Pesquisar No Site
Fórum contra a Violência em Caraguatatuba atrai mais de 200 profissionais

Fórum contra a Violência em Caraguatatuba atrai mais de 200 profissionais
Com a temática “Cuidar, prevenir, proteger e responsabilizar – Um desafio para a rede”, a Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), realiza desde a última quinta-feira (13/12) o 1º Fórum Contra a Violência, no Auditório do Centro Universitário Módulo, na região central. O evento contou com a participação de 250 profissionais das áreas da Saúde, Assistência Social entre outras.
O encontro registrou professores de instituições de cuidados com crianças, mulheres e idosos, usuários dessas instituições, entre outros profissionais ligados à área. A psicóloga e presidente do Comviv, Lídia Ferreira, explica que o objetivo do Fórum é dar um “start” para que a administração pública inicie um trabalho de fortalecimento como rede de apoio. “Precisamos aprender a trabalhar em conjunto e esse é o início das ações que serão desencadeadas em 2019”.

#PraCegoVer: Palestrante fala à plateia no Auditório do Centro Universitário Módulo (Foto: Luis Gava/PMC )
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, destaca que este é o primeiro Fórum contra a Violência que o Comviv realiza em Caraguatatuba. “Este encontro é muito importante para que todos tenham uma visão mais aguçada do que acontece ao nosso redor. É importante também porque reúne vários setores das secretarias envolvidas. Isso nos ajuda a proporcionar uma melhor qualidade de vida para o munícipe”, avalia.
Nesta quinta-feira, quem passou pelo Fórum teve acesso a uma gama de informações relevantes explanadas por profissionais de ponta que atuam no combate à violência no Estado de São Paulo e no Brasil. Entre os palestrantes do dia, estiveram o assessor do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva e Coordenador do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial, doutor Yuri Giuseppe Catiglione; a professora da USP e CCRI, Yeda Oliveira Duarte; e a promotora de Justiça, Assessora do Núcleo de Inclusão Social do CAO Cível e Tutela Coletiva, Fabíola Sucasas.
Foram também ministradas palestras com os profissionais Diego Oliveira da Associação da Parada Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBTSP); a médica Fátima Aparecida Ribeiro e a médica Débora Assis de Oliveira Furlan, técnica da Vigilância de Violências Acidentes (VIVA) e criadora do núcleo VIVA a Paz de São José dos Campos.
A promotora da Vara da Infância e Juventude, Regiane Portes, participante da abertura do Fórum nesta quinta-feira, acredita que Caraguatatuba está à frente nesse trabalho. “Aqui, em Caraguatatuba, trabalhamos com pessoas extremamente engajadas e competentes. Estamos realmente trabalhando em rede pelo idoso, pela criança e adolescente. Acredito que com uma rede tão empenhada como a nossa é possível que a gente consiga prevenir e fortalecer nosso trabalho”, analisou.
Veja Também Recentes

2º De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante é atração neste sábado em Caraguatatuba
Para comemorar o Dia Internacional da Dança lembrado em 29/4, Caraguatatuba recebe no próximo sábado (26) o “2º De Ponta a Ponta”. A classificação é livre e o evento é gratuito. As apresentações serão realizadas em três pontos da cidade, Massaguaçu, Centro e Travessão. No Travessão a apresentação será às

Limpeza de praia mobiliza voluntários no próximo domingo em Caraguatatuba
Com apoio de voluntários, grupos ambientais e instituições parceiras, Caraguatatuba recebe no próximo domingo, 27 de abril, o ‘Projeto Limpeza de Praias’ na Praia do Centro. O evento será realizado das 8h às 11h, com ponto de encontro no Entreposto de Pesca do Camaroeiro. A iniciativa busca sensibilizar a população

Atletas de Judô de Caraguatatuba conquistam ótimos resultados durante festival em Santa Branca
Doze atletas da equipe ‘Judô Sul Caraguatatuba’ participaram de um festival de judô na cidade de Santa Branca, no último domingo (6), e obtiveram ótimos resultados para a cidade. Comandada pelo sensei Kauê Althman, a equipe de judocas treina todas as segundas, quartas e sextas no Centro Integrado de Ações

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.