Pesquisar No Site
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
![IMG2 IMG2](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/11/IMG2-1-e1541096689995-825x305.jpg)
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação
Como parte do Projeto Hortas Educativas, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria entre as Secretaria de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), professores e voluntários participaram ontem (31/10) da palestra “Implantação de horta educativa e melhores práticas”. O objeto é formar voluntários de cada escola, que sejam responsáveis pela criação da horta, além de implantar melhores práticas para continuidade de seus cuidados.
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/11/IMG1-1.jpg)
#PraCegoVer: Um palestrante em pé fazendo a explicação dos slides, enquanto todos os participantes estão sentados atentos na palestra. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)
A responsável por Projetos Ambientais da SEDUC, Cida Alves, disse que, como alguns pais já participavam como voluntários do projeto, foram abertas vagas para que eles também pudessem participar. Além disso, para escolas particulares que mostraram interesse também foi fornecida uma autorização para que pudessem participar.
Os assuntos abordados na palestra foram: benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar; escolha do local; preparo da terra; o que plantar; escolha da espécie de planta; entre outros temas. O treinamento foi ministrado pela técnica em agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.
De acordo com Fabio Souza, formado em Ciências Biológicas e responsável pelo projeto Hortas Educativas, a ideia é que cada voluntário seja um disseminador de conhecimento na própria entidade escolar.
A agente administrativa, Christiane Netto, da escola municipal EMEI/EMEF Masako Sone, no Pegorely, disse que pretende se aprofundar no assunto, além de incentivar os alunos com a alimentação saudável e destacou a importância de chamar os pais para participarem da atividade. “É bom envolver pais, alunos e professores no projeto da horta, porque quando a comunidade se une, tudo melhora”, afirmou.
O professor de Ciências, Eduardo Patah, do Colégio Internacional Batista, parabenizou a Prefeitura e disse que a palestra superou suas expectativas. “Foi fenomenal! É uma troca de experiências, você consegue aprender e absorver coisas que você nem imagina”, concluiu.
A horta educativa tem o principal objetivo de estimular a interação entre os alunos, além de conscientizar sobre questões ambientais e a importância da alimentação saudável. O projeto também pontua para o Programa Município Verde Azul, um projeto lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.
Veja Também Recentes
![Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega à 14ª edição em Caraguatatuba Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega à 14ª edição em Caraguatatuba](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/Prefeitura-Municipal-de-Caraguatatuba-Pier-do-Camaroeiro-Fernando-Matos-530x530.jpg)
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega à 14ª edição em Caraguatatuba
A XIV Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada neste domingo (2), a partir das 14h, na Praia do Aruan, em frente ao quiosque 39 em Caraguatatuba. O evento integra o Calendário de Eventos do Município e é organizado pela comunidade católica, por meio da Catedral do Divino Espírito
![‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira ‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/0f847129-c78d-4c1c-84bd-92fd02cda683-1-e1737028598676-530x530.jpg)
‘Aulão’ Gratuito de dança e atividades físicas é atração em Caraguatatuba nesta sexta-feira
Os professores de Educação Física e Dança do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) da Prefeitura de Caraguatatuba realizam nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, aulas de alongamento, ginástica funcional, balance e dança, na Praça da Cultura, no Centro, a partir das 8h.
![Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/1-7-530x530.jpg)
Vigilância Sanitária fecha açougue em Caraguatatuba por irregularidades
A Vigilância Sanitária atendeu, na quarta-feira (15), uma denúncia relacionada à venda de carnes impróprias e à fabricação irregular de linguiças em um açougue na região Sul. Durante a fiscalização, a equipe encontrou o estabelecimento em condições inadequadas de higiene e organização, com carnes armazenadas de maneira imprópria em uma
![IMG_6736 IMG_6736](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_6736-530x530.jpg)
Defesa Civil de Caraguatatuba desobstrui rua interditada por galho de árvore
A Defesa Civil de Caraguatatuba desbloqueou na última segunda-feira (27/1), a Rua Santa Cruz, no Centro. A via ficou interditada por cerca de meia-hora, após o galho de uma goiabeira engatar na carroceria de um caminhão que trafegava pelo local na altura do cruzamento com a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta.
![Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/728d7a19-3cd2-450b-9f67-80247bc08b76-530x530.jpg)
Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, recomenda aos usuários do transporte escolar para os cuidados que devem tomar antes de contratar o serviço, na semana de volta às aulas. Para que o veículo possa transportar alunos das redes municipal e estadual, e