Pesquisar No Site
Caraguatatuba oferta cursos nas áreas de Doméstica, Costura e Bordado

Caraguatatuba oferta cursos nas áreas de Doméstica, Costura e Bordado

#PraCegoVer: máquinas de costura expostas na sala de aula. (Foto: Luis Gava/PMC)
Para quem tem interesse em realizar cursos profissionalizantes e de geração de renda, o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba abre novas inscrições na área de Doméstica, Iniciação à Costura, Corte e Costura e Bordado.
As inscrições serão recebidas de 21 a 23 de agosto, das 9h às 16h, na sede do Fundo Social, no Centro. É importante levar cópia do RG, Título de Eleitor e Comprovante de Residência.
O curso de Doméstica tem parceria com o Sinthoresp – Sindicato dos Hotéis e irá desenvolver habilidades de organização, criação de rotinas para eficácia do serviço, técnicas de limpezas e zelo pelo patrimônio da família a quem prestará serviços.
O treinamento tem início no dia 3 de setembro (segunda-feira), com carga horária de 30 horas. Serão ofertadas 45 vagas, com três turmas de 15 alunos. No período noturno, as vagas são para os alunos que trabalham durante o dia. O curso será desenvolvido na Colônia de Férias, no bairro Porto Novo.
O curso de Corte e Costura também inicia no dia 3, com duração de 16 aulas. É necessário que o aluno tenha conhecimento básico de máquina de costura. Aprenderá a confeccionar calças, vestidos e blazer.
Iniciação à Costura e o curso de Bordado começam no dia 4 de setembro (terça-feira). O primeiro ensina os princípios básicos para quem quer aprender a costura. Tem duração de 16 aulas. O segundo ensina técnicas básicas de bordado em pedraria, com duração de 12 aulas.
O principal objetivo dos cursos oferecidos pelo Fundo Social é a capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e geração de renda. “Orientamos que se inscrevam quem realmente esteja em busca deste objetivo”, explica a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.
Outros cursos que objetivam o convívio comunitário e o fortalecimento de vínculos são oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e núcleos.
Veja Também Recentes

Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Servidores municipais se mobilizam para doar chocolates ao projeto Padrinhos da Alegria em Páscoa Solidária
Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão entraram na corrente solidária e arrecadaram bombons, que serão doados à “Páscoa Solidária” do projeto “Padrinhos da Alegria de Caraguatatuba”. A ação teve o objetivo de angariar caixas de bombons para atender 500 crianças dos bairros Morro do Algodão, Golfinho,

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

15ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será encenada no Complexo Turístico do Camaroeiro
O Complexo Turístico do Camaroeiro será o novo local em 2025 para a 15ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba. A encenação será realizada no dia 18 de abril, sexta-feira, às 20h. A classificação é livre e a entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1kg de alimento