Pesquisar No Site
Justiça Federal recebe mostra ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré’, de Wandecok Cavalcanti

Justiça Federal recebe mostra ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré’, de Wandecok Cavalcanti
A exposição ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré’, do santeiro Wandecok Cavalcanti e curadoria de Jorge Brandão, entra em exibição na quarta-feira (19), às 9h, no Salão da Justiça Federal de Caraguatatuba. A mostra trazida pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, conta com 38 obras e estará aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, até 8 de fevereiro de 2019.
Distribuídas de forma cronológica com núcleos dedicados a passagens bíblicas, as obras estão dispostas em 17 cenas, da Anunciação do Anjo a Maria sobre sua gravidez até a Ascensão de Cristo.
As peças com fortes referências tanto à arte popular como barroca, são confeccionadas com terracota e cinco tipos de tonalidades de argila, marfim, preta, creme, shiro e tabaco, utilizadas como recurso para mostrar e enfatizar detalhes como cor de cabelo e rosto. Elaborada em tons naturais, as obras não utilizam pigmento ou pintura.

#PraCegoVer: Homem pousa com esculturas de argila de Maria, São José e menino Jesus
Natural de Caruaru (PE), Wandecok Cavalcanti é autodidata e com facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas nas igrejas e museus dos estados de Pernambuco e Bahia, começou a trabalhar com argila em 1978 na cidade de Tracunhaém (PE), onde desenvolveu uma forma simples de produzir suas esculturas sacras barrocas.
Muitos museus, tanto do Brasil como do exterior têm suas obras nos acervos. Desde 1981, participa de diversas exposições nacionais e latino-americanas em galerias particulares e espaços públicos.
Wandecok possui reconhecimento nacional dentro da área escultórica artística barroca, em cerâmica e em bronze e pinturas com temas primitivos do cotidiano popular.
Além de produzir obras que estão em galerias e coleções particulares, dedica-se a ministrar cursos, palestras e workshops em todo o País. Atualmente, dá workshops e cursos de escultura no Museu de Arte Sacra de São Paulo.
Serviço
Exposição ‘A Trajetória de Jesus de Nazaré sob o olhar Wandecok Cavalcanti’
Dia: de 19/12 a 08/02/2019
Visitação: das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira
Local: São Benedito, 39, Centro (Justiça Federal)
Veja Também Recentes

Grupos de Cultura Popular de Caraguatatuba visitam Museu Afro Brasil
A Cia. de Moçambique do Perequê-Mirim e Grupo Maracatu Odé da Mata, grupos de cultura popular de Caraguatatuba, estiveram no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em São Paulo, em um enriquecedor encontro de intercâmbio cultural no último sábado (5). A ação teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os integrantes

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Representantes de Conselhos Municipais e empresários debatem destinação do Imposto de Renda na Associação Comercial
Os presidentes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) fizeram uma ação conjunta, nesta quinta-feira (24), durante a comemoração de 60 anos da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba para mobilizar e sensibilizar os participantes

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com