Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades
Em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da coordenadoria municipal de Proteção da Defesa Civil de Caraguatatuba, promoveu Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades do Estado de São Paulo nesta terça e quarta-feira (13 e 14/11) no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba.
Entre as cidades participantes, estavam representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala a representantes da Defesa Civil de todo o Estado no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)
O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior esteve na abertura da oficina e falou sobre a importância do trabalho da Defesa Civil nas ações de prevenções do município. “Fico muito contente em recebê-los para esta oficina. Caraguatatuba é uma cidade em que chove muito, mas colocamos em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e conseguimos dar respostas rápidas à população. Dentro deste plano, cada profissional envolvido sabe qual é o seu papel. Importante que cada secretaria entenda o seu papel e coloque isso em prática. Caraguatatuba é uma cidade resiliente, que sabe o que é sofrer e aprendeu a levantar-se”, destacou.
Além do prefeito de Caraguatatuba, também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior; o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Tato Aguilar; o major da Polícia Militar, Marcelo Vieira, secretários municipais, servidores públicos e convidados.
Esta foi a 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que teve como objetivo capacitar os municípios participantes a atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão. Os participantes têm como meta serem os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a divulgação da Defesa Civil na sociedade.

#PraCegoVer: Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo participam da 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Talita Fernanda/PMC)
Na terça-feira, o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, falou sobre a relevância da humanização em todas as ações da Defesa Civil.
“Nos aproximamos das pessoas na hora mais difícil da vida delas; por isso, precisamos de humildade para lidar com indivíduos desde os mais carentes aos mais ricos. Toda técnica é importante, mas não se esqueçam da sensibilidade do ser humano na hora de abordar cada vítima das chuvas”, alertou. O vice-prefeito destacou ainda que o trabalho da Defesa Civil, muitas vezes, não pode evitar acidentes; mas poderá amenizar os impactos.
O treinamento teórico no auditório foi ministrado pelos profissionais da Defesa Civil de São Paulo, tenente Felipe Zaupa e a meteorologista, Adriana Iwashita. Os participantes também realizaram visita in loco próximo ao Morro Santo Antônio para averiguar os estragos feitos pelas chuvas de março de 2017. Nesta quarta-feira, os participantes reforçaram os conhecimentos sobre o preenchimento da ficha de vistoria técnica mediante atendimentos realizados da Defesa Civil.
Dentro desta ficha, os principais tópicos a serem preenchidos são: caracterização do local; evidências de movimentação; condições da concentração de água; vegetação no talude ou proximidades; tipo de moradia; tipo de movimentação ocorrida ou esperada e grau de risco.
Veja Também Recentes

Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba recebe oficina gratuita de escrita “Jornalismo Literário” nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (17/4), às 18h30, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) recebe a oficina de escrita “Jornalismo Literário”, que será ministrada pela jornalista Mônica Souza, da Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundacc. A ação é gratuita e não é necessário realizar inscrição. Durante a oficina, a

Mais de 5 mil alunos iniciam aulas nas Oficinas Culturais da Fundacc nesta semana
Teve início na última segunda-feira (10/3), as aulas das oficinas culturais oferecidas pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), nos nove polos distribuídos de norte a sul da cidade, nos bairros Perequê-Mirim, Travessão, Morro do Algodão, Poiares, Ponte Seca, Centro, Jetuba e Massaguaçu, além do Polo Cultural Profª Adaly

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes abre inscrições para novos alunos
Estão abertas as inscrições para a escola de música da Banda Municipal Carlos Gomes entre os dias 19 e 28 de março. Não é necessário ter conhecimento prévio de música para participar e as aulas são gratuitas. Os instrumentos disponíveis são saxofone, flauta transversal, clarinete, metais agudos (trompete e trompa),

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o