Pesquisar No Site
Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP

Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba recebe prêmio “Boas Práticas” em SP
A Prefeitura de Caraguatatuba recebeu o prêmio “Boas Práticas” do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, pelo projeto Bebê-a-Bá, concedido pelo Governo de São Paulo e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A cerimônia de entrega dos troféus foi realizada no Hotel Jaraguá, no Centro de São Paulo, nessa quinta-feira (13).
Representaram o município no evento, o secretário de Saúde Amauri Toledo, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância no município, Sílvia Helena Fernandes da Silva; a secretária de Educação, Márcia Paiva; a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos; e a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina.
O projeto Bebê-a-Bá foi idealizado pela psicóloga Sílvia Helena Fernandes da Silva em parceria com a equipe de Educação Inclusiva e visa o olhar cuidadoso sobre as fases do desenvolvimento do bebê, além de orientar os pais, responsáveis, cuidadores e professores de como estimular a criança adequadamente em diversos ambientes. Desta forma, acompanhar possíveis atrasos no desenvolvimento ou comportamentos atípicos, como por exemplo: rejeição ao peito ou mamadeira, apatia, dificuldade em manter atenção compartilhada com o adulto, não reagir à estímulos sonoros, manter controle e coordenação motora, entre outros.

#PraCegoVer: A psicóloga Sílvia Fernandes, articuladora do Programa Primeiríssima Infância em Caraguatatuba está sentada no palco junto com outros representantes municipais. Ela está fala ao microfone. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
A partir daí surgiu a Cartilha do Desenvolvimento Infantil e o curso de capacitação aos agentes de apoio escolar (AAEs) e agentes de desenvolvimento infantil (ADIs) da rede municipal de ensino para orientar a melhor rotina para as crianças.
“Foi uma surpresa maravilhosa esse prêmio, não esperava. Foi a coroação de um trabalho em equipe feito com muito empenho e carinho”, declarou Sílvia.
Concorreram ao prêmio 132 projetos de 41 municípios paulistas. Ao todo, foram 10 cidades premiadas: Descalvado (SP) – Implantação de Espaços Lúdicos; Ribeira (SP) – Papai Presente; Ilhabela (SP) – Minha Mãe e Eu; Cardoso – Visita Domiciliária; Cabreúva (SP) – A Revolução do Nascimento; Caraguatatuba (SP) – Projeto Bebê-a-Bá; Jundiaí (SP) SPPI ganhando vida própria; e Apiaí (SP) – Visita à maternidade antes do parto.

#PraCegoVer: Sentados em uma mesa, da esquerda para a direita, os secretários de Saúde e Educação, Amauri Toledo e Márcia Paiva, a articuladora do Programa Primeiríssima Infância de Caraguatatuba, Sílvia Helena Fernandes da Silva, a a diretora do setor de Educação Inclusiva da rede municipal de ensino, Adriana Coelho; a coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Lívia Bachiega Yamamura Catarina; e a professora da equipe do Apoio Pedagógico e do Primeiríssima Infância, Janaina Santos. Eles exibem o troféu “Boas Práticas” recebido pelo projeto Bebê-a-Bá. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Primeiríssima Infância
O programa é desenvolvido em 41 municípios paulistas e é voltado para crianças de 0 a 3 anos.
Tem o objetivo de estruturar um modelo de políticas públicas, que envolve desde o gestor municipal e profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social até a família e sociedade, visando a promoção da saúde integral da criança, qualidade de vida, nesses primeiros anos fundamentais, para que no futuro sejam adultos mais felizes e realizados.
O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é articulado pela Secretaria Estadual de Saúde em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (Fmcsv), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Prefeituras Municipais.
Veja Também Recentes

Festival Muvúka promove extensa programação com expressões culturais afro-brasileiras neste fim de semana em Caraguatatuba
O Festival de Cultura Afro – Muvúka é destaque na programação cultural deste fim de semana em Caraguatatuba. No sábado e domingo (26 e 27/4), o Polo Cultural do Travessão, na zona sul da cidade, recebe diversas atrações – apresentações artísticas, palestras (inclusive do Sebrae), fórum cultural, rodas de conversa, oficinas, atividades para as crianças

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Evento de tecnologia de inclusão de gênero é destaque no dia 24 de abril em Caraguatatuba
Caraguatatuba será palco de um importante evento de tecnologia de inclusão de gênero. Trata-se do #ElasTech, que será realizado no dia 24 abril, no Teatro Mário Covas. A data comemora o Dia Internacional das Meninas da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), que conscientiza sobre a necessidade de mais meninas

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso. A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de