Pesquisar No Site
Quinhentos e cinquenta jovens reservistas prestam juramento à Bandeira do Brasil em Caraguatatuba
Quinhentos e cinquenta jovens reservistas prestam juramento à Bandeira do Brasil em Caraguatatuba
Cerca de 550 firmaram o Compromisso à Bandeira Nacional na sexta-feira (28/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, em Caraguatatuba. Os jovens nascidos em 2000 e anos anteriores foram dispensados do Exército Brasileiro por excesso de contingente.
A solenidade contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, que representou o prefeito Aguilar Junior na cerimônia; do delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o 1º tenente do exército Carlos Fernando Oliveira; do comandante do 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral Norte), capitão PM Newton Kruger Júnior; do comandante da 2ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior/I (20º BPM/I), capitão PM Luis Fernando Oliveira; do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria; do secretário de Esportes e Recreação, Edvaldo Ormindo; do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Leonardo Macedo; do vereador Denis Guerra, além de militares e familiares dos adolescentes.
O delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o 1º tenente do exército Carlos Fernando Oliveira, disse que o alistamento no Exército Brasileiro foi a primeira obrigação dos jovens cumprida na maioridade.
“Em uma época em que a sociedade só se preocupa com direitos, vocês exerceram seu dever primeiro, para exigir seus direitos”, reconhece. “Os senhores realizaram o alistamento militar e, pela a impossibilidade de incorporação nas Forças Armadas por motivos alheios à vossa vontade foram dispensados do serviço militar inicial. Agora, estão recebendo o certificado de dispensa, documento que possibilita o exercício de seus direitos civis, políticos e sociais. A partir de hoje, fazem parte das reservas das Forças Armas e o país poderá qualquer momento convocá-los se necessário for, para continuarmos o legado de nossos antepassados, que com sacrifício, trabalho, dedicação e fé, nos entregaram um Brasil livre, soberano e democrático”, concluiu.
O vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, falou sobre a importância do Compromisso à Bandeira Nacional. “Gostaria que todos lembrassem do juramento de hoje que foi feito por vocês. Pude servir o Exército Brasileiro há muitos anos, na minha juventude, e foi isso que mostrou uma face diferente da nossa Pátria, de respeito ao outro, as instituições e à dignidade do cidadão. São essas palavras do juramento que nunca mais saíram da minha cabeça. Depois, fui para Academia Militar do Barro Branco, onde todo esses valores foram reforçados”, destacou.
Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar e a justificativa de participação no evento podem ser retirados na próxima segunda-feira (1º/10), na Junta de Serviço Militar. Os jovens precisam apresentar um documento oficial com foto no momento da solicitação. O prazo máximo para buscar os certificados de reservista é de 90 dias. Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados e será necessário requerer uma 2ª via.
A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. O atendimento ao público é das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.
Compromisso
Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”
O estagiário de Administração, Emerson Gabriel de Abreu Siqueira, está disposto a defender a soberania do país. “Lutarei numa guerra se for convocado”, disse.
A cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional atende as exigências do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Cerca de 150 pessoas passam por simulador de embriaguez ao volante em Campanha promovida pelo Governo Municipal e DER
Motoristas de idades diversas como também pessoas não habilitadas a dirigir, que passaram por um percurso montado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) no último fim de semana (25 e 26) na Praça da Cultura, Centro de Caraguatatuba, com os óculos que simulam a embriaguez, foram unânimes em concluir:
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão
Uma motocicleta Honda CG 160 FAN, furtada no dia 17 de dezembro de 2024, foi localizada na tarde de terça-feira (21/1), pela equipe da Guarda Municipal de Caraguatatuba, em um terreno baldio na Rua Bertioga, no bairro Travessão. Durante patrulhamento preventivo na região sul, nas proximidades da EMEF Prof. Alaor
Prefeitura e EDP iniciam retirada de cabeamentos irregulares de postes em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa EDP, distribuidora de energia elétrica da cidade, iniciaram um mutirão na quinta-feira (16/1) para retirar cabeamentos irregulares de telecomunicação dos postes em oito bairros de Caraguatatuba. Com o suporte da Secretaria de Urbanismo, a ação da concessionária e do governo municipal visa garantir
Prefeitura de Caraguatatuba atende moradores e limpa local de descarte irregular no Jardim Jaqueira
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba removeu na última quarta-feira (15/2), os resíduos sólidos descartados irregularmente em uma área no Jardim Jaqueira. Há muito tempo os moradores da região vinham solicitando a limpeza do terreno, que está localizado embaixo de uma linha de transmissão da Companhia Energética
Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma denúncia de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos no último domingo (19/1), no bairro do Indaiá. A equipe foi acionada durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, ao deparar-se com uma discussão