Pesquisar No Site
Exposição de cartunista mostra saga de ‘Pedro Fora da Concha’ e as mudanças de seu habitat
Exposição de cartunista mostra saga de ‘Pedro Fora da Concha’ e as mudanças de seu habitat
A história de um caiçara que, aos poucos, vê a profissão de seus avós, pais, amigos ser alterada pelo meio no qual vive. Esse é o tema das Tirinhas produzidas pelo cartunista Luciano Murídeo, que têm como personagem ‘Pedro Fora da Concha’ e farão parte da exposição a ser aberta no próximo dia 7, Feriado da Independência, às 19h, no Caraguá Praia Shopping.
A exposição vai até o dia 9, com caricaturas ao vivo a partir das 14h da Sala 12 A (Térreo) do Caraguá Praia Shopping. Ela conta com apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, E-Brasil, Pit Stop Bar e Jornal do Massaguaçu.
Mensalmente, Pedro estará no Jornal do Massaguaçu, editado pelo jornalista Regis Thiago. Ele relata que a criação se deu como forma de ajudar a resgatar a tradição e a cultura caiçara.
“Não podemos deixar que essa cultura acabe. É muito importante fazer as pessoas refletirem sobre passado, presente e futuro da cultura caiçara”.
O cartunista Luciano Murídeo desenha desde crianças. Aos seis anos ficou em segundo lugar em um concurso de desenho e isso o motivou a tentar um primeiro lugar.
Mas a vida de artista continuou em segundo lugar. “Foi no começo da minha vida adulta que comecei a fazer pequenos trabalhos, pequenas encomendas, publicidade e freelas de caricaturas e charges”.
Nos últimos dez anos ele se dedicou a ser marido e pai. Porém, recentemente, depois de perceber que esse pai e marido não estavam inteiros, decidiu dedicar-se ao artista. “Hoje empreendo a difícil tarefa de ser marido, pai e artista”.
Personagem
Todos os dias Pedro ia para o mar com a intenção de voltar com peixes para casa. Assim fazia seu pai, seus avós e todos que conheceu como pescador. Mas as coisas mudaram e ao lado do rancho onde guardava a canoa e a rede, agora tem turistas que estacionam seus carros.
O som do quero-quero é abafado pela música alta. Para chegar ao mar com sua canoa precisa desviar de guarda-sóis e onde havia chapéu de sol e abricó, tem quiosques. E é no final do seu dia que ele tem a maior das mudanças. Ele volta pra casa sem peixe.
Assim, Pedro, o pescador, tornou-se Pedro Fora da Concha, um pescador em crise que reflete sobre seu dia a dia junto de seu marisco imaginário e irônico.
Serviço
Exposição Tirinhas Pedro Fora da Concha
Abertura: Dia 7/9
Horário: 19h
Local : Sala 12ª – Caraguá Praia Shopping
Foto: JC Curtis/Fundacc
Veja Também Recentes
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes chega à 14ª edição em Caraguatatuba
A XIV Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada neste domingo (2), a partir das 14h, na Praia do Aruan, em frente ao quiosque 39 em Caraguatatuba. O evento integra o Calendário de Eventos do Município e é organizado pela comunidade católica, por meio da Catedral do Divino Espírito
Guarda Municipal atua em caso de abuso contra menor em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada para atender uma ocorrência envolvendo uma denúncia de estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos no último domingo (19/1), no bairro do Indaiá. A equipe foi acionada durante um patrulhamento de rotina pelo bairro, ao deparar-se com uma discussão
“Canto Caiçara” agita Caraguatatuba no fim de semana
“Canto Caiçara” traz variedades musicais e food trucks no próximo fim de semana em Caraguatatuba. Do forró ao rock, os shows serão realizados no Massaguaçu, Mirante do Camaroeiro e Centro. No sábado (1º/2), o Complexo Turístico do Camaroeiro recebe o grupo Forró de Todos, das 18h às 19h. No mesmo
Defesa Civil de Caraguatatuba divulga balanço das fortes chuvas do fim de semana
A equipe de técnicos da Defesa Civil de Caraguatatuba em decorrência da forte chuva que caiu no sábado (1º) realizou vistoria nos locais de risco para escorregamento de terra nos bairros Jaraguazinho, Rio do ouro, Prainha, Sumaré e Estrela d’alva. De acordo com o coordenador do órgão, capitão Romano, essas
Eleição do Conselho dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba será no dia 13 de março
As eleições das representantes da sociedade civil do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) da Gestão 2025/2027 serão realizadas no dia 13 de março (quinta-feira), na sede da Casa dos Conselhos Municipais, no endereço Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan, no horário das 9h às 16h. As