Pesquisar No Site

16 Dias de Ativismo pela Não Violência tem início em Caraguatatuba

Destaques
01bfec6b-f295-4aca-9095-27bb0d9161b2
16 Dias de Ativismo pela Não Violência tem início em Caraguatatuba

O prefeito Aguilar Junior acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania Jonas Fontes lançaram oficialmente a campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos”, nesta segunda-feira (26), no auditório da Fundacc, no Centro.

Esse evento é realizado mundialmente, entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foi iniciado em 1991, quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), iniciaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

A proposta do movimento em Caraguatatuba é mais ampla, pois os gestores das políticas públicas entendem que a violência é uma questão Social e de Saúde Pública, portanto, no município, a campanha é voltada não só para dar visibilidade aos atos violentos contra mulheres, mas também contra os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.

“Nosso trabalho é o de conscientização e fortalecimentos das mulheres para que elas não aceitem e denunciem as violências sofridas. Esses 16 dias serão de conscientização, mas estaremos os 365 dias do ano no combate à violência contra a mulher, ao idoso, à criança em uma frente de parceria entre o Social, a Saúde e a Educação”, declarou Aguilar Junior.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior no palco do anfiteatro da Fundacc, no Centro, faz a abertura da Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Ao lado estão o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Graziela Maria Chacon Borba, Ana Maria Magagnini coordenadora da Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e os vereadores Fernando Augusto da Silva Ferreira e José Eduardo da Silva. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Já o secretário Jonas Fontes, a presidente do Conselho, Graziela Maria Chacon Borba, Ana Maria Magagnini reforçaram que a luta de conscientização e o fortalecimento junto às pessoas afetadas pela violência têm que ser diária.

Em seguida houve a apresentação teatral “Mulheres Guerreiras” com as alunas do curso de teatro da Fundacc do núcleo Morro do Algodão, Hevellim Rejane, 14 anos, Juliene Souza Santos, 14 anos, Lara Katglen Oliveira Batista, 13 anos e Miquel Sanches, 13 anos, que abordaram experiências de agressões sofridas pelas mulheres por parte de companheiros, feminicídio, casos diários divulgados nos meios de comunicação e reforçaram que, apesar da sociedade machista, a culpa não é da mulher e sim do agressor.

Para encerrar, os psicólogos Ricardo Xavier de Araújo e Gisele de Jesus Silva abordaram, especificamente, a violência contra a mulher negra.

“A proposta é que o ativismo comece não no dia 25 de novembro e sim no dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra. No nosso trabalho diário temos que trabalhar entre nós profissionais e junto aos assistidos o conteúdo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e isso passa pela questão da raça/cor já que mulheres negras são a maior parte das vítimas”, alertou Araújo.

De acordo com estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), nos últimos 10 anos, 71% das mulheres assassinadas eram negras. Também neste período, a violência contra mulheres negras aumentou em 15,4% e contra as brancas diminuiu em 8%.

“Para mudarmos esses dados temos que encarar o fato de que a rede de proteção a uma mulher branca é diferente de uma mulher negra justamente pelo preconceito.  Por que as expressões “neguinho”, “da cor do pecado”, “cabelo ruim”, entre outras, carregadas de racismo, ainda são muito utilizadas cotidianamente. A mudança desses dados alarmantes do IPEA precisa ser trabalhado na convivência diárias entre as pessoas”, ressaltou Gisele.

História – Em 25 de novembro de 1999, a Assembleia Geral da ONU proclamava esta data como Dia Internacional para Eliminação da Violência Contra a Mulher, a fim de estimular que o Poder Público e a Sociedade Civil organizada, Nacional e Internacional, realizassem eventos anuais com o propósito de erradicação da violência contra a mulher.

A data foi escolhida no primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, para homenagear as irmãs Maria Teresa, Minerva e Patria Mirabal, Las Mariposas, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs haviam sido presas e torturadas várias vezes, apesar disso, continuavam a luta contra a ditadura. A morte violenta delas causou grande comoção na República Dominicana com repercussão mundial.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

AA Caputera, Trem Bala FC, União Colonial e Amigos disputam semifinal do Campeonato Amador de Futebol 3ª Divisão
AA Caputera, Trem Bala FC, União Colonial e Amigos disputam semifinal do Campeonato Amador de Futebol 3ª Divisão

Após uma emocionante rodada de quartas de final do Campeonato Amador de Futebol 3ª Divisão, realizado no Campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), as equipes AA Caputera, Amigos, Trem Bala FC e União Colonial avançaram para a semifinal e garantiram lugar na Segunda Divisão de 2025. Os jogos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/06/2024
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara
Forró é destaque em Caraguatatuba e ganha festa junina na Praça do Caiçara

No próximo dia 23 de junho, dia de São João, acontece às 18 horas, na Praça do Caiçara, a festa junina dos forrozeiros de Caraguatatuba. A ação promovida pelo coletivo Forró de Todos, conta com o apoio da Fundacc e levará para o público, atrações com DJ, o som e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/06/2024
Anna Luiza Pimpão é homenageada no Troféu Ayrton Senna
Anna Luiza Pimpão recebe homenagem no Troféu Ayrton Senna

Na cerimônia de abertura do evento, a pilota de Caraguatatuba conquistou o troféu Power Woman de kart Anna Luiza Pimpão, pilota de Caraguatatuba, dominou as pistas do Troféu Ayrton Senna, no Speed Park, em Birigui (SP). Em um final de semana de disputas intensas, ela conquistou o troféu Power Woman

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 12/06/2024
Imagens do COI identificam trio e veículo envolvidos em ocorrência no centro de Caraguatatuba
Imagens do COI identificam trio e veículo envolvidos em ocorrência no centro de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que, depois de ter conhecimento de um caso de um homem que atirou contra uma boate no centro de Caraguatatuba na madrugada de sexta (7/6) para sábado (8/6), acionou as câmeras de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI). A informação chegou para as

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/06/2024
Sabesp realizará serviços de manutenção em reservatório de água em Caraguatatuba
Sabesp realizará serviços de manutenção em reservatório de água em Caraguatatuba

Com o objetivo de assegurar a qualidade da água distribuída à população, a Sabesp vai realizar na próxima quarta-feira (12) inspeção e manutenção preventiva, com limpeza e desinfecção em um dos reservatórios da Estação de Tratamento de Água de Caraguatatuba, a ETA Porto Novo. Durante o serviço, poderá ocorrer baixa

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 10/06/2024