Pesquisar No Site

Aguilar Junior se reúne com quiosqueiros e apresenta decisão judicial que impede demolições

Publicado em: 24/09/2018
IMG_9273
Aguilar Junior se reúne com quiosqueiros e apresenta decisão judicial que impede demolições

#PraCegoVer Quiosqueiros posam em foto no palco do teatro da Fundacc ao lado do prefeito Aguilar Junior

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta segunda-feira (24/09) com cerca de 80 quiosqueiros da cidade no auditório da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).

Ele falou sobre a sentença proferida na última sexta-feira (21/09) pela Justiça de Caraguatatuba que impede a demolição e a abertura de licitação para concessões dos quiosques instalados nas cidades. A decisão foi assinada pelo juiz titular de Caraguatatuba, Gustavo Catunda.

Segundo o prefeito, a sentença é extremamente importante para a categoria. “É uma vitória da cidade e uma luta de todos nós. A força positiva em prol de uma causa foi primordial para que a sentença fosse favorável. Mas também teremos que fazer nossa parte, apresentando um plano de urbanização”, disse Aguilar Junior.

O prefeito destacou várias exigências foram feitas na sentença como regeneração de vegetação nativa, atendimento das normas relativas à saúde pública (manipulação de alimentos, caixa de gordura, sistema de esgoto e água encanada) e todas as exigências determinadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Nesta terça-feira (25/09) e quarta-feira (26/09), uma comissão formada por secretários e quiosqueiros se reúne com a SPU (Superintendência de Patrimônio da União) para tratar do assunto mediante a sentença publicada na última semana.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Aguilar Junior, o secretário de Assuntos Jurídicos, Sandro Albok, o secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Márcio Jorge Pereira, o secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, e o presidente da Câmara, Tato Aguilar.

De acordo com Sandro Albok, a decisão de Caraguatatuba será usada como modelo para estudo no processo de regularização em todo o Brasil. “Vamos levar a sentença ao SPU e quais adequações serão necessárias”.

Agradecimentos

“Lá atrás quando pedimos para o prefeito assinar a carta aberta da Associação dos Quiosqueiros ele se prontificou na hora e esse documento foi de fundamental importância para que houvesse a decisão da Justiça. Agradeço o empenho do prefeito e de todos os secretários em prol dos comerciantes”, disse a quiosqueira Margarida Josefa Fernandes.

Quem também comemorou a decisão foi Marcos Fernandes Alves, o Marquinhos do Quiosque 47. “Não temos nem o que falar. É a garantia de renda e geração de empregos de muitas famílias. O emprenho de todos valeu a pena”.

Mozart Russomano também comentou o assunto e destacou a luta antiga. “Tivemos três gestores que entenderam a nossa luta, o falecido prefeito Trombini, o ex-prefeito José Pereira de Aguilar e agora o prefeito Aguilar Junior. Eu me emocionei depois que o prefeito assinou a carta a pedido da Associação dos Quiosqueiros. Ali o prefeito mostrou seu compromisso com os quiosqueiros”, destaca.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participa do lançamento do Sistema GeoRisk em São José dos Campos

O coordenador da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Oduvaldo Romano e o técnico Marcos Alves Medeiros marcaram presença no lançamento nacional do Sistema GeoRisk do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolvido pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em São José dos Campos, na segunda-feira

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 18/02/2025
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro
Agentes da Guarda Civil atendem ocorrência de indivíduo indiciado por sequestro

A equipe de agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba recebeu um alerta de monitoramento do Centro de Operações Inteligentes (COI), na segunda-feira (3) de que um indivíduo procurado da justiça circulava em um veículo tipo modelo motorhome. A ocorrência foi informada também pelo secretário de Mobilidade Urbana e Proteção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 05/03/2025
CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março
CaraguaPrev promove recadastramento anual obrigatório dos inativos aniversariantes de março

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove a prova de vida anual obrigatória dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês presencialmente até dia 31 de março (segunda-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro, ou on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O instituto é

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/03/2025
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março
Cadastro Único fica indisponível para atualização entre 28 de fevereiro e 16 de março

A Secretaria Municipal de Assistência Social informa que o sistema do Cadastro Único estará temporariamente indisponível para inclusão de novos beneficiários, atualizações cadastrais e consultas, no período de 28 de fevereiro a 16 de março de 2025. A interrupção ocorre em nível nacional devido à migração do sistema, atualmente administrado

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 26/02/2025
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba
Feira agroecológica do coletivo Rapecca é destaque neste sábado em Caraguatatuba

O coletivo Rapecca realiza neste sábado (22/2), das 15h às 20h30, na Praça do Caiçara, no Centro de Caraguatatuba, uma feira agroecológica aberta ao público com diversas atrações. Além de contar com a participação de expositores da região, os integrantes do coletivo também propõem outras atividades, como rodas de conversa e oficinas,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/02/2025