Pesquisar No Site
Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação

Aluna com surdez participa de curso de Corte e Costura com acessibilidade na comunicação

#PraCegoVer: intérprete de Libras interage com aluna durante a aula
O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba protagonizou na quarta-feira (19/09), a primeira aula a ter como integrante de um curso uma aluna com surdez. Para isso, a Prefeitura de Caraguatatuba disponibilizou uma intérprete de Libras da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi).
A aluna Thais Melo Monteiro, de 27 anos, contou que devido ao recurso da interpretação de Libras, teve acesso simultâneo às informações e orientações, assim como as demais integrantes ouvintes da turma.
“Já manuseava em casa uma máquina de costura doméstica, mas minha grande expectativa era utilizar máquina industrial e me especializar para futuramente gerar renda. Estou bem animada”.
A intérprete Marcela Sugahara atuará integralmente na oficina de Corte e Costura para viabilizar a comunicação da aluna com a professora e as demais participantes do curso.
Marcela que também coordena o setor de Comunicação Inclusiva da Sepedi explica que essa interpretação é essencial para promover a acessibilidade na comunicação, visando o protagonismo e autonomia das pessoas surdas. “Disponibilizando a interpretação da Libras nos serviços municipais, é que as pessoas com deficiências alcançarão seu espaço digno na sociedade”, destacou.

#PraCegoVer: intérprete de libras e aluna com surdez sentadas enquanto manuseiam máquina de costura e monitora em pé explica sobre a aula
O secretário da Sepedi, Léo Macedo, ressaltou a importância do fortalecimento da parceria entre as secretarias para garantir o cumprimento dos direitos da pessoa com deficiência, previstos nas políticas públicas. “Esta parceria é fruto de uma gestão humanizada”.
Para a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, esta iniciativa irá motivar outras pessoas com deficiência a participarem dos projetos sociais. “Importante lembrar que nossos cursos são abertos a todos os públicos, desde que atendam aos critérios socioassistenciais”.
Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba fortalece parceria com Clube dos Aventureiros e Desbravadores
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba mantém uma cooperação estratégica com o Clube dos Aventureiros e Desbravadores, programa desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e voltado ao público infantojuvenil. A iniciativa tem como objetivo estreitar os laços entre os jovens e a Guarda Civil Municipal, promove conscientização sobre a

Fundacc realiza Concurso de Marchinhas neste sábado na Praça Dr. Cândido Motta
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promove neste sábado (22/2), às 20h, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro da cidade, o tradicional Concurso de Marchinhas. Os 12 candidatos inscritos, selecionados de acordo com o edital da Fundação, apresentam suas marchinhas para uma comissão de jurados, que vai avaliar quesitos,

PAT de Caraguatatuba inicia semana com 106 vagas de emprego
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 106 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (24/2), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba presta contas do 3º quadrimestre de 2024
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba prestou contas na manhã de sexta-feira (28), das ações realizadas no 3º quadrimestre de 2024, na Câmara Municipal. O balanço envolveu as atividades realizadas nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano passado. A audiência pública foi transmitida ao vivo pelo site

3mFight traz lutas profissionais e amadoras à Caraguatatuba neste sábado
Faltam quatro dias para a 12ª edição do 3mFight em Caraguatatuba. O evento será realizado neste sábado (22), a partir das 17h, na Arena montada na Alameda Ciprestes, nº 145, bairro Cidade Jardim. Os ingressos já chegaram no 2º lote. Os Interessados ainda podem adquirir sua entrada no site da