Pesquisar No Site
Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola

Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola

#PraCegoVer: Prato com pernil e legumes
Depois de uma maratona de experimentação em 29 unidades escolares, em dois meses e duas semanas, a equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação anunciou nesta segunda-feira (22), as três receitas finalistas do Concurso Masterchef na Escola.
Foram selecionados os pratos “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim); “Pernil na cebola dourada” das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga); e “Macarrão a Pepa Pig” de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).
O concurso foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

#PraCegoVer: Prato com macarrão pernil e legumes
A carne de porco possui menos colesterol e gordura do que de alguns cortes da carne de frango, por exemplo, além de ser fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e zinco.
“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou a diretora do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e nutricionista, Fernanda Nunes Pereira.
Outra nutricionista da equipe, Karina Tavares Magalhães, ficou surpresa com a adesão à competição. “Todas as participantes se empenharam muito. Para nós da comissão julgadora foi difícil escolher apenas três”, declarou.
De acordo com José Maria Pereira, chefe de apoio à Nutrição, foi muito emocionante ver o envolvimento das cozinheiras: “Na apresentação do EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), choramos com o depoimento das merendeiras, durante a apresentação do prato. Elas fizeram questão de frisar que trabalham com amor”, contou.
Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.
Ao saber da notícia Flávia Márcia Dutra Mendes, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse, vibrou: “Nosso pensamento ao elaborar a receita levar em conta o gosto das crianças aqui do CEI. Macarrão eles adoram. Fizemos a carne com legumes (cenoura, abobrinha e mandioquinha) e misturamos na massa. De acompanhamento fizemos farofa com cebola, cenoura e couve”.
As cozinheiras da escola no bairro Tabatinga disseram que foi a primeira vez que ambas participaram de um concurso: “Para nós foi um aprendizado. Ficamos superfelizes em sermos finalistas. Fazemos a comida para nossas crianças com muito carinho”, afirmou Roselene.
Nascida em Minas Gerais, Lair disse que se inspirou nas receitas da tradicional cozinha mineira. “Temperamos a carne, suavemente, por causa dos pequenos e colocamos para cozinhar com cenouras inteiras e cebola. Depois tiramos a cenoura e batemos com o molho de tomate, jogamos na carne para engrossar. Para acompanhar tem polenta (angu)”, explicou.
A próxima etapa do concurso será a experimentação. Na quarta-feira, os alunos da EMEF Prof Antonio de Freitas Avelar degustaram o prato “Pernil na Cebola Dourada”. Na quinta-feira, será a vez dos alunos da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio provarem o “Macarrão a Pepa Pig” e, na sexta-feira, os estudantes da EMEF Profª Jane Urbano Focesi saboreiam a “Carne de Porco à Mineira”. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem em cada escola.
O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.
Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes onde receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.
Veja Também Recentes

Projeto Bombeiro na Escola forma alunos da EMEF Prof.º Euclydes Ferreira
Cerca de 200 alunos dos 8º anos da EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no Perequê-Mirim, se formaram no Projeto Bombeiro na Escola, realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, na última quarta-feira (26). Os alunos foram homenageados pela equipe gestora da unidade e pelas autoridades

Caraguatatuba recebe exposição ‘A Grande Maloca’ em comemoração ao aniversário da cidade
A exposição artística de ‘A Grande Maloca’, do Grupo Ubuntu Caraguatatuba – Ceramistas celebra o aniversário de 168 anos de Caraguatatuba e o Dia dos Povos Indígenas (19 de abril). A mostra está aberta ao público a partir de terça-feira, 1º de abril, e permanece em cartaz durante todo o

Enxadrista de Caraguatatuba vence 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar
Caraguatatuba se destacou na 1ª etapa do Circuito Valeparaibano de Xadrez Escolar, realizada na cidade de Tremembé. O aluno João Ricardo Kirsh Fernandes, da Escola Estadual Ismael Iglesias, conquistou o 1º lugar na categoria Sub14. O evento faz parte do calendário esportivo educacional do Vale do Paraíba e contou com

Caraguatatuba promove eventos sobre saúde bucal nas escolas municipais em maio
Diversos eventos marcam a divulgação do Projeto Dentista na Escola nos dias 17, 24 e 31 de maio, para alunos da rede municipal de ensino. As ações serão realizadas em três regiões da cidade, sempre em uma escola-sede, com a participação aberta a alunos e familiares, inclusive de outras escolas

Caraguatatuba oferece 171 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 171 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor