Pesquisar No Site
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo
O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) representou Caraguatatuba no 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo, realizado na terça-feira (07/08), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescentes – Condeca/SP.
O objetivo do encontro foi a divulgação do projeto de implantação para ações de execução do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), previsto na Resolução nº 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, o projeto beneficia as ações da secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para as crianças e adolescentes no Brasil.
De acordo com o exemplo dos Conselhos Nacional e Estadual, agora será a vez dos municípios criarem estes comitês, formados por adolescentes de 12 a 16 anos que irão participar das atividades do CMDCA, de maneira consultiva.
O secretário executivo do CMDCA de Caraguatatuba, Lucas de Carvalho Pinto, explica que esse comitê representará o fortalecimento das políticas para a criança e ao adolescente. “Porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição”, destaca Lucas.
O secretário executivo ainda explica que será um grande passo para essa política. “Esperamos a mobilização da sociedade para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”, disse.
Também participaram do evento, duas adolescentes do Projeto Social “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, desenvolvido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, cujo principal objetivo é o Protagonismo Juvenil.
O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) é formado por adolescentes de grupos sociais diversos e por meio do ambiente virtual de participação. Em Caraguatatuba começará a ser discutido no último trimestre deste ano, a partir da nova gestão do CMDCA.
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica trabalhos de limpeza na cidade com força tarefa
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba, adotou um cronograma diferenciado nas atividades de limpeza e zeladoria de toda a cidade, visando atender o aumento da demanda no período do verão. Trabalhando com grupos de funcionários próprios do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e da empresa terceirizada
Prefeitura corrige erosão provocada pelas chuvas na faixa de areia da Prainha
A Prefeitura de Caraguatatuba, nesta quarta-feira (30), trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade. As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a
Polícia Ambiental e CCZ de Caraguatatuba aplicam R$ 165 mil em multas e recolhem 57 animais em situação de maus tratos
A Polícia Militar Ambiental (PMA) em ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atenderam duas denúncias nesta semana, sobre maus tratos a animais. As ações resultaram em 57 animais recolhidos e aplicação de multas que chegam a R$ 165 mil. A primeira denúncia foi na
Jogos de futebol agitam o final de semana em Caraguatatuba
O domingo (10) será agitado para os amantes de futebol amador. Oito jogos estão marcados para decidir quais times passarão das quartas de final do Campeonato Amador de Futebol da 1º e 2º divisão. O campo do Cemug vai receber os jogos da 1º divisão, começando às 11h com AF
Empresa EDP apresenta Projeto Verão e promete equipes fixas no Litoral Norte
A EDP apresentou nesta quinta-feira (07/11) o Projeto Verão para as cidades administradas pela concessionária. Segundo a empresa, haverá reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), além de equipes multidisciplinares. Em caso de necessidade, será realizada a migração de técnicos de outras