Pesquisar No Site
Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação
Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba protagonizou na quarta-feira (19/09), a primeira aula a ter como integrante de um curso uma aluna com surdez. Para isso, a Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou uma intérprete de Libras da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
A aluna Thais Melo Monteiro, de 27 anos, contou que devido ao recurso da interpretação de Libras, teve acesso simultâneo às informações e orientações, assim como as demais integrantes ouvintes da turma.
“Já manuseava em casa uma máquina de costura doméstica, mas minha grande expectativa era utilizar máquina industrial e me especializar para futuramente gerar renda. Estou bem animada”.
A intérprete Marcela Sugahara atuará integralmente na oficina de Corte e Costura para viabilizar a comunicação da aluna com a professora e as demais participantes do curso.
Marcela que também coordena o setor de Comunicação Inclusiva da Sepedi explica que essa interpretação é essencial para promover a acessibilidade na comunicação, visando o protagonismo e autonomia das pessoas surdas. “Disponibilizando a interpretação da Libras nos serviços municipais, é que as pessoas com deficiências alcançarão seu espaço digno na sociedade”, destacou.
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, ressaltou a importância do fortalecimento da parceria entre as secretarias para garantir o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência, previstos nas políticas públicas. “Esta parceria é fruto de uma gestão humanizada”.
Para a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, esta iniciativa irá motivar outras pessoas com deficiência a participarem dos projetos sociais. “Importante lembrar que nossos cursos são abertos a todos os públicos, desde que atendam aos critérios socioassistenciais”.
Veja Também Recentes
Defesa Civil de Caraguatatuba desobstrui rua interditada por galho de árvore
A Defesa Civil de Caraguatatuba desbloqueou na última segunda-feira (27/1), a Rua Santa Cruz, no Centro. A via ficou interditada por cerca de meia-hora, após o galho de uma goiabeira engatar na carroceria de um caminhão que trafegava pelo local na altura do cruzamento com a Rua Teotino Tibiriçá Pimenta.
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novos horários para coleta do lixo nos bairros
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com a empresa FortNort- Desenvolvimento Ambiental e Urbano, preparou um novo cronograma da coleta do lixo nas regiões Central, Oeste, Sul e Norte do município. Os caminhões da FortNorte agora circulam nos seguintes períodos: das 5h às 13h20
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Larvária e monitora casos de dengue
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Caraguatatuba realiza Avaliação de Densidade Lavaria (ADL) no município, com objetivo de monitorar a infestação do mosquito Aedes aegypti e tomar providências quanto a casos de dengue. Na terça-feira (21), as equipes percorreram o bairro Massaguaçu, na região norte. O
Fundo Social da Costa Sul de Caraguatatuba recebe visita de prefeito e primeira dama
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Talita Carneiro, visitaram o Fundo Social de Solidariedade na sede da Subprefeitura Regional Sul na tarde da última sexta-feira (17). O prefeito e a presidente do Fundo Social tiveram a oportunidade de
IPTU 2025 de Caraguatatuba tem descontos de 10% e 5% no pagamento à vista até março ou parcelamento em dez vezes
O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Caraguatatuba de 2025 à vista garante 10% de desconto na cota única até 20 de fevereiro. O Governo Municipal faz a distribuição de 79.416 carnês do IPTU 2025 pelos Correios. Há também opção de quitar o IPTU 2025 à vista,