Pesquisar No Site
Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem

Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem

#PraCegoVer: Agricultores em sala de aula, à frente o professor ministra o treinamento. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Cerca de dez agricultores familiares, cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participaram na última terça-feira (28/08) do curso de “Compostagem”, ministrado pelo engenheiro agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Gilberto Figueiredo.
O curso é mais uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SMAAP e a CATI. Com carga horária de 7 horas, o treinamento foi realizado no Viveiro Municipal, onde os alunos aprenderam sobre os processos da compostagem, os benefícios para agricultura familiar, materiais adequados e técnicas para produção de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos. Após ouvir atentamente a teoria, os alunos partiram para a prática e colocaram a mão na terra, testando todas as dicas que receberam.
“A agricultura não permite que tenhamos desperdícios. É um processo caro e precisamos sempre aperfeiçoar. Quando a cabeça não pensa, o corpo padece, então, vamos usar o conhecimento que temos para otimizar o trabalho que desenvolvem”, destacou Figueiredo.

#PraCegoVer: Em área externa, agricultores fazem uma roda e escutam o professor falar, sobre o processo de compostagem. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)
Para o agricultor Alexandre Serra, que possui uma propriedade rural no Pegorelli, o tema tratado no curso foi de extrema importância, já que a compostagem é o primeiro passo para garantir um bom plantio. “O curso nos auxiliou muito nessa fase da compostagem que é importante por ser o princípio da agricultura. Se a compostagem não estiver boa, o plantio também não vai pra frente”, comentou.
Serra, que já participou de diversos cursos oferecidos pela SMAAP em parceria com a CATI, SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), disse ainda que vale muito a pena investir no conhecimento. “Já participei de vários treinamentos oferecidos e muitas de nossas dúvidas são esclarecidas. Aprendemos sobre as tecnologias possíveis de serem usadas e os macetes que o Gilberto nos ensinou são muito bons, pois aceleram nosso processo de conhecimento”, finalizou.
De acordo com Robertinho Ferreira, secretário adjunto da pasta, as atividades junto aos agricultores têm gerados ótimos resultados. “Temos um grupo cada vez mais unido, temos trabalhado a divulgação das atividades de cada agricultor por meio das feiras e eventos que participamos. Nossa missão é fortalecer a agricultura familiar e oferecer esses momentos de aperfeiçoamento é uma das principais maneiras de fazermos isso”, ressaltou.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 101 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 101 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (31/3), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Sabesp oferece 12 vagas para Programa Jovem Aprendiz no Litoral Norte
O governo municipal de Caraguatatuba informa que a Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto no município, abriu inscrições para o Programa Jovem Aprendiz 2025-2026. O processo seletivo oferece 12 vagas destinadas ao Litoral Norte, todas para a função de assistente administrativo, com jornada de trabalho de quatro horas

Secretaria Serviços Públicos promove reparos e limpeza em vários bairros de Caraguatatuba
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos executaram atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (24/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, assentamentos de pisos, jardinagem, desobstrução de valas de drenagem e consertos em

Sábado tem Feira de Adoção de cães e gatos no CCZ de Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realiza mais uma Feira de Adoção de Cães e Gatos neste sábado (15), das 9h às 13h. Cerca de 30 animais estão à espera de um lar. Estão disponíveis para adoção 17 cães adultos, três filhotes e 10 gatos. Todos estão

Agentes de trânsito realizam operação de retirada de carros abandonados em Caraguatatuba
A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão tem cadastradas, atualmente, 150 reclamações de carros abandonados em pontos distintos do município, via 156. De janeiro deste ano até o momento, os agentes de trânsito concluíram 14 solicitações de remoção. Nesta quarta-feira (19), mais dois veículos foram retirados da Avenida