Pesquisar No Site

Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

Publicado em: 11/10/2018
IMG_1007
Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

No 1º Fórum de Esportes e Promoção da Saúde, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Phorte Educação, quarta-feira (10/10), no Teatro Mario Covas, a professora doutora Bruna Oneda, foi categórica ao afirmar que a obesidade de crianças e adolescentes já é uma epidemia mundial e que a solução passa por uma parceria entre pais e professores para combater esse distúrbio.

A OMS define a obesidade com base no Índice de Massa Corporal (IMC) — calculado por meio da divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Um indivíduo com um IMC de 25 pode ser considerado acima do peso e a partir de 30, obeso.

Na palestra cujo tema foi “Obesidade e exercício físico em diferentes faixas etárias”, Oneda afirmou que é possível modificar o estilo de vida, adotando atividades físicas regulares e alimentação balanceada. De acordo com a especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Resistido na Saúde, as pessoas, em geral, precisam mudar essa cultura de assistir TV, usar o tablete ou ver filmes, comendo algo.

“Não é gordofobia como muitos querem fazer acreditar. É realmente um problema que precisa ser encarado de frente. Os exames de sangue das pessoas acima do peso permanecem dentro da normalidade até por volta dos 40 anos. Porém, o efeito no organismo é cumulativo. As consequências serão sentidas posteriormente, com o aparecimento de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e doenças do coração. A obesidade se combate com conhecimento”, destacou.

Sobre os dados da rede escolar municipal coletados pela equipe de projetos da Secretaria de Educação, no Programa Boa Medida, que revelou que 38% dos alunos estão acima do peso ideal, a palestrante disse que é preciso firmar uma parceria com os pais e responsáveis, além da alimentação balanceada.

“Também é preciso que as aulas de educação física tenham tempo suficiente para proporcionar aos alunos gasto calórico. Com os programas Boa Medida e Caraguá Mais Saudável, o município tem excelentes ferramentas para combater a obesidade na rede escolar”, afirmou.

Prestigiaram o evento o secretário de Saúde, Amauri Toledo, representando do prefeito Aguilar Júnior; de Educação, Márcia Paiva; de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva; de Administração, Ricardo Romera Neto; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar e os vereadores Evandro do Nascimento e Francisco Carlos Marcelino.

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

Boa Medida e Caraguá mais Saudável – O programa Boa Medida foi desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação e tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.

O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

Já o Programa Caraguá mais Saudável, desenvolvido pela equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados. Para isso um grupo de nutricionistas percorre as escolas demonstrando o quanto de sal, açúcar e gorduras estão presentes em vários alimentos como refrigerantes, sucos, massas, doces e salgados.

Dados da OMS – No ano passado, a Organização Mundial de Saúde em parceria com o Imperial College de Londres divulgaram o maior levantamento epidemiológico já realizado no mundo sobre obesidade.

Foi constatado que a obesidade cresceu 11 vezes entre jovens nas últimas quatro décadas. A prevalência de obesidade mundial em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior no mesmo período: saiu de apenas 0,9% para 7,8%.

Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016. Há ainda mais 213 milhões nessa faixa etária que apresentam sobrepeso e estão no limiar da obesidade.

Para a OMS o estudo revela uma verdadeira epidemia global. O fenômeno do aumento de peso está acontecendo em todos os continentes, mas a tendência é mais preocupante nos países pobres e emergentes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas
Jogos remarcados do Campeonato Municipal de Beach Soccer têm datas definidas

O Governo Municipal de Caraguatatuba divulgou as novas datas dos jogos do Campeonato Municipal de Beach Soccer, que foram suspensos devido às fortes chuvas nos dias 29 de janeiro e 13 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, as partidas serão realizadas no campo de Beach

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/02/2025
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas

O Governo Municipal de Caraguatatuba deu início ao segundo ano do Projeto Cárie Zero durante o “Dia da Família na Escola”, realizado no último sábado (22). Um projeto executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa reuniu dentistas e auxiliares de saúde bucal da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/02/2025
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba fortalece parceria com Clube dos Aventureiros e Desbravadores
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba fortalece parceria com Clube dos Aventureiros e Desbravadores

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba mantém uma cooperação estratégica com o Clube dos Aventureiros e Desbravadores, programa desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e voltado ao público infantojuvenil. A iniciativa tem como objetivo estreitar os laços entre os jovens e a Guarda Civil Municipal, promove conscientização sobre a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/02/2025
Contribuintes podem quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 10% de desconto até quinta-feira
Contribuintes podem quitar IPTU 2025 de Caraguatatuba com 10% de desconto até quinta-feira

O desconto de 10% no pagamento à vista na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 vence na próxima quinta-feira (20/2). O Governo Municipal distribuiu 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. O contribuinte também tem a opção de pagar a cota única do IPTU, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 18/02/2025
Inscrições abertas para as Oficinas Culturais 2025
Inscrições abertas para Oficinas Culturais 2025

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) iniciou na segunda-feira (24/2) as inscrições para as Oficinas Culturais 2025. Os interessados devem comparecer ao polo cultural mais próximo, portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço atualizado. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal ou apresentar

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 25/02/2025