Pesquisar No Site
Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência
Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência
Crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Jetuba, Massaguaçu, Casabranca, Porto Novo e Centro lotaram o auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro, nessa quarta-feira (28), para assistir a uma apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência.
A ação faz parte da campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, lançada na segunda-feira (26). A campanha é voltada para dar visibilidade aos atos violentos contra as mulheres, os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.
A peça encenada por crianças e adolescentes frequentadores das oficinas de teatro da Fundacc, gratuitas, conta a história de um pai que chega do interior com o filho para tentar a vida na cidade grande e se depara com uma mulher que explora os cinco filhos, obrigando-os a pedir dinheiro nas ruas. As crianças sofrem humilhações, violência verbal e psicológica por parte da matriarca.
“A ideia é que as crianças reflitam sobre as formas de violência contra elas e que saibam que existe uma rede de apoio e defesa dos seus direitos e onde estão disponíveis” explicou a psicóloga Viviane Veríssimo.
A menina Camilly, 10 anos, disse que o teatro fez com que ela se lembrasse do caso de uma vizinha. “A mãe batia muito na filha e ainda obrigava a menina a pedir dinheiro na rua. A mãe foi denunciada no Conselho Tutelar várias vezes. Ela morreu e a filha foi morar com o pai, que não sabia de nada do que acontecia. A peça mostrou como é triste a vida dessas crianças. Não podemos deixar acontecer, temos que denunciar”, afirmou.
As amigas Rayanne Soares, 17 anos, e Nicole Ribeiro, 18 anos, também se emocionaram com a encenação. Ambas fazem parte do projeto “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CRAS. “Fazemos palestras para crianças e adolescentes sobre os direitos, a rede de proteção que existe no município e como denunciar em caso de qualquer tipo de violência”, explicou Rayanne.
De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade”. A partir dos 14 anos, “a proteção ao trabalho dos adolescentes é regulada por legislação especial, sem prejuízo do disposto nesta Lei” (art. 61). Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
As atividades da campanha dos “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” prosseguirá até o dia 13 de dezembro com programação no CRAS Centro, Sul, Norte, Jetuba e Massaguaçu.
Veja Também Recentes
EC Cruz de Malta é campeão do Campeonato de Futebol Amador da 1º divisão
A final do Campeonato de Futebol Amador da 1ª divisão foi neste domingo (1), e com um placar surpreendente, o EC Cruz de Malta se tornou campeão desta edição, deixando seu adversário C.A Fortaleza com o título de vice-campeão. A partida começou às 11h da manhã, e o EC Cruz
Prefeitura alinha ações de segurança para a Virada do Ano
A Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de ações estratégicas nesta sexta-feira (20/12), em colaboração com a Polícia Militar e representantes da nova gestão de 2025 para garantir a segurança de moradores e visitantes nas festividades de final de ano. As ações fazem parte da Operação Verão 2024/2025. A reunião
Prefeitura de Caraguatatuba reforça pintura da Praça Antônio Fachini na Martim de Sá
A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu a pintura da Praça Antônio Fachini na última segunda-feira (16/12), no bairro Martim de Sá. A Praça Antonio Fachini fica no centro da Avenida Aldino Schiavi, a principal da Martim de Sá, e
Novo Valor de Referência do Município da Prefeitura de Caraguatatuba entra em vigor dia 1º de janeiro
O Valor de Referência do Município (VRM) passará de R$ 4,60 para R$ 4,81 a partir de 1º de janeiro de 2025, em Caraguatatuba. O artigo 299 do Código Tributário do Município prevê a aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para atualização monetária anual do VRM. O
Prefeitura fortalece fiscalização na alta temporada com foco na perturbação do sossego e turismo de um dia
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, tem fortalecido os trabalhos de fiscalização nas praias, comércios e veículos de turismo de um dia, especialmente aos finais de semana. Com a chegada da Temporada de Verão, os fiscais de postura do município também fornecem orientações tanto para moradores