Pesquisar No Site
Aguilar Junior sanciona lei do Conselho da Juventude com a presença de jovens lideranças
Aguilar Junior sanciona lei do Conselho da Juventude com a presença de jovens lideranças
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, sancionou hoje (17/10) a lei que cria o Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), órgão colegiado permanente de caráter consultivo e deliberativo das políticas públicas direcionadas à juventude.
Participaram da cerimônia de assinatura do documento lideranças representativas dos jovens (movimentos sociais e igrejas) e o Chefe de Gabinete, Marcos Freire.
Ao agradecer a presença dos jovens, o prefeito Aguilar Junior falou sobre o grande desafio que é hoje implantar ações voltadas à juventude. “Com a criação do Conjuve, criamos um fórum para discussão de ideias e definição de ações. A partir da criação desse Conselho, temos a oportunidade de definir o que queremos para os jovens de Caraguatatuba”.
João Pereira Neto, da União da Juventude Socialista (UJS), parabenizou a iniciativa da administração. “É um marco termos um conselho representativo para discutir as ações em prol da juventude. Fico emocionado em ver o prefeito cumprir uma meta estabelecida no seu plano de governo”, destaca.
Já Stephane Rocha, também da UJS, entende que o Conselho da Juventude será a melhor forma de integração dos jovens. “Vamos reunir o maior número de segmentos e discutir planos para a juventude, de forma técnica e em parceria com a Prefeitura, mas sem cunho político”.
Nos próximos dias será nomeada uma comissão para buscar o engajamento dos jovens na formação do Conjuve, que será paritário, composto por 16 membros titulares e respectivos suplentes.
O Conselho da Juventude será dividido da seguinte forma: oito representantes do Poder Público (sendo um representante do Gabinete do Prefeito, um representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, um representante da Fundacc, um representante da Secretaria de Educação, um representante da Secretaria de Esportes e Recreação e um representante da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento); um representante da Câmara Municipal; um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; oito representantes da Sociedade Civil (um representante dos estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escola localizada no município de Caraguatatuba; um representante dos estudantes matriculados no Ensino Superior em Caraguatatuba; dois representantes de organismos religiosos distintos ligados à juventude; dois representantes de entidades, institutos, movimentos ou organizações que tenham representação e/ou prestem serviços direcionados à juventude; e dois representantes dos movimentos de manifestação cultural).
Os membros do Conjuve terão mandato de dois anos, permitida uma recondução. A exigência é ter idade igual ou superior a 16 anos e igual ou inferior a 29 anos no momento da postulação do cargo.
Atribuições
Entre as atribuições do Conselho Municipal da Juventude está o estudo, discussão e proposição de planos e projetos relacionados à juventude, bem como colaborar com a administração municipal a implementação de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades da juventude.
Outra importante ação do Conjuve será a proposição de canais de participação dos jovens junto aos órgãos municipais e fomentar o associativismo juvenil.
E por fim, examinar propostas, denúncias e queixas relacionadas a ações voltadas na área de juventude. A cada dois anos, o Conjuve convocará a Conferência Municipal da Juventude para discutir e colocar em votação as propostas.
Veja Também Recentes
Aplicativo “SOS Caraguá pra Elas” segue prestando pronta assistência às mulheres vítimas de violência
O aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que presta ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município, foi acionado no dia 18 de novembro e a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio do Centro de Operações de Inteligência (COI), conseguiu prender o indivíduo por descumprimento de medida protetiva. A
Fundacc apresenta programação especial de encerramento das Oficinas Culturais com o tema “Mar de Cordel”
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) deu início às atividades de encerramento e certificação das oficinas culturais de 2024 com uma programação especial que tem como tema central “Mar de Cordel”. São apresentações de dança, música, artes plásticas, literatura, libras, audiovisual, fotografia, artesanato e capoeira com diversas performances
Alistados de 2024 podem retirar certificados de reservistas na Junta do Serviço Militar de Caraguatatuba
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar (certificado de reservista) estão disponíveis para a retirada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Junta Militar de Caraguatatuba, no Centro. Em 2024, os brasileiros do sexo masculino nascidos em 2006 fizeram o alistamento obrigatório no Exército, Marinha ou
Atletas de Caraguatatuba se destacam no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e se preparam para o Mundial
Três atletas do CT Caraguatá tiveram um desempenho notável na 10ª Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, disputado na última semana em Copacabana (RJ). Kawane Caldeira e Solange conquistaram o vice-campeonato, marcando a segunda vez que Kawane alcança essa colocação em 2024. Ao mesmo tempo, Lucília Rosa e
EMEF Professora Maria Moraes promove concurso de enfeites natalinos com materiais recicláveis para encerrar ano letivo
Mais de 200 enfeites de Natal já foram produzidos pelos alunos e alunas da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, e já enfeitam as dependências da unidade escolar. Os trabalhos concorrem a uma premiação no dia 7 de dezembro, no Dia da Família na Escola. A ideia