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Turma de Maternal do CEI no Sertão dos Tourinhos faz apresentação das atividades em italiano para os pais

Publicado em: 30/11/2018
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Turma de Maternal do CEI no Sertão dos Tourinhos faz apresentação das atividades em italiano para os pais

Os alunos do Maternal II, turma C, do CEI Profª Ester Nunes de Souza, no bairro Sertão dos Tourinhos, em Caraguatatuba,  fizeram uma apresentação musical para os pais, nesta sexta-feira (30), da música “Viva la pappa col pomodoro” (viva a papinha com tomate) e de um vídeo com as atividades das aulas de italiano, desenvolvidas em sala entre maio e novembro deste ano.

O projeto “Itália Peri Bambini” é desenvolvido, desde o ano passado, pela agente de desenvolvimento infantil, Cássia Aparecida Gonçalves, com o apoio da diretora Simoni Alves da Silva Rocha, a vice-diretora Ana Flávia de Oliveira, e a coordenadora pedagógica Aline dos Santos Krueger. A educadora é formada em italiano pelo curso oferecido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, iniciado em 2013.

#PraCegoVer: Equipe gestora, professores e agentes de desenvolvimento infantil posam com as crianças da turma do Maternal II C. (Foto: Bianca de Oliveira/PMC)

“Começamos ensinando frutas, legumes e verduras em italiano. Depois fizemos um piquenique, no qual íamos pronunciando e manuseando o nome de cada um. Depois passamos para o nome das cores básicas vermelho, azul, verde, amarelo, branco e preto. Também fizemos o dia da pizza com eles, quando ensinamos os ingredientes em italiano. O material de cada atividade era enviado para casa, no diário escolar para os pais acompanharem. Eles são bem participativos”, contou Cássia.

A professora das crianças, Marta Tanuri, disse que as crianças responderam bem ao aprendizado. “Passamos vídeo com músicas infantis em italiano, desenhos animados. A Cássia trouxe fotos dos lugares e monumentos da viagem que ela fez à Itália, isso tudo enriqueceu muito a cultura deles”, avaliou.

A mãe da Sofia Lauren, 3 anos e meio, Renata dos Santos Amaral, 29 anos,disse que acabou aprendendo a língua por tabela. “Minha filha chegava em casa contando  o nome das coisas que aprendia na escola e também ajudei ela a ensaiar a música da apresentação. Foi  muito interessante para a família”, afirmou.

#PraCegoVer: Em uma sala de aula, pais, alunos, professores educadores e alunos assistem a um vídeo com as atividades no curso de italiano desenvolvida durante o ano letivo. (Foto: Bianca de Oliveira/PMC)

Já o pai do Enzo, 3 anos e 11 meses, Lindomar Paulo de Souza, 35 anos, contou que o filho passou a conversar mais em casa e ensinar aos pais o que aprendia nas aulas. “Ele é um menino que assimila rápido as coisas. Ele hoje associa palavras em português e italiano e explica o significado para a gente. Foi ótimo para o desenvolvimento dele”, avaliou.

A diretora da unidade escolar considera as aulas de italiano um ganho para a vida dos pequenos. “Acredito que essas crianças foram privilegiadas por terem contato com uma segunda língua. Principalmente um ganho cultural. Eles se lembrarão para sempre do que aprenderam”, afirmou.

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