Pesquisar No Site
Caraguatatuba capacita professores na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Caraguatatuba capacita professores na Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Desde o dia 23 de agosto, 50 professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba aprendem a falar com as mãos. O curso é oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, aos professores que se inscreveram e aqueles que possuem alunos surdos ou deficientes auditivos.
As aulas são ministradas pela professora Marisvalda Moreira Chaves, que também atua como professora bilíngue no projeto. O curso conta com 16 encontros com carga horária de 32 horas.
Ao todo, as escolas municipais de Caraguatatuba têm 28 deficientes auditivos, sete destes, com deficiência auditiva severa, e que já estão inclusos no Projeto Piloto da Escola Bilíngue Emef Profº Ricardo Luques Sammarco Serra Dias, no bairro Praia das Palmeiras.
Segundo a coordenadora da Divisão de Educação Inclusiva, Josiane Fernandes, nesta instituição, a convivência com os ouvintes tem facilitado muito o processo de aprendizagem destes alunos. “Na Escola Bilingue acontece uma troca de saberes inexplicável, por meio do ensino para o aluno surdo com base na Libras (L1) e Língua Portuguesa (L2)”, destaca a coordenadora.
Conforme definição das deficiências auditivas, estas são classificadas em categorias diferentes. As mais comuns são perda auditiva leve, moderada, severa e profunda.
Ainda de acordo com a coordenadora, os cursos também são oferecidos para os professores, funcionários, comunidade, pais e para os alunos. “Nossa preocupação é sensibilizar todos ao redor e fazer com que o surdo não se sinta um estrangeiro em seu próprio país”, completa.
Legalização da Língua Brasileira de Sinais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, busca capacitar funcionários e professoras na Língua Brasileira de Sinais conforme a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão.
Conforme a Lei, entende-se por Língua Brasileira de Sinais a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Por meio desta mesma Lei, desde 2002, a Língua Brasileira de Sinais é a segunda Língua oficial do país. Portanto, em respeito à Constituição, que exige que seja garantido, por parte do poder público em geral, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais, que a Prefeitura de Caraguatatuba capacita, passo a passo, seus profissionais. Isto tudo com foco à utilização da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente nas repartições públicas para incluir e dar o acesso correto ao indivíduo surdo.
Fotos: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Caraguatatuba é reconhecida em dupla premiação por eliminar transmissão vertical de HIV e Sífilis
Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (12), o prestigiado 6º Prêmio Luiza Matida, em reconhecimento à sua conquista na eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis congênita. A cidade integrou um grupo de 34 municípios do estado de São Paulo que receberam a dupla certificação. A cerimônia de premiação ocorreu durante
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização durante feriado
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu neste final de semana 29 denúncias de perturbação de sossego. A fiscalização resultou em quatro multas no valor de 460 VRMS, equivalente a R$ 2.116 cada. Além disso, os fiscais estiveram nas praias para orientar banhistas e ambulantes a
Equipe de Caraguatatuba é campeã da Copa Caiçara de Jiu-Jitsu
Caraguatatuba foi destaque na Copa Caiçara de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. O evento contou com mais de 500 atletas inscritos e um público estimado de 2.500 pessoas. A equipe do professor Ulrico Junior foi a campeã, conquistando 32 medalhas
Audiências da atualização do Plano de Amortização do CaraguaPrev começam nesta quinta-feira na Câmara
O projeto de lei da alteração parcial do Plano de Amortização do Déficit Atuarial do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev – Lei Municipal nº 2.348/2017) será discutido nesta quinta-feira (31/10) e na próxima segunda-feira (4/10), às 18h, na Câmara Municipal, no Centro. Técnicos do CaraguaPrev vão explicar a
Prefeitura de Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Proclamação da República
As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta sexta-feira (15/11), em função do feriado da Proclamação da República. O atendimento ao público continua na próxima segunda-feira (18), às 8h30, no Paço Municipal, e no horário habitual de cada setor. O expediente volta a ser suspenso novamente na quarta-feira