Pesquisar No Site
Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem
Agricultores participam de treinamento sobre Compostagem
Cerca de dez agricultores familiares, cadastrados na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), participaram na última terça-feira (28/08) do curso de “Compostagem”, ministrado pelo engenheiro agrônomo da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Gilberto Figueiredo.
O curso é mais uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da SMAAP e a CATI. Com carga horária de 7 horas, o treinamento foi realizado no Viveiro Municipal, onde os alunos aprenderam sobre os processos da compostagem, os benefícios para agricultura familiar, materiais adequados e técnicas para produção de fertilizantes a partir de resíduos orgânicos. Após ouvir atentamente a teoria, os alunos partiram para a prática e colocaram a mão na terra, testando todas as dicas que receberam.
“A agricultura não permite que tenhamos desperdícios. É um processo caro e precisamos sempre aperfeiçoar. Quando a cabeça não pensa, o corpo padece, então, vamos usar o conhecimento que temos para otimizar o trabalho que desenvolvem”, destacou Figueiredo.
Para o agricultor Alexandre Serra, que possui uma propriedade rural no Pegorelli, o tema tratado no curso foi de extrema importância, já que a compostagem é o primeiro passo para garantir um bom plantio. “O curso nos auxiliou muito nessa fase da compostagem que é importante por ser o princípio da agricultura. Se a compostagem não estiver boa, o plantio também não vai pra frente”, comentou.
Serra, que já participou de diversos cursos oferecidos pela SMAAP em parceria com a CATI, SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizado Rural), disse ainda que vale muito a pena investir no conhecimento. “Já participei de vários treinamentos oferecidos e muitas de nossas dúvidas são esclarecidas. Aprendemos sobre as tecnologias possíveis de serem usadas e os macetes que o Gilberto nos ensinou são muito bons, pois aceleram nosso processo de conhecimento”, finalizou.
De acordo com Robertinho Ferreira, secretário adjunto da pasta, as atividades junto aos agricultores têm gerados ótimos resultados. “Temos um grupo cada vez mais unido, temos trabalhado a divulgação das atividades de cada agricultor por meio das feiras e eventos que participamos. Nossa missão é fortalecer a agricultura familiar e oferecer esses momentos de aperfeiçoamento é uma das principais maneiras de fazermos isso”, ressaltou.
Veja Também Recentes
Dezembro Vermelho: Caraguatatuba realiza teste rápido gratuito para diagnóstico de HIV/AIDS neste sábado
Para ampliar o acesso aos serviços de saúde durante a Campanha Dezembro Vermelho, a Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI) realiza neste sábado (7) o ‘Dia D’, com a oferta de testes rápidos gratuitos para toda a população. O atendimento será das 8h às 17h, na Praça do Caiçara
COI de Caraguatatuba é referência e vira modelo de gestão para Cachoeira Paulista
O prefeito eleito de Cachoeira Paulista, Breno Anaya, esteve em Caraguatatuba na última semana para conhecer as tecnologias e instalações do COI (Centro de Operações Inteligentes) de Caraguatatuba. Acompanhado do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar, Junior, ele conheceu o local onde fica toda operação do COI. O sistema conta com 183
Caraguatatuba oferece 342 vagas de emprego, com 30% destinadas à temporada de verão
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba inicia a semana com 342 oportunidades de emprego para diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação. Destas, 30% são para contratações temporárias voltadas à alta temporada de verão, nas áreas de comércio, turismo e serviços. Entre as vagas temporárias destacam-se:
Prefeitura de Caraguatatuba orienta quiosques para garantir organização e boas práticas na temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, iniciou nesta semana uma ação preventiva nos quiosques da cidade para orientar os comerciantes sobre boas práticas e procedimentos durante a temporada de verão. Fiscais estão visitando os estabelecimentos e reforçando orientações sobre horários de funcionamento, limpeza diária das praias
Prefeitura de Caraguatatuba reforça fiscalização aos finais de semana durante a temporada de verão
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, atendeu 35 denúncias de perturbação do sossego no último final de semana, resultando em quatro multas no valor de R$ 2.116,00 (460 VRMS) cada. Além disso, sete estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados e um foi interditado por falta de alvará.