3897-5661 com Felipe Leite, (12) 99748.6842 e (12) 98865.5224
Veja Também Recentes

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Caraguatatuba promove mutirão odontológico na rede municipal de saúde
Os pacientes que aguardavam por procedimentos cirúrgicos odontológicos começaram a ser atendidos no último sábado (29), durante mutirão promovido pela Secretaria Municipal de saúde em Caraguatatuba. A ação buscou reduzir a fila de espera por atendimentos especializados e foi realizada no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEO), no setor

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Caraguatatuba apresenta experiência sobre atenção à saúde de adolescentes em evento estadual
Caraguatatuba participa da 38ª edição do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado paralelamente à 21ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e ao 14º Prêmio David Capistrano. O evento é promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (COSEMS/SP) e reúne