Pesquisar No Site
Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes
Capacitação aborda prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes
Por dia, uma em cada cinco crianças sofre algum tipo de violência sexual. Até os 12 anos de idade, 36% das meninas e 27% dos meninos passam ou passaram por algum tipo de abuso.
Com o tema “Prevenção de violência sexual para crianças e adolescentes na perspectiva da autoproteção”, profissionais das áreas de saúde, educação e social participaram de uma capacitação nos dias 2 e 3 de outubro.
O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no Teatro Mario Covas, que reuniu mais de 300 pessoas que atuam diretamente com crianças e adolescentes (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil – ADI), educadores sociais, agentes comunitários de saúde, professores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.
Ministrada pela pedagoga e especialista em Educação Sexual, Caroline Arcari, a capacitação mostrou a importância de promover a educação sexual, como forma de prevenir e detectar a violência sexual infanto-juvenil, por meio da formação dos atores que atuam diretamente com esse público.
“Ao contrário do que muitos pensam, falar sobre o assunto de forma lúdica com as crianças, não faz com que incentive algo, mas sim, quanto mais informadas sobre o que pode e o que não pode, serão mais protegidas e reconhecerão qualquer prática que não seja normal”, explica Caroline.
A pedagoga ainda conta que, em 80% dos casos, o abusador é alguém conhecido da vítima. “Ela conhece a pessoa, tem afeto, carinho e cria uma dependência emocional. É uma situação progressiva. Quando chega ao serviço de denúncia, geralmente já acontece há muito tempo”.
Normalmente, quem violenta, quer que os episódios durem o mais tempo possível e cria um processo de sedução. “Ele faz com quem a vítima não sinta dor, mostra que ela é especial, dá presentes e tudo acontece aos poucos. Por isso, é muito importante conversar com a criança e saber com quem ela anda tendo contato, se é algo saudável ou não”, explica a palestrante.
Caroline é autora de quatro livros infantis da coleção PIPO E FIFI; um premiado livro infantil que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos três anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.
Também estiveram presentes na abertura do evento, o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, a presidente do CMDCA, Cintia Alves e o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.
A capacitação é promovida pelo CMDCA com recurso do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Ao final do encontro, os participantes receberam certificados e o livro da palestrante. Conheça mais sobre o projeto: https://www.pipoefifi.com.br/.
Denúncia – O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Os denunciantes também podem entrar em contato com o Conselho Tutelar; Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.
Serviço
Creas: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan – Telefone (12) 3882- 5236
Polícia Militar: 190
Conselho Tutelar: Rua Olimpio José de Oliveira, 779 – Jardim Jaqueira – Telefone: (12) 3882-1690 / 99723-6758 (Plantão)
Fotos: Lucas Carvalho & Cláudio Gomes/PMC
Veja Também Recentes
Centro de Educação Ambiental do Parque do Juqueriquerê é interditado para reparos
O Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no Porto Novo, em Caraguatatuba, foi temporariamente interditado para reparos no telhado. A visitação ao parque segue normalmente. Totalmente integrado à natureza, o parque foi construído em uma área de 5.298,17 m² dos 35 mil m² da Unidade de
Lar São Francisco assume administração da Instituição de Longa Permanência em Caraguatatuba
A Organização Social Lar São Francisco, desde o dia 1º de novembro, assumiu a administração da Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP). A medida foi tomada após o término do contrato de gestão 145/2023, firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a
A.A. Corinthians vence o Campeonato de Futebol Amador da 2ª Divisão
Após partidas intensas, A.A. Corinthians venceu por 2 a 0 nos pênaltis e se torna campeão do Futebol Amador da 2ª Divisão. Seu adversário, E.C. Travessão, conquistou o título de vice-campeão. O jogo foi desafiador; Clayton Thiago marcou o gol que garantiu o empate para o time, mas foi nos
Feiras de Artes e Artesanatos do Centro e Martim de Sá continuam com vagas disponíveis para novos expositores
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, abriu nesta terça-feira (12), novo edital de chamamento para seis vagas remanescentes de novos expositores na Feira Municipal de Artes e Artesanato de Caraguatatuba (Femaac), dos polos da Praça Diógenes Ribeiro de Lima (Centro) e da Praça Antônio Fachini (Martim
Caraguatatuba recebe 19º Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado
Caraguatatuba será palco do XIX Campeonato Brasileiro de Kyokushinkaikan Karatê neste sábado (16), a partir das 9h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O evento reunirá atletas de mais de 25 cidades de todo o Brasil, incluindo localidades como Mogi da Cruzes, Taubaté, São Sebastião, São Paulo e até mais