Pesquisar No Site

Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

Publicado em: 24/08/2018
IMG_6241
Conferência Lúdica de Crianças e Adolescente define representantes para fase regional

#PraCegoVer: Jovens sentados de costas enquanto assistem abertura com a fala das autoridades (Foto: Luis Gava/PMC)

Mais de 200 crianças e adolescentes participaram de forma ativa com sugestões e debates da 2ª Conferência Lúdica de Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na quinta-feira (23/08), no Núcleo Social do bairro Morro do Algodão.

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Combate às Violências”, os jovens puderam aprender mais sobre seus direitos e deveres e expor suas ideias com propostas para o município.

Entusiasmados, os meninos Raphael Frazão e Kauã Lira, 10 e 11 anos respectivamente, da escola Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, estavam preparados para apresentar suas propostas e representar o grupo.

“Na nossa escola já costumamos discutir vários assuntos, agora é o momento de levarmos adiante e quem sabe, ver nossas ideias sendo realizadas”, disse o pequeno Raphael. Já Kauã, achou o evento bem produtivo, pois aprendeu muitas coisas novas.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Patrícia Moreira, destacou que Caraguatatuba é o único município do Litoral Norte que realiza uma Conferência com participação integral de crianças e adolescentes.

“É um momento de cidadania na prática. Ocupem o espaço de vocês na sociedade. Estudem, brinquem e usem todo o conhecimento de hoje para ter um futuro brilhante”, disse a presidente aos jovens.

Em seu discurso, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior, parabenizou o trabalho do CMDCA e destacou a importância do lúdico na vida das pessoas. “Por meio da brincadeira podemos tratar diversos assuntos e atingir vários objetivos”, disse.

De forma didática, o palestrante Dr. Sandro Caldeira entreteve os jovens e explicou de um jeito fácil como dar o primeiro passo para fazer a diferença e como desenvolver o protagonismo juvenil. Sandro é professor, delegado e integrante da Assessoria Jurídica da Polícia Civil e criador do método conhecido na internet: “Um Jeito Legal de Estudar Direito”.

A atividade reuniu apenas crianças e adolescentes que participam de projetos da Prefeitura, entidades sociais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Escola Técnica Estadual (Etec).

Durante o encontro foram definidas as propostas que serão levadas para Conferência Lúdica Regional, que será realizada em outubro, no município de São José dos Campos.

#PraCegoVer: Palestrante interage no meio do público (Foto: Luis Gava/PMC)

Dentre todas as ideias, as que mais se destacaram foram: descentralizar e ampliar os polos culturais a fim de garantir o acesso dos bairros periféricos, a partir do perfil da comunidade; acolhimento e criação de um ambiente de escuta especializada para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência dentro de órgãos de segurança pública; cursos profissionalizantes de inglês e espanhol, aulas práticas e grupos onde fossem ensinados os direitos das crianças e adolescentes nas escolas.

Também foram eleitos, os delegados que representarão o município de Caraguatatuba na etapa regional: Anderson Mendes (Etec), Pablo Gomes (IFSP), Luiz Henrique (IFSP), Ana Paula Menino (Colônia dos Pescadores), João Angelim (EMEF Carlos Altero Ortega) e Camilly Amorim (EMEF Ricardo Luques Sammarco Serra).

Também participaram da cerimônia, o vereador João Silva de Paula (De Paula); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar; a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes; a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Dyane Camilo de Lelis; a vice-presidente do Conselho de Defesa dos Direitos do Idoso, Adriana Santos e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Sávio Luiz dos Santos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba
Vigilância Sanitária promove orientações a ambulantes em Caraguatatuba

A Vigilância Sanitária (Visa) de Caraguatatuba tem realizado fiscalizações regulares nos carrinhos, trailers e outros equipamentos utilizados no serviço ambulante no município, para garantir que sigam normas de higiene e organização durante atividades. Os trabalhadores são instruídos a manter seus equipamentos limpos e o local de trabalho organizado, além de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/02/2025
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens nascidos em 2007 segue até 30 de junho

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2007, devem realizar o alistamento no serviço militar até o dia 30 de junho.  Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/03/2025
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana
Caraguatatuba aguarda nove mil pessoas na 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana

Caraguatatuba recebe a 1ª etapa do Circuito Mares 2025 neste fim de semana, nos dias 22 e 23 de fevereiro. São 3,4 mil atletas confirmados e o público total estimado é de nove mil pessoas na Praia da Cocanha durante fim de semana. O evento traz desafios de natação, corrida,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/02/2025
Funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba celebram Dia Internacional da Mulher com café da manhã
Funcionárias da Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba celebram Dia Internacional da Mulher com café da manhã

Ao todo 113 funcionárias, entre servidoras e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) das Regionais Sul, Centro e Norte foram recepcionadas com um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (11/3), na Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan, em Caraguatatuba. As homenageadas trabalham na

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 5 - Igualdade de gênero Publicado em 11/03/2025
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas
Caraguatatuba retoma Projeto Cárie Zero nas escolas

O Governo Municipal de Caraguatatuba deu início ao segundo ano do Projeto Cárie Zero durante o “Dia da Família na Escola”, realizado no último sábado (22). Um projeto executado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação. A iniciativa reuniu dentistas e auxiliares de saúde bucal da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 26/02/2025