Pesquisar No Site
Geriatra alerta sobre principais sintomas do Alzheimer durante palestra no Ciapi
![DSC_6370 DSC_6370](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/09/DSC_6370.jpg)
Geriatra alerta sobre principais sintomas do Alzheimer durante palestra no Ciapi
![](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2018/09/DSC_6395.jpg)
#PraCegoVer: pessoas sentadas assistindo palestra
Mais de 160 pessoas participaram nesta quinta-feira (20/09) da palestra sobre Alzheimer, promovida no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
O tema foi abordado pela Dra. Regina Gambaro de Abreu, especialista em Geriatria, que explicou sobre o diagnóstico da doença e os principais alertas. Segundo a Dra, a cada quatro segundos uma pessoa é diagnosticada com demência no mundo.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de evolução lenta e progressiva que causa demência. Compromete múltiplas funções, como memória, linguagem, pensamento, compreensão, orientação, cálculo, aprendizado e julgamento.
Segundo a médica, a doença inicia antes dos sintomas surgirem, porém nem toda perda de memória é Alzheimer. “A doença é marcada pelo esquecimento dos fatos mais recentes. Normalmente no início, a pessoa se recorda das lembranças antigas”, explicou.
A doença apresenta os seguintes sintomas: perda de objetos em lugares inapropriados (ex.: óculos na geladeira ou pendurado no varal); dificuldade em completar tarefas, pois percebe que não consegue fazer corretamente; desorientação espacial ou temporal, quando não reconhece mais o lugar ou não tem noção do dia/mês em que está.
A doença também dificulta continuar uma conversa, pois a pessoa não consegue dar sequência, devido ao esquecimento; tem alucinações e começa a inventar histórias; alterações da percepção; distúrbio do sono, entre outros.
A médica alerta para que a família continue a estimular a pessoa com Alzheimer a realizar pequenas tarefas, pois o exercício da mente é muito importante. “Outro fator importante é não discutir ou desconfiar diante das alucinações, apenas tentar acalmar o familiar ou paciente”, destacou.
A Dra. Regina ainda ressalta que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.
No Brasil, existem mais de 1,2 milhões de pessoas com demência. Por ano, 5 mil pessoas são diagnosticas com a doença. “As mais afetadas são as mulheres, talvez pela expectativa de vida ser maior que a dos homens”, disse a geriatra.
Veja Também Recentes
![Governo Municipal de Caraguatatuba estende prazo para renegociação de dívidas com fornecedores Governo Municipal de Caraguatatuba estende prazo para renegociação de dívidas com fornecedores](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG_7405-530x530.jpg)
Governo Municipal de Caraguatatuba estende prazo para renegociação de dívidas com fornecedores
O Prefeito Mateus Silva estendeu o prazo para renegociação de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços no município até o dia 7 de fevereiro. A ação é fundamentada no Decreto 2.080/2025, que estabelece revisões de pagamentos, contratos vigentes e licitações em andamento. A estratégia é equilibrar as finanças municipais
![DSCF5225 DSCF5225](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/DSCF5225-530x530.jpg)
Complexo do Camaroeiro recebe 100 mudas de árvores em plantio solidário
A subida do Complexo Turístico do Camaroeiro recebeu o plantio de 100 mudas de árvores frutíferas no sábado (18), realizado em uma ação parceira com o projeto Araticum, movimento voluntário de plantio planejado de espécies arbóreas que são nativas da Mata Atlântica. O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, o vice-prefeito
![Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/IMG-20250122-WA0146-530x530.jpg)
Guarda Municipal de Caraguatatuba localiza motocicleta furtada em terreno baldio no Travessão
Uma motocicleta Honda CG 160 FAN, furtada no dia 17 de dezembro de 2024, foi localizada na tarde de terça-feira (21/1), pela equipe da Guarda Municipal de Caraguatatuba, em um terreno baldio na Rua Bertioga, no bairro Travessão. Durante patrulhamento preventivo na região sul, nas proximidades da EMEF Prof. Alaor
![Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/02/728d7a19-3cd2-450b-9f67-80247bc08b76-530x530.jpg)
Secretaria de Mobilidade Urbana alerta para contratação de transporte escolar regularizado
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, recomenda aos usuários do transporte escolar para os cuidados que devem tomar antes de contratar o serviço, na semana de volta às aulas. Para que o veículo possa transportar alunos das redes municipal e estadual, e
![free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1 free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1](https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/01/free-flow-tamoios-Felipe-Samurai-605x305-1-530x305.png)
Bloqueio na Tamoios nesta terça-feira (14), a partir das 9h
A Concessionária Tamoios informa a realização de bloqueios momentâneos, nesta terça-feira (14), para aferição de radares fixos. As interdições serão realizadas pela Concessionária Tamoios com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. As atividades serão realizadas nos seguintes horários e locais: às 9h, km 30 sentido litoral; a partir das 10h30, km