Pesquisar No Site
Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens
Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens
A Prefeitura de Caraguatatuba implantou nesta quarta-feira (14/11), a primeira República do Litoral Norte e Vale do Paraíba, destinada a acolher jovens de 18 a 21 anos de idade, exclusivamente da Casa de Acolhimento, como extensão do Sistema de Garantia de Direitos.
Inicialmente, foi entregue a casa para atender o público feminino. Um espaço completo, com três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de todo o mobiliário. Tem capacidade para atender seis jovens com foco na inclusão social, emancipação e o exercício da cidadania.
A previsão é que, no início do próximo ano, seja implantada a casa na modalidade masculina, também no mesmo padrão.
O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes destacou “É uma satisfação ofertar mais um serviço que só a população tem a ganhar e conto com o apoio de toda equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para garantir o fortalecimento destes jovens.
Presente na visita do espaço, o prefeito Aguilar Junior, ofereceu todo o apoio aos jovens nesta nova fase de amadurecimento. “O que o Poder Público puder fazer para ajudar, vai fazer, conte com a gente”.
“É um serviço essencial que não podia mais ser adiado. É mais uma urgência, que o município implanta, visando sempre o melhor à população. Nosso objetivo é que os jovens levem da casa referências positivas. Que um dia o município foi capaz de acolhê-los e como foi importante este trabalho”, destacou Aguilar Junior.
Também esteve no local, o juiz de direito da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba, Gilberto Alaby Soubihe Filho; a promotora da Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra Regiane Maria Heil Portes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Alves; e a coordenadora da Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini.
O serviço
O tempo de permanência é de até três anos, visando gradual autonomia e independência dos moradores. Para isto, semanalmente os jovens receberão atendimento com assistente social e psicólogo.
O serviço irá preparar os atendidos em como conviver numa gestão coletiva e na construção de regras de convívio, definir a forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.
O equipamento será subsidiado pela Prefeitura de Caraguatatuba, com manutenção, alimentação, locação do imóvel e instalações, além da contratação dos profissionais. A gestão do projeto será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba inicia Campanha Dezembro Vermelho para conscientização sobre HIV/AIDS e ISTs
Nesta segunda-feira (2/12), a Prefeitura de Caraguatatuba deu início à Campanha Dezembro Vermelho, que tem como foco a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês, as ações serão intensificadas para alertar a população sobre a importância dos cuidados
Prefeitura de Caraguatatuba retira cercas irregulares em área pública no Porto Novo
Em uma ação conjunta com a Policia Militar Ambiental, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, retirou as cercas irregulares que começaram a ser instaladas em uma área pública no bairro Porto Novo, região Sul da cidade. A medida foi tomada para coibir a tentativa de apropriação
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores
Disque Dengue atende 721 denúncias de focos do mosquito e Prefeitura reforça importância de eliminar criadouros
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e destaca a atuação do Disque Dengue, canal que já recebeu 721 denúncias neste ano. As denúncias são atendidas por equipes de fiscalização em saúde pública, que visitam os locais denunciados
Veículo de Prefeitura do interior é apreendido em fiscalização por desvio de função pública
A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com a Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU), a Agência de Transporte de São Paulo (Artesp) e a Polícia Militar intensificou as operações que visam coibir o transporte clandestino de passageiros, em especial, em veículos de turismo de um dia. No primeiro final de