Pesquisar No Site

Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo

08_08 1 encontro adolescentes 1
Caraguatatuba participa do 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) representou Caraguatatuba no 1º Encontro de Adolescentes do Estado de São Paulo, realizado na terça-feira (07/08), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescentes – Condeca/SP.

O objetivo do encontro foi a divulgação do projeto de implantação para ações de execução do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), previsto na Resolução nº 191 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

Segundo a Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, o projeto beneficia as ações da secretaria que passa a ter também um grupo formado por adolescentes, para colaborar com a construção das políticas públicas para as crianças e adolescentes no Brasil.

De acordo com o exemplo dos Conselhos Nacional e Estadual, agora será a vez dos municípios criarem estes comitês, formados por adolescentes de 12 a 16 anos que irão participar das atividades do CMDCA, de maneira consultiva.

O secretário executivo do CMDCA de Caraguatatuba, Lucas de Carvalho Pinto, explica que esse comitê representará o fortalecimento das políticas para a criança e ao adolescente. “Porque falar de criança e adolescente sem ouvi-los seria uma contradição”, destaca Lucas.

O secretário executivo ainda explica que será um grande passo para essa política. “Esperamos a mobilização da sociedade para que muitos adolescentes participem e que o CPA funcione e seja efetivo”, disse.

Também participaram do evento, duas adolescentes do Projeto Social “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, desenvolvido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba” – AMC, cujo principal objetivo é o Protagonismo Juvenil.

O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) é formado por adolescentes de grupos sociais diversos e por meio do ambiente virtual de participação. Em Caraguatatuba começará a ser discutido no último trimestre deste ano, a partir da nova gestão do CMDCA.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal
Guarda Civil de Caraguatatuba realiza palestra sobre botão ‘SOS Escola’ para diretores da rede municipal

Guardas municipais de Caraguatatuba estiveram, na última quinta-feira (27), na reunião de diretores da rede municipal de ensino, realizada na sede da Secretaria de Educação. O objetivo foi realizar uma palestra sobre o funcionamento do botão ‘SOS Escola’, que quando acionado, envia notificações em tempo real para viaturas da Guarda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 31/03/2025
Informe da Secretaria de Habitação
Informe da Secretaria de Habitação

A equipe gestora da Secretaria de Habitação informa que nesta sexta-feira, dia 21, em virtude da necessidade de dedetizar a unidade de atendimento, o horário de expediente será reduzido, das 9h às 14h.

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 20/03/2025
Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba
Secretaria Serviços Públicos realiza trabalhos de zeladoria em diversos bairros de Caraguatatuba

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram várias atividades de zeladoria durante a semana em diversos bairros de Caraguatatuba.  Desde segunda-feira (17/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de galerias e consertos em ruas, avenidas, praças, prédios públicos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 21/03/2025
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba
Confira resultado do chamamento para food trucks durante festividades de aniversário de Caraguatatuba

Está disponível o resultado do Edital de Chamada Pública nº 014/2025, que trata do credenciamento de food trucks, food karts e bikes para atuação durante os eventos comemorativos ao Aniversário de 168 anos de Caraguatatuba, entre os dias 17 e 21 de abril, em três pontos turísticos da cidade, Praça

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/04/2025
Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil
Alunos de Caraguatatuba participam do 17º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil

Mais uma vez, alunos da EMEF Professora Maria Moraes de Oliveira, bairro Gaivotas, em Caraguatatuba, aceitaram o desafio de entrar na Olimpíada de Matemática Canguru, voltada para estudantes do 3º ano do Fundamental 1 até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares. A competição tem por

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/03/2025